UFRJ - Campus Praia Vermelha - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
CHAMADA PARA O LANÇAMENTO E EXPOSIÇÃO DE LIVROS NO II SENPED
A Comissão Organizadora do Seminário Nacional de Pedagogia torna
pública a chamada para lançamento e exposição de livros digitais e/ou impressos
durante o evento, a ser realizado presencialmente na Universidade Federal do
Rio de Janeiro (UFRJ), campus da Praia Vermelha, entre os dias 27 a 29
de agosto de 2025.
·Poderá propor o lançamento ou exposição de
livros qualquer participante inscrito(a) no evento.
·A proposição deverá ser feita por e-mail,
através do endereço eletrônico senped2025@gmail.comaté o dia 20 de junho de 2025.
·Se enquadram em obras para a modalidade lançamento
os livros cuja publicação tenham ocorrido nos anos de 2024 e 2025.
·Demais
obras que não tenham sido publicadas nesse recorte temporal, poderão ser inscritas na modalidade exposição de livros.
·Apenas livros a serem lançados no
evento terão suas apresentações feitas oralmente no tempo de 10 minutos.
·Normas para a submissão das propostas:
oO(a)
autor(a) ou organizador(a) do livro deverá enviar para o e-mail senped2025@gmail.com
um resumo, de até 250 palavras, contendo informações sobre o título,
autor(es)(as), escopo temático da obra e a composição do(s) capítulo(s). No
arquivo, em word, deve conter, ainda, informações da ficha catalográfica do
livro, além do nome completo dos autores(as)/organizadores(as) presentes para o
lançamento dos livros.
oA comissão organizadora selecionará os livros
a serem lançados ou expostos com base nos critérios de aderência aos objetivos
e temáticas pertinentes às discussões realizadas no evento.
·É
de responsabilidade do(a) autor(a) a disponibilização e comercialização dos
livros junto ao público que deseje adquiri-lo durante o evento.
·Os(as)
autores(as) que tiveram suas obras selecionadas para o lançamento ou exposição
no evento receberão, posteriormente, um e-mail orientador sobre o local e como
ocorrerá o lançamento e a exposição de forma presencial.
🕒 O prazo para envio é de 72 horas a partir da publicação, ou seja, até 14h (horário de Brasília) do dia 13/06.
Recursos enviados via e-mail serão desconsiderados.
O resultado dos recursos serão enviados até o dia 19/06, 23:55 horário de Brasília.
Atividades
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Eixos Temáticos e temas relacionados
Eixo I – Pedagogia, epistemologia e teoria da educação
Temas - Pedagogia como Ciência da Educação; Pedagogia e Epistemologia; Metodologia da Pesquisa em Pedagogia; Teoria Geral da Pedagogia; Teoria Geral da Educação; Constituição Histórica e Disciplinar da Pedagogia.
Eixo II – Pedagogia, formação inicial e continuada de professoras/es e pedagogas/os
Temas - O curso de Pedagogia: história e dilemas atuais; Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia; Diretrizes Curriculares dos Cursos de Formação de Professores/as; Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia; Práticas de Formação Continuada de Pedagogas/os e Professoras/es.
Eixo III - Pedagogia, docência e práticas pedagógicas no sistema de ensino
Temas - Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil; Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental; Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas no Formação de Professores em Nível Médio e Nível Superior; Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Especial; Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Indígena; Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Quilombola; Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos; Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas no Educação do Campo; Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas na Educação à Distância; Pedagogia Universitária;
Eixo IV – Pedagogia escolar, gestão, coordenação, supervisão, inspeção e orientação educacional na Educação Básica
Temas - Teoria e Prática da Gestão Escolar; Teoria e Prática da Gestão Educacional; Teoria e Prática da Coordenação Pedagógica; Teoria e Prática da Orientação Educacional; Teoria e Prática da Inspeção Escolar; Teoria e Prática da Supervisão Escolar.
Eixo V - Pedagogia e atuação da/o pedagoga/o nas organizações, movimentos sociais, políticas públicas e outros espaços não escolares.
Temas - Pedagogia Não-Escolar; Pedagogia no Sistema de Assistência Social; Pedagogia Hospitalar; Pedagógica Jurídica; Pedagogia no Sistema Socioeducativo e Prisional, Pedagogia do Trabalho; Pedagogia na Educação Superior; Pedagogia Social; Pedagogia e Educação em Saúde; Pedagogia e Educação Popular; Pedagogia e Educação do Campo; Pedagogia nos Movimentos Sociais. Pedagogia nas Organizações Não-Governamentais; Pedagogia, Educação e Mídias Digitais.
Convidados
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Comissões organizadoras
Comissão de Articulação Institucional
Coordenadores: José Leonardo Rolim de Lima Severo & Aline Daiane Nunes Mascarenhas
Componentes: Ana Paula Lanter; Breno Luís Carvalho de Oliveira Batista; Maria Goretti da Silva; Patrícia Lima.
Comissão de Comunicação e divulgação
Coordenadores: Luiza da Silva Braido & Liliana Soares Ferreira
Componentes: Graziella de Camargo da Costa; Natalia dos Santos Peres; Michele Fagundes da Silva; Jonas Emanuel Pinto Magalhães.
Coordenadores: Moacyr Salles Ramos & Renata do Nascimento de Souza.
Componentes: Sophia Ferreira Lewer de Oliveira; Ana Luiza da Costa Lima Vidal; Alex Sandro Lins Barros; Ana Paula Lanter.
Comissão de Acolhimento, cultura e lazer
Coordenadores: Jonas Emanuel Pinto Magalhães & Adriana Patrício Delgado.
Componentes: Ana Luiza da Costa Lima Vidal; Ana Carolina dos Santos; Denise Mak; Livia Mascarenhas; Elisa Fogtman; Rafaella Ruchiga Leon Haddad; Cláudio de Oliveira .
Comissão Científica
Coordenadores: Jefferson da Silva Moreira & Maria Isailma Barros de Pereira.
Componentes: Lenilda Rego Albuquerque de Faria; Ari Fernandes Santos Nogueira; Thamyris Mariana Camarote Mandú; Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento; Miguel Cechin; Maria da Conceição de Melo Amorim; Jonas Emanuel Pinto Magalhães; Marcella da Silva Estevez Pacheco Guedes; Thaiany Guedes da Silva
Componentes pareceristas:
Maria da Conceição de Melo Amorim; Catarina Malheiros da Silva; Marta Alencar dos Santos; Iandra Fernandes Caldas; Márcia Girlene e Silva; Daiana Zenilda Moreira; Maria do Rozário Azevedo da Silva; Eduardo Oliveira Miranda; Melanie Laura Mariano da Penha Silva; Erica Bastos da Silva; Marijane Alves Andrade Pimentel; Camila Ferreira da Silva; Elaine Suane Florêncio dos Santos; Odair França de Carvalho; Cristianne Lopes; Neferson Barbosa da Silva Ramos; Sandra Batista Ferreira; Verônica Pessôa da Silva; Paulo César Marques de Andrade Santos; Adriana Maria da Silva; Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis; Jefferson da Silva Moreira; Hélio da Guia Alves Junior; Edmila Silva Gonzalez; Ivonete Barreto de Amorim; Suely dos Santos; Simone do Nascimento Nogueira; Fabrício dos Santos Ferreira; Selma dos Santos; Patrícia Tanganelli Lara; Erica Esch Machado; Priscila Andrade Magalhaes Rodrigues; Maria Isailma Barros Pereira; Zenilda Fonseca de Jesus Souza; Crystiane Alves Cavalcante; Luciana Pereira da Costa e Silva; Márcia Alessandra Beltrão Soares; Klenia Marla dos santos Santiago; Maria Nilvane Fernandes; Thaiany Guedes da Silva; Fernanda Pinto de Aragão Quintino; Angelina Júlio Chadreque; Renata Aparecida da Silva; Aldenor Batista da Silva Junior; Maria Leogete Joca da Costa; Endrius Ferreira da Silva Chaves; Idelvani da Conceição Bezerra Thiago; Juliana Cavalcanti Macedo; Ari Fernandes Santos Nogueira; Renata Lucia Baptista Flores; Thamyris Mariana Camarote Mandú; Taíses Araújo da Silva Alves; Jaqueline Alves Calaça santos; Jaqueline Gomes de Negreiros; Gizele Ramos Mota Fernandes; Adelson Ferreira da Silva.
Coordenadores de eixo: I - Jefferson da Silva Moreira e Lenilda Faria
II - Thamyris Mandú e Cacia Rehen
III - Andreza Berti e Maria Cecília Sanches
IV - Patrícia Lima e Suzete Orzechowski
V - Ari Fernandes e Érico Machado
Realização, Parceria, Apoio e Entidades/Instituições participantes
Realização:
Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPEd)
Local do Evento
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sobre o Evento
II SEMINÁRIO NACIONAL DE PEDAGOGIA - Pedagogia do tempo presente: a tradição e a busca por outros horizontes
O Seminário Nacional de Pedagogia (SENPED), promovido pela Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed), é um evento bianual que tem por objetivo promover e divulgar ações e resultados de pesquisas e práticas formativas fundamentadas na concepção de Pedagogia como Ciência, Curso e Profissão, articulando a educação como prática social em contextos escolares e não escolares.
Em sua primeira edição (2023), realizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o evento reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais de todas as regiões do Brasil, despertando grande interesse da comunidade acadêmica e do campo profissional da Pedagogia. Em 2024, o SENPED desdobrou-se em dois eventos regionais: o I Seminário de Pedagogia da Região Sul, realizado no campus de Foz do Iguaçu da Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE), e o I Seminário de Pedagogia da Região Nordeste, sediado no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Recife, consolidando-se como um evento de referência na área Pedagogia.
Em 2025, o Rio de Janeiro será o cenário do II Seminário Nacional de Pedagogia, tendo como palco principal a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição que sediará o evento nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no campus da Praia Vermelha (Urca). Com a temática A Pedagogia do Tempo Presente: a tradição e a busca por outros horizontes, o Seminário reafirma a relevância histórica e atual desse campo de pesquisa e práxis. Assim, ao mesmo tempo em que confere destaque ao legado da Pedagogia — seu rigor metodológico, suas categorias analíticas e sua dimensão humanizante e transformadora —, lança luz sobre questões candentes que desafiam pesquisadores e profissionais da educação a repensar práticas educativas, políticas públicas e projetos formativos em um contexto marcado por tensões retrocessos sociais, políticos e educacionais.
Mais do que um evento acadêmico, que reúne pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, o II SENPED configura-se também como um espaço de reflexão e compartilhamento de experiências para profissionais da Pedagogia que atuam em diferentes frentes, funções e contextos institucionais, tanto escolares quanto não escolares.
Com esse horizonte, assume-se como compromisso ético-político a promoção do diálogo crítico e construtivo em torno da Pedagogia, reconhecendo seu papel fundamental na construção de práticas educativas humanizadoras, essenciais para o alcance e consolidação de uma sociedade mais justa, democrática, inclusiva e plural.