SEMINÁRIO REGIONAL DE CIÊNCIA INCLUSIVA EM AÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

SEMINÁRIO REGIONAL DE CIÊNCIA INCLUSIVA EM AÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

presencial LOCAL: Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS/UFRB) e Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Mello Erismann - Feira de Santana - Bahia - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Seminário Ciência Inclusiva em Ação: formação de professores, tecnologia e inovação na educação básica

O Ciência Inclusiva em Ação proporcionará discussões sobre a formação de professores, popularização dos conhecimentos na área de ensino, educação científica, tecnologias e inovação. Para tanto, acontecerão atividades conjuntas entre universidade e educação básica, valendo-se de ações inclusivas que possibilitem acesso ao conhecimento mediante linguagens que dialoguem com a diversidade dos povos do campo, povos tradicionais e pessoas com deficiência. O Seminário objetivará estimular o desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação na formação de professores da educação básica. Um evento com selo de qualidade da CAPES, através do Programa de Apoio a Eventos no País para a Educação Básica (PAEP-EB).

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Escrita Acessível

Atenção autores/autoras de trabalhos:


  • A apresentação dos trabalhos será dia 16/05, no CETENS-UFRB, às 14h;
  • As salas dos Gts serão divulgadas após os resultados das avaliações dos resumos;
  • A duração de cada apresentação será de 15 minutos;
  • Os slides das apresentações devem seguir o modelo do template para garantir a acessibilidade  de todas as pessoas;


Template Acessível

REALIZAÇÃO

DISTRIBUIÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHOS

                                                                                                   

Distribuição dos Trabalhos nos GTs

Dia: 16 de maio de 2025.

Horário: 14 – 16h

 

GT-1 Ensino das Ciências por Investigação e Educação Inclusiva nas Escolas do Campo.

Coordenadora: Profa. Dra. Ana Virgínia de Almeida Luna (PPGE-UEFS/PPGECID-UFRB)

Monitores(as): Juan e Damiana

Sala: 101 (Pav.1)

TÍTULO

AUTOR(A)

01

A BNCC e a Educação Inclusiva: implicações na organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo

Juan Pablo Dourado Brito,

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza

02

Do Campo ao Cosmos: Uma Experiência de Ensino de Astronomia com Tecnologias Imersivas

José Augusto Almeida Araújo Júnior,

Klayton Porto,

Charlene Ferreira Brito,

Alexandro Santos Máximo

GT-6 Educação Científica em espaços não escolares

Sala: 101 (Pav.1)

TÍTULO

AUTOR(A)

01

Percurso Formativo e Profissional de Egressos da Licenciatura em Educação do Campo: Reflexões a Partir de Teses e Dissertações

Ray Rocha Cardoso,

Kleber Peixoto de Souza

 

02

Vivências Inclusivas na Comunidade Quilombola de Maria Quitéria em Feira de Santana-Ba

Ana Paula,

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza,

Andre Vitor Pereira da Silva,

Lidiana Estrela Almeida,

Dejane Vitoria Pereira,

Iasmin De Jesus Azevedo

GT-7 Educação, ensino das ciências na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Sala: 101 (Pav.1)

TÍTULO

AUTOR(A)

01

Entre Saberes e Resistências: Vozes que ensinam na EJA

Luana Moura Silva,

Maricleide Pereira de Lima Mendes

 

 

 

 

GT-2 Produtos Educacionais, Inclusão e diversidade na Educação Básica.

Coordenador: Prof. Dr. Flavius Almeida dos Anjos (PPGECID/UFRB)

Monitoras: Ana Rita e Joiceane

Sala: 102 (Pav.1)

TÍTULO

AUTOR(A)

01

A representação social através do desenho no atendimento de crianças Transtorno do Espectro Autista – TEA na educação infantil

Cristiane Sousa Santos

02

As contribuições da música no atendimento educacional especializado de crianças com autismo na Educação Infantil

Cristiane Sousa Santos

03

Produto Educacional: Gamificação no Ensino de Ciências na Educação do Campo

Iago Lima Cerqueira,

Maricleide Pereira de Lima Mendes

04

Práticas inclusivas: inserção de produtos educacionais adaptados em escolas regulares: revisão narrativa

Mariane Do Rosario Pinto Silva

05

Trilhas de Aprendizagem na Horta Escolar: Um Percurso para uma Educação Ambiental Dialógica e Transformador

Jane Lordelo Peneluc Souza,

Maricleide Pereira de Lima Mendes

06

Ensinar a Língua Espanhola no Ensino Médio:  narrativas literárias e multimídia

Gilcimara Jesus Da silva

07

Seminários Formativos como Estratégia de Formação Continuada: Proposta para Professores de Ciências da Natureza com Ênfase na Educação Inclusiva no Ensino Médio.

Érica Cunha Figueiredo,

Jacira Teixeira Castro,

Joelma Cerqueira Fadigas

 

08

Outras perspectivas para educação inclusiva: narrativas de famílias de crianças com deficiência intelectual

Matheus Wisdom Pedro de Jesus

Sumaia Midlej Pimentel Sá

 

09

Os jogos e brincadeiras como recursos didáticos no processo de aprendizagem de estudantes surdos na área da Matemática

Aglaia Muritiba Carneiro Oliveira,

Nanci Rodrigues Orrico

 

10

Portfólio de desenvolvimento da criança com o Espectro Autista na Educação Infantil

Noemia Simplicio Franco,

Teófilo Galvão Filho

 

11

Língua Portuguesa, como L2, para estudantes surdos: as pesquisas acadêmicas e a necessidade de protagonismo dos surdos

Irenilson Patrício dos Santos,

Nanci Rodrigues Orrico

 

GT-2 Produtos Educacionais, Inclusão e diversidade na Educação Básica.

Coordenador: Prof. Dr. Analdino Pinheiro da Silva Filho (PPGECID/UFRB)

Monitores(as): Bruno e Calebe

Sala: 103 (Pav.1)

01

Mapas Conceituais como Estratégia para Trabalhar Gênero e Diversidade na Educação Básica.

Alessandra de Novaes Santana

 

02

Respeito - construindo pontes na comunidade: uma iniciativa escolar de promoção do respeito e da inclusão através do PIBID

Cláudia Rejane Vieira Silva,

Dejane Vitoria Pereira,

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza,

Ana Paula,Iasmin de Jesus Azevedo,

Andre Vitor Pereira da Silva

03

O Papel Formativo do Centro de Apoio Pedagógico Especializado Jonathas Teles de Carvalho

Waleska Santos Cordeiro de Lima,

Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão

 

04

O ensino de Língua Inglesa como ferramenta de inclusão social: uma Proposta de intervenção em uma escola municipal de Feira de Santana

Isabelle Katarinne Dantas Silva,

Flavius Almeida dos Anjos

 

05

Narrativas dos saberes populares: uma proposta de valorização das identidades campesinas

Marta Alves dos Anjos Silva,Leila Damiana Almeida dos Santos Souza

06

Linguagem visual para estudantes surdos: um recurso didático para aprendizagem da língua escrita

Anna Paula Santana Conceição,

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza

07

A Organização do Trabalho Pedagógico da Escola do Campo: Formação e Afirmação das identidades Campesinas

Widnaia Silva Coelho Leite

 

08

Recursos Educacionais e a utilização do PEI para a Formação de Professores dos anos finais do Ensino Fundamental

Jordania Da Silva De Jesus,

Rita De Cacia Santos Chaga

 

09

A transversalidade dos conhecimentos socioemocionais na Educação Básica: impactos na formação continuada do professor e no currículo

Leonam Castro da Silva Carneiro,

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza

 

10

Primeiras impressões diagnósticas na perspectiva da Educação Especial Inclusiva na Escola Municipal João Macário Ataíde

Sandra Brito Carvalho,

Ludmila Daltro Ribeiro dos Santos,

Thaís Leide Ribeiro Araújo Sena,

Naiara Santana dos Santos,

Ana Grasiela Pinto Gomes de Souza

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza

11

Do Quilombo às Aldravias: um relato de práticas para letramento de pessoas com deficiência visual

Rosângela Maria Barrêto dos Santos de Almeida

Viviane Maria Simas S. Portugal,

Tanara Almeida de Freitas

 

 

GT-3 Ensino das Ciências por Investigação, os currículos, a escola e a sala de aula da Educação Básica.

Coordenadora: Profa. Dra. Maricleide Pereira de Lima Mendes

Monitores(as): Elisabete e Emili

Sala: 203 (Pav.2)

TÍTULO

AUTOR(A)

01

Formação continuada de professores em Educação Ambiental e suas perspectivas para a Educação Básica

Maria Venância Silva Portela,

Jessika Alves Oliveira Pereira

 

02

A Astronomia na formação inicial de professores de Geografia: (In)visibilidades curriculares

Igor Neves,

Ana Verena Freitas Paim

 

03

Um olhar sobre a formação continuada de professores e o uso de tecnologias da informação e comunicação na Educação Infantil

Rejane Vitorio de Jesus Almeida

 

04

O uso de Metodologias Ativas no Ensino de Ciências: uma proposta de Iniciação Científica.

Paloma de Campos Silva,

Zorileide Monteiro dos Santos,

Klayton Santana Porto

05

Educar para libertar: Conquistas e Desafios da Educação Antirracista no Brasil

Thais Machado,

Idalina Sousa M. Borgh

 

 

 

 

GT-4 Educação em Ciências diversidade, multiculturalismo e gênero.

Coordenadora: Prof. Dra. Idalina Souza Mascarenhas Borghi (PPGECID/UFRB)

Monitores(as): Elisabete e Emili

Sala: 206 (Pav.2)

TÍTULO

AUTOR(A)

01

Mandacaru, diz a mim o seu feitiço? Performances fabuladas sobre os cactos, a ciência e o sertão

Lara de Souza Bessa

02

Ancestralidade, minha cor, minha identidade

Naara Almeida

03

Gênias do espaço: uma abordagem na educação básica do papel da mulher cientista na era espacial

Cristiane de Aguiar Peixoto Falcão

 

04

Hipátia de Alexandria: Contribuições à Astronomia e à Filosofia Cósmica

Silvana Trindade Santos

05

Pedagogias para as Diferenças: reflexões críticas sobre inclusão de grupos LGBTQIAPN+ no Ensino Médio

Carmen Lúcia Guimarães de Mattos,

Analdino Pinheiro da Silva Filho,

Samuel Velazquez,

Laylla Luiza Pires de Araujo,

Daiana Conceição Souza,

Alessandra de Novaes Santana

06

O Racismo Estrutural como Projeto Político: uma Síntese Analítica de um Ensaio sobre Poder, Trabalho e Morte no Brasil Racializado

Carmen Lúcia Guimarães de Mattos,

Analdino Pinheiro da Silva Filho

Thiago Luiz Alves dos Santos,

Rafael dos Santos,Alessandra de Novaes Santana,

Carlos Cristiam Machado Sousa

07

Os sujeitos de gêneros e identidades e o silenciamento das suas narrativas no contexto cis-heteronormativo de uma escola cívico-militar no Distrito de Jaíba – Feira de Santana/BA

Cristiano Rodrigues de Abreu Pá

Roney Gusmão do Carmo,

Ilana Maia,Rubenildo Sousa dos Santos,

Renata Gonçalves Côrtes,

Rosiane Carvalho Fiuza

08

Entre a teoria e a prática: Desafios na promoção da inclusão a partir da atividade “Mulheres com deficiência que superaram desafios” no 8B

Ana Paula,

Cláudia Rejane Vieira Silva,

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza,

Iasmin De Jesus Azevedo,

Andre Vitor Pereira da Silva,

Dejane Vitoria Pereira

09

Juventude camponesa, permanência e inclusão de diversidades na universidade

Ramon Santana Teixeira Lima,

Idalina Sousa M. Borgh

 

 

GT-5 Educação em Ciências, acessibilidade e a inclusão.

Coordenadora: Profa. Dra. Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão (PPGECID|/UFRB)

Monitoras: Lindeijane e Alicia

Sala: 209 (Pav.2)

TÍTULO

AUTOR(A)

01

Relato de experiência das estudantes do curso de licenciatura em educação especial e inclusiva: o PIBID da LEEI/UFRB

Leiliane Campos Valverde,

Indyanara Santos Ferreira,

Sara Lúcia Dos Santos Cerqueira,

Silvania Souza Santos,

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza,

Caio Suzarte de Souza

02

Inclusão e acessibilidade na educação científica: estratégias para o ensino de surdos

Taynan Alécio da Silva

03

A prática colaborativa e sua contribuição para educação especial inclusiva: relato de experiência pelo PIBID numa escola municipal de Feira de Santana-BA

Ludmila Daltro Ribeiro dos Santos,

Leila Damiano Almeida dos Santos Souza

04

A relação entre a família e comunidade escolar na perspectiva da Educação Especial inclusiva: uma ação realizada em uma escola estadual de Feira de Santana-BA

Ludmila Daltro Ribeiro dos Santos,

Nanci Rodrigues Orrico

05

Relato de experiência:  ações inclusivas da educação do/no campo

Moíra da Silva Quadros Darian

06

A Educação Inclusiva em Escolas Públicas: Um desafio para sociedade – Estudo de Caso.

Bruno Alves Barboza

07

O ensino da matemática no Atendimento Educacional Especializado de estudantes com deficiência visual: constituindo possibilidades pela via dos recursos pedagógicos

Bruno Pessanha Gussani,

Marileide Gonçalves França

 

 

GT-5 Educação em Ciências, acessibilidade e a inclusão.

Coordenadora: Profa. Dra. Silvia Pereira Gonzaga de Moraes (PPE|/UEM)

Monitoras: Lindeijane e Alicia

Sala: 210 (Pav.2)

TÍTULO

AUTOR(A)

01

A experiência do diagnóstico da realidade escolar do PIBID da LEEI/PARFOR/UFRB

Lindeijane Almeida Santos Ferreira,

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza,

Gilsara da Paixão Melo,

Simone de Oliveira Pereira,

Caio Suzarte de Souza

02

Construindo Práticas de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Médio com Intermediação Tecnológica – EMITec

Selma do Espírito Santo Santos,

Patrícia Carla da Hora Correia

 

03

A importância do método da organização neurológica para o desenvolvimento de pessoas neuroatípicas: o legado de Glenn Doman e Raimundo Véras

Priscila Brasileiro Silva do Nascimento

 

04

O processo de alfabetização de uma aluna surda e seu primeiro contato com a LIBRAS no Ensino Fundamental I

Mercia Harlen Batista da Silva,

Sandra Brito Carvalho,

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza

05

As impressões dos bolsistas do PIBID sobre a Sala de Recursos: Um Estudo exploratório

 

Cláudia Rejane Vieira Silva,

Dejane Vitoria Pereira,

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza,

Ana Paula,

Iasmin de Jesus Azevedo,

Andre Vitor Pereira da Silva

 

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}