TRABALHOS
APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EM SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
Simpósio
Temático: Organização e Memórias de espaços pedagógicos
Data:
25/11/2020
Horário:
14h
às 18h
Link
da Sala virtual de apresentação:enviado aos e-mails dos autores (as).
Obs.: acesso exclusivo aos autores com trabalhos
aprovados. Esta atividade não será exibida nas redes sociais do evento.
|
ORDEM
DE APRESENTAÇÃO
|
AUTORES
(AS)
|
TÍTULO
DO TRABALHO
|
|
1
|
Leonardo Leonidas de Brito
|
Politecnia da Aprendizagem e a centralidade do
trabalho em Proudhon: Alguns breves apontamentos.
|
|
2
|
Roselaine
Luzitana Fracalossi Kokkonen
Xênia de Castro Barbosa
|
Caminhos
da Memória, Labirintos da Inclusão: a experiência da Associação de Pais e
Amigos do Autista em Rondônia (AMA/RO).
|
|
3
|
Valmir Souto
Josélia Fontenele
Batista
|
Contribuição do Estado
da Arte na Formação Continuada de Técnicos em Prestação de Contas de Escolas
Públicas
|
|
4
|
Ayrton
Matheus da Silva Nascimento
|
O Museu da Pedra: um encontro da memória com a história na
produção e construção do ideário modernizador do/no sertão
|
|
5
|
Josiane Paula Leite Olekszechen
Josélia Fontenele Batista
|
O
trabalho como princípio educativo: um diálogo com a inclusão
|
|
6
|
Márcia
Letícia Gomes
Deivis
Nascimento dos Santos
Xênia de Castro Barbosa
|
“Dos
livros que eu li”: memórias de professores leitores no IFRO – Campus Porto Velho Calama
|
|
7
|
Xênia
de Castro Barbosa
Iranira
Geminiano de Melo
Monnike Yasmin Rodrigues do Vale
|
Por
uma cartografia dos encontros: memórias dos projetos de extensão do FRO –
Campus Porto Velho Calama
|
Simpósio Temático:
Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica
Data:
24/11/2020
Horário:
19:00h à 22:00h
Link da Sala virtual de apresentação: enviado aos e-mails dos autores (as).
Obs.: acesso exclusivo aos autores com trabalhos
aprovados. Esta atividade não será exibida nas redes sociais do evento.
|
ORDEM
DE APRESENTAÇÃO
|
AUTORES
(AS)
|
TÍTULO
DO TRABALHO
|
|
1
|
Josias José Freire Júnior
|
Currículo Integrado,
Integração Curricular: Perspectivas Históricas e Debate Teórico-Conceitual
|
|
2
|
Sandra Aparecida
Fernandes Lopes Ferrari
Maria Waldemira dos Santos Ramos
|
A Matemática em um estudo
interdisciplinar com a Língua Portuguesa no curso técnico em Eletrotécnica
Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia – Campus Calama.
|
|
3
|
Maria Waldemira dos
Santos Ramos
Berenice Perpetuo
Simão
Iza Reis Gomes Ortiz
|
Aplicação do projeto LEMAR: Leitura, Matemática e Arte na Escola
Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia: uma experiência interdisciplinar
|
|
4
|
Anthony
Rafael Neves Silva
Áiron
Bruce de Oliveira Loss Franzin
Iranira
Geminiano de Melo
|
Dança com Exergames
|
|
5
|
Milena Rosa Araújo Ogawa
Amanda Nunes Moreira
Carolina Kesser Barcellos Dias
|
Mulheres da Antiguidade na Escola
|
|
6
|
Pedro Ribeiro dos Santos
Lediane Fani Felzke
|
O Empreendedorismo
Social articulado à Educação Profissional e Tecnológica: uma possibilidade no
curso Técnico em Administração
|
|
7
|
Rodrigo Leonardo
de Sousa Oliveira
|
O ensino por meio de projetos Teaching through projects
|
|
8
|
Naziazeno Joaquim de Santana Neto
Lediane Fani Felzke
|
Por uma articulação da Educação Profissional com o Buen Vivir:
uma contribuição para o currículo da disciplina Filosofia
|
|
9
|
Sandra Aparecida Fernandes Lopes Ferrari
Paola Teles Maeda
|
Sketchbook como processo integrador de
saberes técnicos na Educação Profissional e Tecnológica – EPT
|
Simpósio
Temático:
Desafios da Saúde Pública Amazônica no contexto da pandemia da COVID-19:
Obs.:
trabalho remanejado para ser apresentado no Painel “Saúde e desenvolvimento
regional no contexto da pandemia do SARS-COV-2: panorama de Pesquisa
Desenvolvimento (P&D) na Amazônia”, a ser realizado no dia 15/11/2020 às
08:30h.
|
ORDEM
DE APRESENTAÇÃO
|
AUTORES
(AS)
|
TÍTULO
DO TRABALHO
|
|
1
|
Bruna Brilhante Dalagua
Ruam Dias Ferreira
Graziela Tosini Tejas
Xênia de Castro Barbosa
|
Cidade
e saúde: um olhar para a subnotificação da COVID-19 em Porto Velho/RO/BR
|
Simpósio
Temático:
História e Ensino nas Amazônias.
Data:
24 e 25 de novembro de 2020
Horário:
19:00h às 22:00h
Instrução:
Os dez primeiros trabalhos deverão ser apresentados no dia 24/11/2020 e os
demais no dia 25/11/2020.
Link da Sala virtual de apresentação: enviado aos e-mails dos autores (as).
Obs.: acesso exclusivo aos autores com trabalhos
aprovados. Esta atividade não será exibida nas redes sociais do evento.
|
ORDEM
DE APRESENTAÇÃO
|
AUTORES
(AS)
|
TÍTULO
DO TRABALHO
|
|
1
|
Vinicius Rodrigues Dias
|
19º Aniversário do
Golpe de 1964 no estado de Rondônia: Imprensa e Educação
|
|
2
|
Maria das Graças de
Araújo
Marcílio Alves Abidias
|
A luta dos camponeses
contra à destruição da natureza:um estudo de caso.
|
|
3
|
Andressa Giovana
dos Santos Martins
|
A religiosidade medieval e os sete pecados capitais no
livro didático 'Jogo da História' do 7º ano
|
|
4
|
Yasmim Prata Villar Marcelino
|
A representação da mulher
Viking na série da Netflix e o Ensino de História
|
|
5
|
Layane de Souza Santos
|
Caripunas, Pariquis,
Apinajés e Castelo Branco: História e Memória no Bairro do Guamá
|
|
6
|
Ana Beatriz Lebre Lima
|
Considerações
sobre o pecado no Tríptico das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch
(1450-1516)
|
|
7
|
Mauro Henrique
Miranda de Alcântara
Maria Gabrielli Favoretti
Fornazier
Yasmim Careta
Santos
|
Fazer História em
tempos de Redes Sociais: Um estudo de caso sobre a página Pedro II do Brasil
no Facebook
|
|
8
|
Thayná de Oliveira Lima
Rebeca de Paula Belmont
Mauro
Henrique Miranda de Alcântara
|
História, Ideologia e Mídias Sociais no Ensino de
História: O caso Brasil Paralelo
|
|
9
|
Camila
Savenhago de Lima
|
Mas o Egito Antigo era branco? As narrativas fílmicas
sobre o tema.
|
|
10
|
Manuela Almeida
de Miranda
|
Pesquisa
sobre a representação do inferno no Tríptico das Delícias Terrenas de
Hieronymus Bosch (1450-1516)
|
|
11
|
Antonia Pires de
Santana
|
Pré-história
ou história antiga na Amazônia? Considerações sobre a temática no livro
didático “Projeto Araribá” de Maria Raquel Apolinário
|
|
12
|
Agatha Alice Trajano Paixão
|
Uma análise sobre a morte e o
medo no Tríptico das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch (1450-1516)
|
|
13
|
Vanessa Israel Cabreira
|
Memória e História
do curso de Arqueologia da Universidade Federal de Rondônia (2009-2019)
|
|
14
|
Janaira Fidelis
Caetano
|
A temática Gênero no ensino de História
|
|
15
|
José Carlos Dantas de Souza Cruz
|
REPRESENTAÇÕES
HISTÓRICAS SOBRE O TERRITÓRIO DO GUAPORÉ NO PERÍODO DA “BATALHA DA BORRACHA”
NAS PÁGINAS DO CORREIO DA MANHÃ (RJ) E DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS NOS ANOS DE 1940
|
|
16
|
Sérgio Abner Alencar de França
|
Jogar com a História: a
representação da Catedral de Notre Dame em Assassin's Creed e as possibilidades para o Ensino
|
|
17
|
Bruno Miguel Flor
Mauro Henrique
Miranda de Alcântara
|
A estética visual e sonora na produção do Brasil Paralelo
|
|
18
|
Matheus Gomes de
Amorim
|
Minha trajetória na licenciatura
|
|
19
|
Davison Hugo Rocha Alves
|
As Amazônias presentes em uma disciplina
regional no Pará
|
|
20
|
Veronica Aparecida Silveira Aguiar
|
Ensino de
História medieval em tempo de Pandemia
|
Simpósio
Temático: História e Estudos culturais
Data:
24 e 25 de novembro de 2020.
Horário:
19:00h às 22:00h.
Instrução:
Os
seis primeiros trabalhos deverão ser apresentado no dia 24 e novembro e os seis
últimos no dia 25.
Link da Sala virtual de apresentação: enviado aos e-mails dos autores (as).
Obs.: acesso exclusivo aos autores com trabalhos
aprovados. Esta atividade não será exibida nas redes sociais do evento.
|
ORDEM
DE APRESENTAÇÕES
|
AUTORES
(AS)
|
TÍTULO
DO TRABALHO
|
|
1
|
Mauro Henrique
Miranda de Alcântara
Diego de Jesus
Mendes
Carla Daiane
Almeida Alves
|
A
esquerda como raízes do problema na educação brasileira: Revisionismo
histórico populista e ideológico da empresa Brasil Paralelo
|
|
2
|
Fernanda
Oliveira de Souza Simões
Luciele Santos
Pantoja
|
A resistência diante da
violência nos seringais acreanos em “O empate”
|
|
3
|
Maria Rita Rodrigues Constâncio Menezes
|
|
|
4
|
Hayrine Queiroz de Lima
Luzikende Rodrigues do Carmo
Xênia de Castro Barbosa
|
Educação em Tempos de pós-verdade: desafios
escolares
|
|
5
|
Diana Da Silva Ribeiro
|
|
|
6
|
Cassiane Souza dos Santos
|
Medo, morte e
solidão forçada: a gripe de 1918 em Campos dos Goytacazes
|
|
7
|
Sura Souza Carmo
Flávia Cristina Costa Vieira
|
Nacionalidade e
representação: características das políticas patrimoniais do período Vargas
(1930-1945)
|
|
8
|
José Luiz Xavier
Filho
|
O livro da educação básica como arma de
combate ao racismo: história e cultura afro-brasileira
|
|
9
|
Akauã Pereira
Ferrari
Victor Longman da
Silva
|
As Representações Sociais da Atuação de Dom Antônio Possamai na
Região de Ji-Paraná na década de 1980 a 2000
|
|
10
|
O contrabando colonial na
bibliografia recente: uma discussão necessária
|
O contrabando colonial na
bibliografia recente: uma discussão necessária
|
|
11
|
Francine Machado
|
Mulheres Operárias durante a Segunda Guerra Mundial: a participação
da Mulher Norte-Americana no esforço de Guerra, entre 1941-1945
|
|
12
|
Clécia Pereira
Cruz
|
As dificuldades enfrentadas pelas migrantes haitianas durante o
evento de migração a partir de 2010 no Brasil
|
Simpósio
Temático:
Paisagens amazônicas e suas margens: narrativas, identidades e
representações.
Data:
24/11/2020
Horário:
19:00h às 22:00h
Link da Sala virtual de apresentação: enviado aos e-mails dos autores (as).
Obs.: acesso exclusivo aos autores com trabalhos
aprovados. Esta atividade não será exibida nas redes sociais do evento.
|
ORDEM
DAS APRESENTAÇÕES
|
AUTORES
(AS)
|
TÍTULO
DO TRABALHO
|
|
1
|
Fernanda
Oliveira de Souza Simões
Luciele Santos
Pantoja
|
O encanto, a magia e o mistério do caroço de tucumã em Chove
nos Campos de Cachoeira de Dalcídio Jurandir.
|
|
2
|
Cristiane Joelma
Denny
Joseneide Brasil
de Carvalho
|
Análise
da estrutura narrativa de cinzas do
norte obra de milton hatoum
|
|
3
|
Francisco Bento
da Silva
|
“Dois poemas acreanos”: Mario de Andrade e as
representações em torno do Acre e do seringueiro
|
|
4
|
Antonio
Maicon Batista Bezerra
|
Invenção,
Historicidade e Silenciamentos no Discurso de Florestania
|
|
5
|
Joseneide Brasil de Carvalho
Cristiane Joelma Denny
|
A
simbologia de Ngungunyane na trilogia “As Areias do Imperador”
|
|
6
|
Tadeu dos Santos
|
Pandemia do Coronavírus no Contexto Interétnico:
Entre Permanência e Ruptura do Sistema, Valores e Humanidade
|
Simpósio
Temático:
História e Literatura da/na
Pan-Amazônia: Discursos Pós-Coloniais e Decoloniais
Data:
24/11/2020
Horário:
19:00h
às 22:00h.
Link da Sala virtual de apresentação: enviado aos e-mails dos autores (as).
|
ORDEM
DAS APRESENTAÇÕES
|
AUTORES
(AS)
|
TÍTULO
DO TRABALHO
|
|
1
|
Joelygia Maria de
Moura Siena
Maycon Douglas Pereira de Moura
|
A identidade do personagem “Velhos Ossos”, do livro “País sem chapéu”,
de Dany Laferrière
|
|
2
|
Maria Rita Rodrigues Constâncio Menezes
|
|
|
3
|
Fernanda Oliveira de Souza
Simões
Luciele Santos
Pantoja
|
A resistência
diante da violência nos seringais acreanos em “O empate”.
|
|
4
|
Olguimar Angelica
Cruz
|
Noroeste
Amazônico: As Narrativas de um Viajante Europeu e Seu Olhar “Civilizado”
|
|
5
|
Luiz Eduardo
Correia de Souza
|
Comportamentos
Pós-Coloniais da Personagem Dora no Romance A Espera Do Nunca Mais:
Humanizando a partir do Nunca Mais.
|
|
6
|
Dante Ribeiro da
Fonseca
|
O
papel do militar e a formação do território fronteiriço: o caso do Guaporé
|
|
7
|
Ednalva Oliveira Silva
Janete da Silva
Lagos
|
Tenho
tribo, parente? A poética de Elizeu Braga frente a invenção amazônica
colonizada
|
|
8
|
Henrique
Pereira Galvão
Jamyle
Vanessa Costa Brasil
Renata
Batista da Silva
|
Rio: o personagem beradeiro na obra de
Thiago de Mello
|
|
9
|
Carmela Ferreira Tacana
Francilene Virgolino de Azevedo
|
A
independência das ideias para a construção de um pensamento latino-americano
|