SUBMISSÕES ABERTAS PARA O II MAPEAMENTO. PARTICIPE PELO LINK: https://www.observar.art/mapeamentoiiconvocatoria
O I Seminário Internacional de Pesquisa da Paisagem Costeira na Arte Contemporânea: ética, ecologia e entorno, visa promover a interação, integração e transdisciplinaridade entre os cursos de artes, biologia, geografia, arquitetura, história, turismo, entre tantas outras áreas do conhecimento, reconhecendo assim, a dimensão plural da arte contemporânea em relação às noções de paisagem, entorno e novos gêneros na construção do conhecimento humano.
O Seminário surge a partir do pensamento inquietante quanto à necessidade de verificar quais são os eixos norteadores provindos das áreas científicas e que tanto tem inspirado certos artistas, coletivos e projetos em arte. A motivação parte da necessidade de consolidar a trajetória e a união do grupo de pesquisa Observatório de Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros (FURG), junto ao Pagus: Laboratório da Paisagem (UFRGS) e ao Centro de Investigación Arte y Entorno (UPV). Muitos são os artistas que têm demonstrado interesse em pesquisas que relacionam arte e natureza, mas nem todos têm em foco o ativismo ambiental e a luta pela sustentabilidade do planeta e o compromisso que a arte contemporânea deve ter com a construção da arte no espaço público, sem perder de vista seu entorno e as práticas necessárias ao combate do câmbio climático e adversidades sociais tendo a planície costeira e o bioma pampa em foco. O que pensam renomados pesquisadores da área da geografia, biologia, arquitetura, produção cultural, educação ambiental, oceanografia e sociologia quando pensamos em nossos biomas?
Através de dez palestras e uma entrevista, apresentadas no canal "FURG Oficial" na plataforma Youtube, diferentes artistas, pesquisadores e professores de diferentes universidades do Brasil e da Espanha, subsidiarão contribuições para novos títulos e referências bibliográficas e artísticas dentro dos estudos da arte pública e da paisagem da planície costeira. O objetivo é dar maior visibilidade e integração aos ativismos artísticos que podem surgir a partir das diferentes metodologias da pesquisa entre as diferentes áreas, de modo a contribuir com o ensino e a extensão. São palestrantes, Prof. Dr. José Albelda Raga, Prof. Dr. José Saborit, Prof. Me. Domingo Mestre, Profª Drª Cassiane Paixão, Profª Drª Rita Rache, Profª Drª Fabiane Pianowski, Profª Drª Daniele Caron, Profª Drª Lucimar Vieira, Profª Drª Vivian Paulitsch, Profª Drª Janice Martins Appel, Prof. Dr. Roberto Verdum, Prof. Dr. Cláudio Tarouco. Cada palestra trará diferentes visões quanto aos parâmetros do que pensam os pesquisadores a respeito de ética ecológica, entorno e ecologia e como estes pensamentos tornam-se valores capazes de estimularem artistas em suas produções poéticas.
A abertura do Seminário será realizada com transmissão direta pela canal da FURG e contará com a fala do Magnífico Prof. Dr. Danilo Giroldo, bem como dos Prof. Dr. José Albelda Raga (UPV, Valencia, Espanha), Profª Drª Janice Martins Appel (FURG) e Prof. Dr. Roberto Verdum (UFRGS) e a apresentação artística do Movimento Coral da FURG, na maestría de Sílvia Zanatta. Faz parte da programação, o I Mapeamento de trabalhos de artistas e pesquisadores do Brasil e da Espanha e que dialogam com arte pública, ecologia e entorno, podendo ser acessado através do site https://www.observar.art/i-semin%C3%A1rio, tendo a curadoria feita por Janice Appel (FURG, Brasil), Domingo Mestre (Espanha), Roberto Verdum (UFRGS, Brasil) e Claudio Tarouco (FURG, Brasil).
No dia 26 de novembro, ocorrerá a abertura da Exposição Internacional Duas Beiras/Dos Orillas, na Galeria Fantastik Lab <https://infofantastiklab.wixsite.com/fantastiklab> (Valência/Espanha), curada e coordenada por Janice Martins Appel e Domingo Mestre e que ganha a curadoria adjunta das artistas Elia Torrecilla e Cristina Ghetti para a apresentação de trabalhos realizados por artistas brasileiros e espanhóis, bem como contará com a participação do Projeto de Ensino Emergencial à Distância (06757) PP19 - Arte pública, entorno e novos gêneros (ILA/Artes - FURG). Em Valência/Espanha, a exposição poderá ser visitada presencialmente, enquanto no Brasil será vista através do canal do Youtube "FURG Oficial".
No dia de encerramento do Seminário haverá uma convocatória aberta ao público, intitulada II Mapeamento. Os trabalhos selecionados serão exibidos no II Seminário, em 2022.
O evento conta ainda com uma programação paralela onde haverá um workshop aberto ao público pelo YouTube com o Prof. de Biologia, Luís Pires, o qual irá trabalhar na perspectiva da apresentação dos principais elementos que constituem a planície costeira. Inclusos nessa programação, também teremos lançamentos de livros, como: "Paisagem: leituras, significados, transformações." dos professores Roberto Verdum, Lucimar Vieira e Luís Pires e "Olhares ecosóficos na arte contemporânea: pesquisas em contextos poéticos e de ensino" do Prof. Cláudio Tarouco.
A realização deste evento não seria possível sem o edital PAEP da CAPES e as agências de fomento que permitem a incentivo à iniciação científica, com o qual destaco o empenho exemplar dos bolsistas do projeto, Leandro Castro, Olívia Collares, Laura Britto, pois sem eles, este evento não estaria sendo realizado. De igual forma, este evento conta o amplo apoio dos colaboradores do projeto e da assistência que recebemos de nossa Universidade, representada por seus diferentes setores. Nosso maior agradecimento ao Gabinete da Reitoria, à Pró-Reitoria de Pesquisa, à Pró-Reitoria de Extensão, à SECOM, ao DAC, ao ILA - Instituto de Letras e Artes e aos professores colaboradores, em especial, às participações internacionais de Domingo Mestre, José Albelda e José Saborit e todos colaboradores da Espanha que permitiram que este momento fosse possível.
Janice Martins Appel
_____________________________________________________________
O Grupo de Pesquisa “Observatório de arte pública, entorno e novos gêneros”, é coordenado pela Profª Drª Janice Martins Appel, reunindo os bolsistas, Leandro Teixeira Castro/IC CNPq, Olívia Godoy Collares/EPEC Pesquisa e Laura Britto Arrieche/PAEP/CAPES, junto ao projeto “Arte pública e a formação de poéticas da paisagem nos biomas planície costeira, pampa, mata atlântica, e seu entorno: monumentos, parques, praças, jardins, feiras, festas populares e ações artísticas” FURG/CNPq. São colaboradores do projeto pesquisadores de diversos grupos de pesquisa em âmbito nacional e internacional. O projeto dialoga com a arte pública e ambiental, sob a perspectiva de uma ética ecológica e a paisagem. A partir do Covid-19 o grupo passou a refletir sobre as mudanças do espaço público e seu entorno, medindo as suas contribuições para a expansão do diálogo na arte contemporânea e produzindo ações específicas. Acompanhe a produção, através do site https://www.observar.art/ e nas redes sociais do Grupo de Pesquisa.
Acompanhe o Grupo de Pesquisa e suas ações pelo site ww.observar.art/ ou através do instagram https://www.instagram.com/observar.art
Todas as palestras do evento estão disponíveis em: https://www.youtube.com/watch?v=zLEY8qf5sYo&list=PLHi-QiX_z1-TbfMWDoMj_u1-hmKB8w9ff