Este é um evento online
PROGRAMA
DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO – PET-SAÚDE
INTERPROFISSIONALIDADE
Campo Grande, 18 de setembro de
2020
Carta aberta a Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD)
Assunto: Propostas para consolidação da Educação
Interprofissional (EIP) nos cursos de graduação da área da saúde.
O
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) edição
Interprofissionalidade da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul vem por
meio desta solicitar às chapas concorrentes à Reitoria Universidade Federal de
Mato Grosso do Sul apoio ao projeto e fomento na gestão vindoura quanto à
implementação da EIP em nossa instituição (UFMS, 2018).
A
EIP é uma condição em que o atendimento é oferecido por meio de dois ou mais
profissionais de áreas distintas de atuação. Essa prática tem como fundamento o
aprendizado mútuo, de modo interativo com a intenção de proporcionar o melhor
atendimento ao paciente e sociedade (REEVES, 2016).
As
ações deste projeto têm como base o trabalho colaborativo, envolvendo a
comunidade acadêmica, professores, estudantes, profissionais de saúde, gestores
e usuários, efetivando o trabalho em equipe entendido para além de diferentes
sujeitos dividindo o mesmo espaço, mas um processo permanente de colaboração,
autocuidado e autonomia dos indivíduos, famílias, grupos e comunidades,
pautados nos princípios do Sistema Único de Saúde (BRASIL, 2018).
Considerando
as deficiências nos modelos de ensino atuais que favorece, por exemplo, uma
acentuada divisão de trabalho, aumento de iatrogênicas e hierarquização de
setores profissionais. É preciso repensar as estratégias de formação em saúde
de modo que os profissionais possam trabalhar em equipes colaborativas buscando
serviços mais eficazes e eficientes (FRENK et al., 2010; BREWER e JONES,
2013).
Desde
o início do projeto desenvolvemos na rede municipal de saúde atividades como:
levantamento do perfil epidemiológico de usuários do SUS em condições crônicas
de saúde e vulnerabilidade, ações de educação em saúde envolvendo a comunidade,
consultas interprofissionais domiciliares, projetos terapêuticos singulares
(PTS), apoio aos profissionais de saúde, aos programas do Ministério da Saúde e
ao Programa Nacional de Saúde na Escola (PSE), dentre outras. Realização de uma
Conferência Livre, assim como participação na 16ª Conferência Nacional de
Saúde, sempre em busca de melhores condições para promoção de saúde e prevenção
de doenças.
Em
busca de apoio, no dia 27/09/2019 foi realizada uma reunião entre os
coordenadores de curso da área da saúde (Ciências Biológicas, Educação Física,
Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição,
Psicologia e Odontologia) e seus representantes, promovida pela Pró Reitoria de
Graduação (PROGRAD). Ficou assim pactuado que os cursos de graduação
estabeleceriam um horário livre comum, denominado “área verde” as sextas-feiras
no período da manhã.
Este
horário livre comum tem como finalidade possibilitar que docentes e discentes
tenham em sua escala semanal um período garantido para o desenvolvimento de
atividades que favoreçam a EIP. No entanto, este sofre intensas dificuldades de
ser aplicado na prática, uma vez que depende da colaboração dos coordenadores
de cursos, seus respectivos colegiados e Reitoria.
A
falta de apoio faz com que muitos cursos ocupem o horário destinado ao projeto
com aulas de reposição, provas e demais atividades, como se o período não
tivesse importância ou não fosse de prioridade para os acadêmicos. Dessa forma,
acreditamos que o horário livre comum ainda precisa ser garantido e não deve
ser visto como uma possibilidade de realização de trabalhos de caráter
uniprofissional. Faz-se necessário, portanto, um maior suporte aos
coordenadores a fim de garantir o acesso dos alunos ao projeto e ao
desenvolvimento de outras ações que permitam o aprender juntos.
Além
dos aspectos considerados para a consolidação do programa, também se torna
necessário à extensão da EIP junto do currículo de graduação, seja através de
disciplinas básicas como anatomia, fisiologia, microbiologia, dentre outras,
mas também a partir de disciplinas do âmbito da saúde coletiva. Esta expansão
seria possível uma vez que todos os acadêmicos da saúde possuem estas matérias,
e poderiam ser matriculados juntos. Para tanto, seria necessário garantir um
mesmo código de vagas e conteúdo.
Destacamos
também a necessidade de apoio à formação docente no aperfeiçoamento para a EIP.
O exercício da interprofissionalidade é uma diretriz da Organização Mundial da
Saúde, Ministério da Saúde, além de constar nas Diretrizes Curriculares
Nacionais para formação em saúde e nos cursos de modo específico. Assim é
preciso oferecer condições para que os docentes consigam a realização destas
orientações norteadoras para formação em saúde.
Assim
espera-se que PET-Saúde/Interprofissionalidade não seja apenas um programa
indutor e pontual, mas que seja um agente transformador, tanto da formação em
saúde com o fortalecimento e consolidação da EIP como uma experiência de grande
valia nos currículos de graduação da nossa instituição, mas também do cuidado
em saúde.
Certos
de contar com vosso apoio e incentivo.
Atenciosamente,
Grupo PET-Saúde Interprofissionalidade
Campus Campos Grande e Três Lagoas
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O evento proposto pauta-se na necessidade de (re)formulação de propostas para a formação dos profissionais da área da saúde, na perspectiva interprofissional, alicerçada numa formação crítico-reflexiva e colaborativa, na direção da constituição de sujeitos para a transformação social, tem sido uma das demandas para que se reorganizem as práticas de saúde em busca de um sistema ancorado nos princípios e diretrizes do SUS. Nesta perspectiva, na contemporaneidade não se mostra sensato pensar uma formação em saúde alicerçada exclusivamente no desenvolvimento de habilidades apenas relacionadas ao núcleo de competências de cada profissão, mas com ênfase no desenvolvimento de práticas colaborativas e interprofissionais.
Os grupos PET-Saúde edição Interprofissionalidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus Campo Grande e Três Lagoas) realizarão entre os dias 17 e 19 de setembro de 2020 o I Seminário Nacional de Experiências na Educação Interprofissional com o objetivo de promover formação sobre Educação Interprofissional (EIP) para professores, estudantes e profissionais de saúde a partir das experiências do projeto. Além da colaboração de toda comunidade acadêmica, o evento também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU e Três Lagoas), Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SED), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS).
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