23º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós e 18º Encontro de Escritores Indígenas “ 2030 - Infância , Literatura , Sustentabilidade ''

23º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós e 18º Encontro de Escritores Indígenas “ 2030 - Infância , Literatura , Sustentabilidade ''

online Este é um evento online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Como Participar?

Para participar é preciso fazer a inscrição no evento que dará acesso a toda programação.

Inscritos(as) no evento tem acesso às transmissões ao vivo, às gravações que ficarão na plataforma Even3 e ao certificado pós evento com participação mínima de 75%.

Acessar Menu > Inscrições

Sobre o evento

2030: Infância, Literatura,  Sustentabilidade

23º Seminário Bartolomeu Campos de Queirós

18º Encontro de Escritores Indígenas

O 23º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós e o 18º Encontro de Escritores Indígenas “2030: Infância, Literatura, Sustentabilidade”, em edição virtual devido ao contexto da pandemia da Covid-19, propõe a discussão sobre o importante, e necessário, elo entre literatura infantil e juvenil e sustentabilidade para o diálogo com crianças e jovens sobre a vida no planeta.

A primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, no ano de 1992, a Eco-92, foi marco sobre como a humanidade encara sua relação com o planeta. Puxando o fio da história institucional, a FNLIJ, a convite da embaixada da França no Rio, esteve presente na Rio 92 com uma exposição de livros sob o título “Literatura e Ecologia” no museu da Imagem e do Som. Com a participação da FNLIJ, este ano, no projeto Clube de Leitura, da ONU, selecionando livros em português que dialoguem com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e a dramática situação climática do planeta retomamos o compromisso institucional de então agora com a Agenda 2030.

Ao propor a literatura como ponte para levar crianças e jovens a conhecerem os ODS, a iniciativa da ONU com o Clube de Leitura destacou a literatura infantil e juvenil como relevante na formação educacional e cultural desse público.

Os artistas – escritores e ilustradores - ao ressignificarem a realidade por meio da ficção, escrita e pictórica, revelam a complexidade do ser humano e do seu entorno, nos levando a pensar, refletir e agir sobre ela.

O engajamento das novas gerações à causa depende, e muito, das narrativas e histórias que elas ouvem e que leem, e das conversas no cotidiano. Conhecer o que pensam e o que têm a dizer, sobre o tema e os livros que lhes apresentamos para leitura é a base para que o diálogo com elas inspire ações transformadoras na relação si próprio, com o outro, próximo e distante, e com o planeta, nossa casa comum.

Reafirmando sua missão institucional de difundir a literatura para crianças e jovens, a que todos têm o direito de ter acesso e dela usufruir, como bem pessoal e coletivo, a FNLIJ ressalta o seu valor como vetor de mudanças e em particular às referentes a salvar o planeta.

Bibliotecas nas escolas e bibliotecas públicas, com acervos atualizados, já!


SEMINÁRIO DE LITERATURA INDÍGENA – 2021

 “O QUE VOCÊ (NÃO) VAI SER QUANDO CRESCER?”

Literatura, Liberdade, Infâncias

EMENTA: há no horizonte um mundo novo a ser construído. um mundo com novos valores, novos paradigmas, novas expectativas. Um mundo onde a vida seja mais valorizada e as pessoas possam ser mais conscientes de seu papel na transformação da realidade.

tudo isso passa, necessariamente, pela maneira com que encararemos a infância e como iremos prepara-la para este novo mundo. O que pode parecer muito estranho é o fato de que a fórmula já existe e ela vem sendo aperfeiçoada há centenas de anos pelos povos originários de nosso país. Nos dias de hoje se junta com a literatura num processo permanente de aperfeiçoamento e que poderá dar a solução para o dilema da pergunta que norteará o seminário de literatura indígena deste ano. O que nos tornará grandes será sempre nossa capacidade de nos voltamos para o passado a fim de dar o salto para o que vem adiante. O futuro será ancestral ou não será.

Programação por dia

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Programação completa

Programação 

2ª feira • 20 de setembro 

18h30 às 18h45 | Abertura 

Júlio César da Silva – FNLIJ Presidente Interino, Daniel Munduruku – Instituto UKA e Elizabeth Serra – FNLIJ Secretária Geral 

18h45 às 19h15 | Clube de Leitura/Brasil/ONU: Os realizadores 

Roberta Caldo – Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) Assessora de  Comunicação, Karine Pansa – Câmara Brasileira do Livro, Diretoria, Adriana Ferrari – Federação  Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições, Vice-presidenta e  Elizabeth Serra – FNLIJ Secretária-geral 

19h15 às 21h | Agenda 2030: Infância, Literatura, Sustentabilidade 

Encontro com Ailton Krenak – Pensador indígena e ambientalista, Ana Maria Machado – Escritora,  Prêmio HCA/IBBY 2000, membro da Academia Brasileira de Letras e Roger Mello – Ilustrador e  escritor, Prêmio HCA/IBBY 2014. Apresentação: Daniel Munduruku – Escritor 

3ª Feira • 21 de setembro 

10h às 12h | Posso ser quem você é sem deixar de ser o que eu sou 

Os povos indígenas são nossos contemporâneos. Assim sendo podem usufruir da tecnologia e dos  novos meios de comunicação e das novas linguagens para defender seu pertencimento a um mundo  em constante transformação. 

Eliane PotiguaraMarcos TerenaAlmir Suruí e Telma Tremembé. Mediação: Edson Krenak 

15h às 17h | Prêmios FNLIJ 2021/Produção 2020 

Prêmio FNLIJ Ofélia Fontes – O Melhor Livro para Criança, Prêmio FNLIJ Orígenes Lessa – O Melhor  Livro para Criança para Jovem, Prêmio FNLIJ Odylo Costa, filho O Melhor Livro para Criança de  Poesia. Apresentação: Patrícia Corsino – Professora da UFRJ e leitora-votante da FNLIJ-rj, Vanessa  Camasmie – Professora do Colégio Pedro II Campus Humaitá e Vera Aguiar – Professora Titular,  aposentada, PUC-RS e leitora-votante FNLIJ-RS 

19h às 21h | Literatura e ODS – Clube de Leitura/ONU/Brasil Seleção FNLIJ: Reflexões sobre as fronteiras entre  estética e ética na literatura infantil 

Apresentação: Grupo FNLIJ para a seleção Clube de Leitura/ODS, Alice Áurea Penteado Martha –  Universidade Estadual de Maringá e leitora-votante FNLIJ-PR, Ana Crélia Dias – Professora UFRJ e  leitora-votante FNLIJ-RJ e Raquel Souza – Professora Colégio Pedro II e leitora-votante FNLIJ-RJ. 

4ª Feira • 22  de  setembro 

10h às 12h | Ana Maria Machado: 80 anos 

Apresentação: Susana Ventura – Escritora. Convidadas: Elizabeth Teixeira – Ilustradora e  Lenice Bueno – Editora 

Com a presença de Ana Maria Machado. 

12h45 às 14h | Ziraldo, o menino do rio Doce 

Apresentação: Adriana Lins – Designer e diretora do Instituto Ziraldo e  

Roger Mello – Ilustrador e escritor, Prêmio HCA/IBBY 2014 

15h às 17h | Deixar que o outro seja: a literatura como prática de liberdade 

Educar para a liberdade é criar cidadãos conscientes de seu papel transformador. A leitura literária  sempre foi um importante portal para a formação da consciência crítica e participativa. A literatura  de origem indígena se apresenta como um molde novo de olhares para a diversidade cultural e  linguística para nossa gente brasileira.  

Convidados: Edson KayapóKanátyo Pataxó e Catarina Tupi-Guarani.  

Mediação: Kaká Werá  

19h às 21h – Catando piolhos, contando histórias: a literatura como aconchego 

Para que a leitura cumpra seu papel precisa ser acolhedora, amorosa, afetiva. Conquistar os  pequenos leitores é condição essencial para o nascimento de uma nova sociedade eivada de novos  sentidos e novos valores.  

Convidados: Lúcia TucujuRoni WasiryMárcia Kambeba e Tiago Hakiy.  

Mediação: Cristino Wapichana. 

5ª Feira • 23 de setembro 

10h às 12h | Literatura e ODS – Clube de Leitura/ONU/Brasil – Seleção FNLIJ: A literatura e os eixos temáticos:  os desafios da seleção   

Apresentação: Grupo FNLIJ para a seleção Clube de Leitura/ODS 

Maria das Graças Monteiro – Professora UFG e leitora-votante FNLIJ-GO, Cybelle Saffa – Professora  e tradutora, grupo de leitores-votantes FNLIJ Barca do Livro, Florianópolis-SC e  

Maria Laura Pozzobon Spengler – Professora UDESC e leitora-votante FNLIJ-SC. 

15h às 17h – Nosso futuro ancestral – o passado como impulsionador da história 

O passado não é uma prisão. Ao contrário, é a garantia de impulsionamento para o tempo novo que  nos aguarda. Valorizar a memória gera pertencimento e compromisso com o nosso tempo. Somente  o respeito ao passado nos dará passagem para o povo novo que podemos ser.  

Convidados: Julie Dorrico, Ytanajé Cardoso e Olívio Jekupé. Mediação: Eva Potiguar. 

19h às 21h – Marina Colasanti e Nelson Cruz: Candidatos FNLIJ ao Prêmio Hans Christian Andersen IBBY-2022 Apresentação: Fabíola Farias – Pesquisadora do campo da leitura e biblioteca, e leitora-votante  FNLIJ-MG. Com a presença de Marina Colasanti – Escritora e Nelson Cruz – Ilustrador.

6ª Feira • 24 de setembro 

10h às 12h | A palavra sagrada – poesia como eco das origens 

Nossos ancestrais dizem que a palavra tem alma. Ela dita como potência, fará eco na construção de  novas pontes para o respeito e a tolerância. 

Convidados: Auritha TabajaraAdemário Payayá e Irineu Terena Yaguarê Yamã Mediação: Aline Kayapó 

15h às 17h | Literatura e mercado editorial: protagonismo ancestral 

A literatura é também um produto que pode ser comercializado. A realidade se impõe e nossas  vozes precisam ser expressadas seja pela acolhida do mercado editorial hegemônico, seja pelo  protagonismo de nossas iniciativas que permitirão acesso aos saberes a partir de um olhar específico.  Convidados: Anápuàka Tupinambá (Rádio Yandê), Daniel Munduruku (Uka Editorial) e Juvenal Payayá (Editor) 

Mediação: Denilson Baniwa 

17h45 às 18h30 | Sextas com Greta pelo Futuro 

Apresentação: Annete Baldi – Editora e Nilvo Silva – Consultor em Meio Ambiente 

19h às 21h | Bartolomeu: um autor visionário 

Coordenação Nilma Lacerda – Escritora e Professora da UFF e Margareth Mattos – Pesquisadora  da UFF e leitora-votante FNLIJ-RJ. 

Apresentação Grupo de pesquisa LeLis – UFF: Grupo de pesquisa ligado ao Programa de Extensão  Alfabetização e Leitura | PROALE – UFF: Bettina Zellner Grieco, Dayane Cabral Leite, Eneide Lima de  Mesquita, Guilherme Semionato, Inez Helena Muniz Garcia e Maria Beatriz Rezende. 

Sábado • 25 de setembro 

10h às 12h | A seleção da FNLIJ para a Bienal de Bratislava 2021 

Apresentação Graça Lima – Ilustradora, Professora UFRJ – colaboradora FNLIJ para a BIB Convidados: Luciano Feijão – Ilustrador e Marilda Castanha – Ilustradora. 

15h às 17h | Daniel Munduruku – 25 anos de carreira 

Apresentação: Ninfa Parreira – Escritora 

Convidados: Alcione Pauli – Professora e pesquisadora, Camile Mendrot – Editora,  Heloisa Prieto – Escritora e Maurício Negro – Ilustrador 

Com a presença de Daniel Munduruku 

19h às 20h45 | Sarau das vozes ancestrais 

A literatura indígena é composta de muitas vozes que se expressam por todo nosso corpo. Hoje  escrita, traz consigo as vozes ancestrais que reverberam no canto, dança, grafismo, vídeos nos  ensinando que há ainda muito de escuta que devemos fazer para construir o novo mundo novo.           

20h45 – Encerramento

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Redes Sociais

Instituto Uka: Facebook e Instagram

Livraria Maracá: Site, Facebook e Instagram

FNLIJ: Facebook, Instagram

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}