A reforma do ensino médio no Brasil ficou longe de ser uma unanimidade e foi marcada por descontinuidades no processo, tanto institucionais como das concepções curriculares e pedagógicas que a inspiraram. Um dos lugares onde essas descontinuidades primeiro se manifestaram foi no questionamento dado à organização disciplinar do currículo em nome de uma flexibilização ditada por diagnósticos como desinteresse dos estudantes, distanciamento entre os conteúdos estudados e a realidade, sobrecarga de conhecimentos formais para uma etapa de formação que deveria abrir-se para a profissionalização, etc.
Nessas discussões, a Sociologia foi particularmente alvo de ataques e tentativas de (mais uma vez) retirá-la do currículo escolar. Já não estava no ensino fundamental e quase desapareceu do ensino médio. Pela resistência organizada das associações científicas algum efeito foi alcançado e a lei 13415 faz uma referência à obrigatoriedade da Sociologia no currículo do ensino médio, sob a forma de "estudos e práticas". Mas não definiu nem lugares nem formas de inclusão dessa referência obrigatória. Restou aos processos vivenciados em cada sistema estadual de ensino definirem como essa referência não-disciplinar à Sociologia como disciplina - o que afinal significariam estudos e práticas de Sociologia? - se traduziria nos documentos curriculares. Pairou, portanto, uma indefinição que abriu margem a muitos formatos, mas também requereu muitas disputas.
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Conteúdos Curriculares em Humanidades na Escola- gePecH, ligado ao Profsocio/Fundaj e o Comitê de Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia realizaram, desde 2021, um acompanhamento do processo de implementação da nova lei do ensino médio em vista de um mapeamento nacional dos impactos da reforma no contexto da sociologia escolar. Foi articulada uma rede de pesquisadores e pesquisadoras que realizou um primeiro balanço, ainda parcial, em julho de 2022, e agora se propõe a apresentar, num único evento, uma apreciação da construção curricular e seu estágio atual de implementação em todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
Contando com integrantes da equipe do projeto e expositores/as especialmente convidados/as, o Seminário "A Sociologia no Novo Ensino Médio" oferecerá esse panorama completo do cenário nacional, em torno de três eixos: (a) como se definiu a estrutura curricular e o lugar da Sociologia no novo ensino médio; (b) que atores participaram na construção da proposta e como a influenciaram; (c) qual a situação atual da implementação do novo desenho curricular. Será uma oportunidade de reunir docentes, discentes, pesquisadores/as, gestores/as educacionais e realizar uma grande discussão e avaliação do resultado das mudanças em curso para a educação básica, identificando pontos problemáticos e tendências em aberto.
O evento será realizado, nos dias 9 e 10 de outubro de 2023, em formato híbrido, na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, mas transmitido virtualmente por meio do canal institucional no YouTube e estará aberto a todas as pessoas interessadas.