22º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós
A arte nos livros para crianças e jovens: Prêmios FNLIJ
“O grande patrimônio que temos é a memória. A memória guarda o que vivemos e o que sonhamos. E a literatura é esse espaço onde o que sonhamos encontra o diálogo. Com a literatura, esse mundo sonhado consegue falar.“
Bartolomeu Campos de Queirós ( 1944 /2012)
O Seminário FNLIJ 2020 tem como tema os Prêmios FNLIJ. A programação é composta pelos leitores votantes, e autores premiados de 2020, e com a participação de Ana Maria Machado e Roger Mello, Prêmios Hans Christian Andersen/IBBY.
O PRÊMIO FNLIJ
O IBBY se mantém com a contribuição anual de suas seções nacionais e conta com o trabalho voluntário de especialistas para atuar no seu Comitê Executivo, bem como para compor o corpo de jurados de seus prêmios. O principal prêmio da instituição é o Hans Christian Andersen (HCA), que a cada dois anos elege um escritor e um ilustrador pelo conjunto da obra dos candidatos indicados pelas seções nacionais. Como seção do IBBY, a FNLIJ é quem apresenta as candidaturas brasileiras para escritor e ilustrador com base nas suas premiações. As escritoras Lygia Bojunga e Ana Maria Machado, candidatas da FNLIJ, receberam o Prêmio HCA/IBBY em 1982 e 2000, respectivamente. Em 2014, o ilustrador Roger Mello, candidato da FNLIJ, recebeu o HCA/IBBY de ilustrador confirmando a qualidade de nossos artistas, também como ilustradores.
Assim é que, desde 1975, realizando no Brasil a missão do IBBY de premiar os melhores livros, a FNLIJ deu início às suas premiações que, por sua vez, subsidiam a indicação brasileira ao Prêmio HCA/IBBY e para outros prêmios internacionais.
O processo de Seleção da FNLIJ dura 10 meses e dele participam em torno de 20 leitores-votantes, especialistas em LIJ, selecionados pela FNLIJ, de diferentes cidades do país. O trabalho é de caráter voluntário, portanto sem remuneração.
Assim como no Prêmio HCA/IBBY, o Prêmio FNLIJ se expressa por um certificado e um selo, não havendo prêmio em dinheiro para os ganhadores.
O QUE É A FNLIJ / IBBY BRASIL
Criada em 23 de Maio de 1968, é a seção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY), e constitui-se como uma instituição de direito privado, de utilidade pública federal e estadual, de caráter técnico-educacional e cultural, sem fins lucrativos, estabelecida na cidade do Rio de Janeiro.
Missão
Promover a leitura e divulgar o livro de qualidade para crianças e jovens, defendendo o direito dessa leitura para todos, por meio de bibliotecas escolares, públicas e comunitárias.
Visão
Contribuir para a melhoria da educação e da qualidade de vida de crianças e jovens, como valor básico para a educação e cidadania.
Valores
Valorizar a leitura e o livro de qualidade; divulgar a produção brasileira de livros de qualidade para crianças e jovens e, em particular, os livros de literatura e informativos; contribuir para a formação leitora dos educadores, sejam professores, bibliotecários ou pais, quanto ao conhecimento das teorias e experiências sobre temas afins, tais como leitura, literatura e formação de bibliotecas; promover a solidariedade, o respeito ao outro e às diferenças e a paz por meio da leitura partilhada; valorizar a biblioteca da escola e a pública como o lócus para o processo democrático à cultura escrita e mantenedora da prática da leitura.
17º Encontro de Escritores Indígenas
Nossa Gente é um Rio, seu Destino é Correr: Literatura e Resistência em tempos sombrios
Sobre o Encontro de Escritores Indígenas
Realizado pelo Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o Encontro de Escritores Indígenas faz parte da programação do "Seminário Bartolomeu Campos de Queirós" e vem sendo realizado anualmente durante o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens desde sua primeira edição em 2004. Em seus primeiros anos, o evento foi organizado pelo Instituto Brasileiro para Propriedade Intelectual (Inbrapi) por meio do Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas (NEArIn). O Encontro de Escritores e Artistas Indígenas visa promover o incentivo à leitura e produção literária de povos originários, ao que atualmente denominamos de literatura indígena.
A Literatura Indígena, especialmente a que é produzida para o público infantil e juvenil, se apresenta nos dias atuais como um caminho para a construção de uma sociedade cada vez mais consciente de sua diversidade cultural e para compreender o papel social dos povos indígenas na formação da identidade nacional.
Sobre o Instituto Uka - Casa dos Saberes Ancestrais
Fundado por Daniel Munduruku, o Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais é uma instituição sem fins-lucrativos e de caráter educativo e cultural. Foi concebida por um grupo de profissionais indígenas e não-indígenas com o objetivo central de prestar serviços na área educacional proporcionando maior conhecimento da lei federal 11.645 que instituiu a obrigatoriedade da temática indígena e afro-brasileira no currículo escolar brasileiro. O Instituto é formado por renomados profissionais e ativistas das causas sociais brasileiras com comprovada experiência nas áreas que se propõem atuar. O Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais tem por objetivos: 1. Promover a qualificação de gestores, educadores, estudantes para a aplicação consciente das leis que garantem a temática da história e cultura Indígena no currículo escolar brasileiro; 2. Realizar e divulgar pesquisas, estudos e organizar documentação referente à temática Indígena e disponibilizar seus resultados ao público interessado; 3. Propiciar cursos presenciais e on-line, mesas-redondas, debates, seminários sobre a temática Indígena e publicar seus resultados; 4. Criar um espaço permanente de atendimento ao público para oferecer maior acessibilidade aos nossos projetos e programas; 5. Qualificar jovens indígenas para o exercício do magistério em área indígena oferecendo abordagens e metodologias diferenciadas. A missão do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais é promover a consciência da presença das culturas indígenas e sua importância na formação da identidade nacional brasileira.