I Seminário do Grupo de Pesquisa - EOOCI
O I Seminário do Grupo de Pesquisa "Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais: representação, recuperação e métricas" propõe promover a visibilidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação e suas interseções com outras instituições, e fomentar a comunicação científica e as interações entre os pesquisadores de modo a promover uma posição crítica e avaliativa sobre seu objeto e tema de pesquisa.
No tocante à graduação, o evento colabora na difusão da pesquisa junto aos graduandos, possibilitando despertar seu interesse por temáticas tratadas em nível de pós-graduação, servindo assim como uma forma de estímulo para trazer esse aluno para a pós-graduação no futuro.
O público alvo é formado por pesquisadores e estudantes que atuam no campo informacional, tanto na construção teórica como nas atividades de ensino e profissionais.
Sobre o grupo de pesquisa:
O Grupo de pesquisa "Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais: representação, recuperação e métricas" investiga princípios e métodos de representação e classificação de entidades através de modelos conceituais formais e de domínio em diversos contextos informacionais, com a finalidade de tratamento, recuperação/acesso, proposição de indicadores científicos, interligação de dados abertos e curadoria digital.
O Grupo objetiva atingir as seguintes metas:
· teóricas/metodológicas - Formalização e representação do conhecimento de Modelos Conceituais; Tratamento informacional de dados científicos, incluindo aspectos relacionados à representação da informação e sua recuperação em diversos ambientes informacionais; arquitetura de informação e estudos métricos;
· estratégicas - elaboração, avaliação, gestão de instrumentos semânticos/tecnológicos (Taxonomias, Ontologias, Linguagem Documentária Verbal), Ferramentas para web semântica e desenvolvimento de indicadores científicos;
· políticas/sociais – utilização de dados visando à avaliação e monitoramento de políticas de ciência e tecnologia e enfoques no campo da Formação e Ensino.