Em 2018, com o tema “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, o Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social acontece nos dias 14 a 16 de maio, em Fortaleza (CE), na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), localizada à av. Pontes Vieira, 2391, no bairro Dionísio Torres. O evento é uma promoção do Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
O Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social é uma forma de valorização da categoria, um espaço de formação e fortalecimento das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do exercício profissional e de reafirmação das bandeiras de luta. Em 2018, o Seminário acontece em três dias, com uma programação que traz o Fórum de Estágio, conferências, mesas temáticas e solenidade alusiva ao dia 15 de maio. Ao todo, são 400 vagas gratuitas, sendo 350 para assistentes sociais e 50 para estudantes de Serviço Social.
A temática deste ano, “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, foi aprovada no 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS CRESS, em Brasília (DF), em 2017. Tem o intuito de reforçar o alerta, não só à categoria de assistentes sociais mas a toda classe trabalhadora, que devemos continuar resistindo e lutando contra este cenário de contrarreformas, que se apresenta continuamente, impostas pelo Estado capitalista como uma forma de manutenção das elites no poder e de desmonte das políticas públicas e retirada dos direitos sociais.
Programação geral do Seminário em Fortaleza (CE)
Logo na segunda, dia 14 de maio, a partir das 17h, acontece Sessão Solene com homenagem a assistentes sociais que contribuíram para a consolidação dos princípios ético-políticos da profissão nestes 25 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social. A atividade é aberta ao público!
Na manhã do dia 15 de maio, o Cress Ceará, por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), promove mais uma edição do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio com o tema “Atribuições e competências profissionais no contexto da supervisão de estágio”, acompanhando o mote, em 2018, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS Itinerante.
À tarde, acontece a conferência de abertura “Assistentes Sociais em defesa dos direitos e do trabalho profissional: resistir, ocupar e lutar! Somos classe trabalhadora", com o prof. Dr. Reinaldo Pontes (UFPa) e a profa. Dra. Elaine Behring (UERJ).
Simultaneamente, ainda na noite do primeiro dia, acontecerá, a partir das 19h, no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com o curso de Serviço Social e o Mestrado Acadêmico em Serviço Social (MASS) da Uece, a palestra “Crise da democracia burguesa e o avanço conservadorismo no Brasil” com a profa. Dra. Elaine Behring (UERJ), no Campus Itaperi, em Fortaleza (CE).
Na manhã do dia 16 de maio, o Cress Ceará, em parceria com os laboratórios de pesquisa do curso de Serviço Social da Uece, promove diferentes mesas temáticas simultâneas a partir do eixo “Golpe na democracia, neoconservadorismo, 25 anos do Código de Ética: lutas e resistência”.
E para finalizar o Seminário, acontece a conferência de encerramento “O combate ao fascismo no contexto dos 25 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social”, com a profa. Dra. Maria Alexandra Mustafá (UFPE) e a profa. Dra. Marcia Tiburi (UNIRIO).