O estado do Pará é o coração pulsante da Amazônia e se destaca como protagonista em uma nova agenda estratégica que une natureza, cultura, ancestralidade e inovação. Em um cenário global em constante transformação, onde a sustentabilidade é mais do que uma escolha, e sim uma necessidade, convidamos você para repensar junto conosco os novos rumos do turismo paraense diante dos desafios e oportunidades do nosso tempo.
Em sua primeira edição, o Seminário RUMOS nasce como uma bússola. Uma iniciativa anual, permanente e estratégica do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (SETUR/PA), que irá reunir especialistas, gestores públicos, empresários, lideranças comunitárias, pesquisadores e inovadores para um diálogo profundo sobre os caminhos do turismo no estado e no Brasil.
Aproveitando o momento histórico em que Belém se prepara para sediar a Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, o Seminário Rumos 2025 traz como tema um tópico urgente e inspirador: ‘O Turismo Pós-COP 30’. Afinal, o que ficará como legado para os destinos turísticos após a conferência? Como alinhar valorização dos saberes locais, promoção internacional e geração de experiências sustentáveis?
É isso que o RUMOS propõe: criar pontes entre tradição e inovação, entre a floresta viva e o mundo que quer (e precisa) conhecê-la com respeito. O evento será um ponto de partida para discutir o legado climático para o turismo, o papel da Amazônia na nova economia verde e as oportunidades de posicionamento competitivo do Pará diante de um mercado cada vez mais atento à responsabilidade ambiental e social dos destinos.
Mais que um seminário, o RUMOS é um instrumento para o futuro: um espaço de diálogo técnico, para conduzir decisões, articular parcerias, estimular a inovação em produtos turísticos e valorizar as particularidades únicas do estado do Pará como destino plural, diverso e alinhado aos novos tempos.
Ao participar do Seminário, você fará parte de uma jornada de construção coletiva — com painéis, rodas de conversa, oficinas e encontros com quem já está transformando o turismo em motor de desenvolvimento sustentável, inclusivo e de alto valor agregado.
O futuro do turismo amazônico já está em movimento. E o RUMOS é o seu ponto de partida para esse futuro ganhar direção.