SEMINÁRIO NACIONAL DA ANFOPE - Edição Especial

SEMINÁRIO NACIONAL DA ANFOPE - Edição Especial

presencial Instituto de Ciências da Educação - ICED | UFPA - Belém - Pará - Brasil

Apresentação

A Anfope, fundada em 1990, visa “fazer avançar o conhecimento no campo da formação e da valorização dos profissionais da educação, por meio da mobilização de pessoas, de entidades e de instituições dedicadas a esta finalidade”, confirmando a Anfope como entidade de estudos e pesquisas no campo da educação e da formação dos profissionais da educação.

Para cumprir essas duas missões, desde 1998 a Anfope promove seminários nacionais para discutir as políticas de formação dos profissionais da educação e dos professores da educação básica e orientar sua posição política sobre essas políticas. O último Seminário Nacional foi realizado em 2022, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Uerj, o qual discutiu a formação de professores: políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência.

O Seminário Nacional de Formação de Profissionais da Educação - Edição Especial, antecede o XIV Seminário Nacional, que será realizado no Espírito Santo, em setembro de 2024. Este seminário especial visa discutir a privatização da formação de professores no Brasil, um tema ainda lacunar nos estudos e pesquisas no campo da política educacional. Para tanto, se propõe a reunir pesquisadores e profissionais da Educação Superior e da Educação Básica de todo o país, estudantes de graduação e pós-graduação para discutir e analisar criticamente o avanço da privatização da formação inicial e continuada de professores e seus desdobramentos nas condições de oferta dos cursos e na qualidade da formação.

A centralidade deste primeiro Seminário Especial é a troca e a socialização de conhecimento sobre diferentes formas e processos de privatização de professores no país. É tarefa acadêmica e política, portanto, instrumento de compreensão e intervenção na realidade social. Tal propósito requer um campo organizativo para resistir e atuar propositivamente, razão pela qual  a parceria com entidades científicas e organizativas do campo da educação, comprometidas historicamente com a democracia e com a defesa da escola pública, gratuita, laica e plural   como a Anped (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), o Forumdir (Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centro de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras, a Anpae (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), entre outras fortalece tanto o campo das proposições como das lutas em favor do caráter público da formação de professores.

A realização deste Seminário Especial no Estado do Pará no ano de comemoração dos 70 anos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, pioneiro na expansão de cursos de formação de professores na maior região territorial do país, públicos e presenciais, ao lado de outro ineditismo, o primeiro Seminário da Anfope a se realizar na Região Norte do país, são duas fortes razões para a participação no Seminário de Belém.

Formação de professores, dever e tarefa do Estado!

Sejam bem-vidos e bem-vindas a Belém!

Objetivos do Evento

O Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação - Edição Especial, promovido pela Anfope, tem por objetivos: 

a) Ampliar a discussão sobre a privatização/finaceirização da formação de professores no Brasil e as ameaças à consolidação do direito à educação.

b) Analisar a expansão privado-mercantil da educação à distância e seus desdobamentos na formação de professores.

c) Socializar conhecimento sobre a formação de professores nas diferentes regiões do país e as contribuições da Anfope ao fortalecimento da educação pública. 

Datas Importantes


Período de inscrição com submissão de trabalhos
29/12/2023 a 25/02/2024
Período de inscrição sem submissão de trabalhos
26/02/2024 a 05/04/2024
Período de avaliação de trabalhos
26/02/2024 a 15/03/2024
Divulgação do Resultado de avaliação no cadastro dos autores (as)
19/03/2024 
Período para envio de recursos pelos(as) autores(as) de resumo expandido reprovados
20/03/2024 a 22/03/2024
Divulgação do resultado dos recursos
26/03/2024
Programação oficial do Seminário Nacional – Edição Especial
17/04/2023 a 19/04/2024


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Normas Gerais para Submissão de Trabalhos

A submissão de trabalhos será no formato resumo expandido, conforme as modalidades previstas pelo Evento.

Poderão submeter resumo expandido como autor(a) as pessoas associadas na Anfope nas categorias de: professores (as) de Instituições de Ensino Superior público; professores (as) da Educação Básica; estudantes de mestrado ou doutorado e estudantes de graduação (cursos de Licenciatura).

Cada proponente poderá submeter até 2 (dois) trabalhos nas seguintes condições: 2 (dois) trabalhos como coautor(a) ou 1 (um) trabalho como autor(a) e 1 (um) como coautor(a).

Admite-se a submissão de resumo expandido em português ou espanhol, sendo que cada proposta pode ter até 3 (três) autores, sendo 01(um) autor e 2 (dois) coautores.

Os trabalhos aprovados serão apresentados no evento, em dia e horário determinado pela Coordenação Geral e publicados nos Anais. Os Anais terão ISBN e serão publicados no site da Anfope.

Os resumos expandidos deverão ser enviados exclusivamente pelo site do Evento (www.even3.com.br/seminarionacionaldaanfope-edicaoespecial/), por meio do cadastro pessoal do (a) autor (a), sendo desconsiderada qualquer outra forma de submissão.


A quitação da anuidade do(a) autor(a) e coautores(as) é condição indispensável para a submissão de resumo expandido no Seminário Nacional da Anfope - Edição Especial. Recomenda-se efetuar o pagamento da anuidade com antecedência mínima de 02 (dois) dias úteis do prazo de encerramento da submissão.

Modalidades de Submissão de Trabalhos

Os trabalhos (resumos expandidos) podem ser submetidos em duas modalidades, com normas especificas:

COMUNICAÇÃO ORAL: trabalhos provenientes de projetos de pesquisa e/ou Extensão, Tese de Doutorado concluída ou em andamento, Dissertação de Mestrado concluída, relatos de experiências de formação realizadas em escolas/redes públicas com pelo menos um dos autores com título de Mestre ou Doutor;

Poderão submeter resumo expandido como coautor(a) pessoas associadas à Anfope na categoria de professor(a) da Educação Básica que tenham vínculo com grupos de pesquisa credenciados nas universidades.

PÔSTER: trabalhos provenientes de dissertação de mestrado em andamento, monografia de especialização/TCC concluída, relatos de experiências realizadas em programas, escolas e redes de ensino relatados por estudantes de graduação/pós-graduação e professores da educação básica.

Regras de Formatação

O trabalho deve ser escrito obedecendo as seguintes especificações comuns:

  • título do trabalho (letras maiúsculas, negrito, centralizado, espaço simples) seguido de espaço de uma (1) linha.
  • nome  do(a) autor(a) e coautores(as) com a sigla da instituição a que pertencem e os e-mails, e, caso haja, na última linha, após todos os nomes e e-mails, a indicação do grupo de pesquisa e da agência ou fonte de financiamento. Observar recuo à direita.
  • Número e nome do Eixo temático, com alinhamento à direita.
  • Resumo simples: até 200 palavras, seguido de 3 a 5 palavras-chave, fonte Times New Roman 12, espaçamento simples e organizado em um único parágrafo, que deverá conter uma apresentação concisa de todos os elementos desenvolvidos no resumo expandido.
  • Resumo expandido: deverá conter: 1) introdução em que se desenvolva a temática, os objetivos e os fundamentos teóricos; 2) metodologia; 3) análise e discussão de resultados; 4) considerações finais; 5) referências; 6) quadros ou tabelas, se houver. 

O tamanho e a formatação do texto deverá observar os formatos das respectivas modalidades:

Comunicação Oral: tamanho mínimo de 5.000 (cinco mil) e máximo de 9.000 (nove mil) caracteres com espaços, incluindo o título, nome dos autores, palavras-chave, resumo simples e expandido.

Texto em português, programa Word (doc ou docx), página A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas 1.5, margens (esquerda e superior, 03 cm; direita e inferior, 02 cm), espaçamento justificado, com recuo na primeira linha de cada parágrafo (1,25).

Pôster: tamanho mínimo de 3.000 (três mil) e máximo de 5.000 (cinco mil) caracteres com espaços, incluindo o título, nome dos autores, palavras-chave, incluindo o título, nome dos autores, palavras-chave, resumo simples e expandido.

Texto em português, programa Word (doc ou docx), página A4, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas 1.5, margens (esquerda e superior, 03 cm; direita e inferior, 02 cm), espaçamento justificado, com recuo na primeira linha de cada parágrafo (1,25).

Avaliação

Além do atendimento às normas de formatação/submissão, serão observados os seguintes critérios: qualidade da redação do texto (estruturação, coerência e coesão textual, correção ortográfica e gramatical), consistência nas análises e reflexões, coerência entre os objetivos propostos, referenciais teórico/metodológicos, o desenvolvimento do texto e as conclusões e observância das normas da ABNT.

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Eixos Temáticos

Mais informações em breve!



Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Lista de Hotéis


Local do Evento

Comissão Científica

Professora Eliana da Silva Felipe (UFPA)

Professora Alessandra Peternela (UFRR)

Professor Edilan Santa'Ana Quaresma (Ufopa)

Comitê Científico

Alessandra Peternella 

Ana Rosa Peixoto de Brito (UFPA)

Andréia Nunes Militão 

Arlete Camargo (UFPA)

Dalva Guimarães (UFPA)

Eliana da Silva Felipe (UFPA)

Fábio Luiz Alves de Amorim 

Fabiola Bouth Grello Kato (UFPA)

Fernando Luiz Cássio Silva 

Henry Luiz Fuchs 

Ivânia Paula Freitas de Souza Sena 

Kátia Augusta Curado Pinheiro C. da Silva 

karine Morgan 

Lucilia Augusta Lino 

Magali Aparecida Silvestre 

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel 

Marcia de Souza Hobold 

Maria da Conceição dos Santos Costa 

Shirleide Pereira da Silva Cruz 

Sônia Regina (UFPA)

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves 

Tânia Lobato (Uepa)

Telma Guerreiro barroso (UFPA)

Waldir Abreu (UFPA)

Comissão Organizadora Geral

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (Furg)

Ana Rosa Peixoto de Brito (UFPA)

Eliana da Silva Felipe (UFPA)

Edilan Santa'Ana Quaresma (Ufopa)

Telma Cristina Guerreiro Pinto Barroso (UFPA)

Rebeca Tayssa Pinto Marques

Título da Área

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}