“O grande patrimônio que temos é a memória. A memória guarda o que vivemos e o que sonhamos. E a literatura é esse espaço onde o que sonhamos encontra o diálogo. Com a literatura, esse mundo sonhado consegue falar.“                                                                                    Bartolomeu Campos de Queirós ( 1944 /2012)

“O grande patrimônio que temos é a memória. A memória guarda o que vivemos e o que sonhamos. E a literatura é esse espaço onde o que sonhamos encontra o diálogo. Com a literatura, esse mundo sonhado consegue falar.“ Bartolomeu Campos de Queirós ( 1944 /2012)

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NOVA CHANCE!

22º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós  e 17º Encontro de Escritores Indígenas


Evento on-line – ocorrido em 19 a 24 de outubro de 2020


Devido à grande receptividade do público ao 22º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós e 17º Encontro de Escritores Indígenas e atendendo a pedidos, a FNLIJ e o Instituto Uka decidiram prorrogar o prazo para novas inscrições no evento on-line que possibilitarão  assistir, até o dia 24 de dezembro, a gravação das apresentações, com emissão do certificado.


 Espalhe essa boa notícia! 


Se você conhece alguém que não conseguiu se inscrever a tempo de participar do evento e sabe que todo o conhecimento compartilhado durante essa intensa semana de atividades tem muito valor, compartilhe o link para inscrições! Ainda dá tempo de participar!

Como Participar?

Para participar é preciso fazer a inscrição no evento que dará acesso a toda programação.

Inscritos(as) no evento tem acesso às transmissões ao vivo, às gravações que ficarão na plataforma Even3 e ao certificado pós evento com participação mínima de 75%.

Acessar Menu > Inscrições

Sobre o evento


22º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós A arte nos livros para crianças e jovens: Prêmios FNLIJ

“O grande patrimônio que temos é a memória. A memória guarda o que vivemos e o que sonhamos. E a literatura é esse espaço onde o que sonhamos encontra o diálogo. Com a literatura, esse mundo sonhado consegue falar.“

  Bartolomeu Campos de Queirós ( 1944 /2012)


O Seminário FNLIJ 2020 tem como tema os Prêmios FNLIJ. A programação é composta pelos leitores votantes, e autores premiados de 2020, e com a participação de Ana Maria Machado e Roger Mello, Prêmios Hans Christian Andersen/IBBY.


O PRÊMIO FNLIJ

A FNLIJ é a seção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY), instituição internacional criada em 1952, na Alemanha, presente hoje em mais de 80 países, cuja missão é a de promover a leitura de livros de qualidade para crianças e jovens, como direito.

O IBBY se mantém com a contribuição anual de suas seções nacionais e conta com o trabalho voluntário de especialistas para atuar no seu Comitê Executivo, bem como para compor o corpo de jurados de seus prêmios. O principal prêmio da instituição é o Hans Christian Andersen (HCA), que a cada dois anos elege um escritor e um ilustrador pelo conjunto da obra dos candidatos indicados pelas seções nacionais. Como seção do IBBY, a FNLIJ é quem apresenta as candidaturas brasileiras para escritor e ilustrador com base nas suas premiações. As escritoras Lygia Bojunga e Ana Maria Machado, candidatas da FNLIJ, receberam o Prêmio HCA/IBBY em 1982 e 2000, respectivamente. Em 2014, o ilustrador Roger Mello, candidato da FNLIJ, recebeu o HCA/IBBY de ilustrador confirmando a qualidade de nossos artistas, também como ilustradores.

Assim é que, desde 1975, realizando no Brasil a missão do IBBY de premiar os melhores livros, a FNLIJ deu início às suas premiações que, por sua vez, subsidiam a indicação brasileira ao Prêmio HCA/IBBY e para outros prêmios internacionais.

O processo de Seleção da FNLIJ dura 10 meses e dele participam em torno de 20 leitores-votantes, especialistas em LIJ, selecionados pela FNLIJ, de diferentes cidades do país. O trabalho é de caráter voluntário, portanto sem remuneração.

Assim como no Prêmio HCA/IBBY, o Prêmio FNLIJ se expressa por um certificado e um selo, não havendo prêmio em dinheiro para os ganhadores.


O QUE É A FNLIJ / IBBY BRASIL


Criada em 23 de Maio de 1968, é a seção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY), e constitui-se como uma instituição de direito privado, de utilidade pública federal e estadual, de caráter técnico-educacional e cultural, sem fins lucrativos, estabelecida na cidade do Rio de Janeiro.

Missão

Promover a leitura e divulgar o livro de qualidade para crianças e jovens, defendendo o direito dessa leitura para todos, por meio de bibliotecas escolares, públicas e comunitárias.

Visão

Contribuir para a melhoria da educação e da qualidade de vida de crianças e jovens, como valor básico para a educação e cidadania.

Valores

Valorizar a leitura e o livro de qualidade; divulgar a produção brasileira de livros de qualidade para crianças e jovens e, em particular, os livros de literatura e informativos; contribuir para a formação leitora dos educadores, sejam professores, bibliotecários ou pais, quanto ao conhecimento das teorias e experiências sobre temas afins, tais como leitura, literatura e formação de bibliotecas; promover a solidariedade, o respeito ao outro e às diferenças e a paz por meio da leitura partilhada; valorizar a biblioteca da escola e a pública como o lócus para o processo democrático à cultura escrita e mantenedora da prática da leitura.


17º Encontro de Escritores Indígenas 

Nossa Gente é um Rio, seu Destino é Correr: Literatura e Resistência em tempos sombrios

Sobre o Encontro de Escritores Indígenas

Realizado pelo Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o Encontro de Escritores Indígenas faz parte da programação do "Seminário Bartolomeu Campos de Queirós" e vem sendo realizado anualmente durante o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens desde sua primeira edição em 2004. Em seus primeiros anos, o evento foi organizado pelo Instituto Brasileiro para Propriedade Intelectual (Inbrapi) por meio do Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas (NEArIn). O Encontro de Escritores e Artistas Indígenas visa promover o incentivo à leitura e produção literária de povos originários, ao que atualmente denominamos de literatura indígena. 

A Literatura Indígena, especialmente a que é produzida para o público infantil e juvenil, se apresenta nos dias atuais como um caminho para a construção de uma sociedade cada vez mais consciente de sua diversidade cultural e para compreender o papel social dos povos indígenas na formação da identidade nacional.


Sobre o Instituto Uka - Casa dos Saberes Ancestrais

Fundado por Daniel Munduruku, o Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais é uma instituição sem fins-lucrativos e de caráter educativo e cultural. Foi concebida por um grupo de profissionais indígenas e não-indígenas com o objetivo central de prestar serviços na área educacional proporcionando maior conhecimento da lei federal 11.645 que instituiu a obrigatoriedade da temática indígena e afro-brasileira no currículo escolar brasileiro. O Instituto é formado por renomados profissionais e ativistas das causas sociais brasileiras com comprovada experiência nas áreas que se propõem atuar. O Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais tem por objetivos: 1. Promover a qualificação de gestores, educadores, estudantes para a aplicação consciente das leis que garantem a temática da história e cultura Indígena no currículo escolar brasileiro; 2. Realizar e divulgar pesquisas, estudos e organizar documentação referente à temática Indígena e disponibilizar seus resultados ao público interessado; 3. Propiciar cursos presenciais e on-line, mesas-redondas, debates, seminários sobre a temática Indígena e publicar seus resultados; 4. Criar um espaço permanente de atendimento ao público para oferecer maior acessibilidade aos nossos projetos e programas; 5. Qualificar jovens indígenas para o exercício do magistério em área indígena oferecendo abordagens e metodologias diferenciadas. A missão do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais é promover a consciência da presença das culturas indígenas e sua importância na formação da identidade nacional brasileira.




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