As formigas são insetos particularmente populares por serem muito comuns e tidos como altamente organizados, vivendo em sociedade. A Mirmecologia é a ciência que se ocupa do estudo das formigas, perpassando pela biologia, ecologia, fisiologia, evolução, taxonomia, sistemática, filogenia, biogeografia e importância econômica das formigas.
Há uma grande diversidade de formigas e dos seus comportamentos. As formigas são um componente importante da biodiversidade. Sua importância em ecossistemas naturais, agroecossistemas e ambientes urbanos é muito grande, tanto por suas atuações nos diversos processos ecológicos quanto pelas relações que estas têm com o homem (Queiroz et al., 2006). As formigas no contexto da agricultura ganham importância a partir do momento em que podem causar sérios danos econômicos ao se tornarem pragas.
O I Seminário Multidisciplinar "Tem formiga na roça!" tem caráter inter e multidisciplinar, e tem como objetivos abordar aspectos técnicos sobre o tema, além de abordar os aspectos da Mirmecologia relacionados a Sociologia, Biologia, Matemática, Química, Educação Física, Física e Linguagens, de interesse aos alunos do Curso Técnico em Agropecuária.