A Fundação Joaquim Nabuco, por meio da sua Diretoria de Pesquisas, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus Penedo, desenvolve a pesquisa Participação e Governança Ambiental Municipal: territórios costeiros.
A pesquisa "PARTICIPAÇÃO E GOVERNANÇA AMBIENTAL MUNICIPAL: territórios costeiros" tem o objetivo de estudar a governança ambiental em municípios costeiros do Nordeste, tendo sido a região do São Francisco seu projeto piloto. Nesse sentido foram visitados os municípios de Pacatuba, Ilha das Flores, Brejo Grande e Neópolis em Sergipe e Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto em Alagoas em 2022.
Visando divulgar e discutir resultados da pesquisa, assim como fomentar o diálogo entre os diversos atores locais envolvidos na gestão ambiental, a Fundaj e seus parceiros estão organizando o Seminário "Governança Ambiental Municipal na região costeira do rio São Francisco", a ser realizado na sede do IFAL em Penedo-AL, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2023.
O conceito de governança engloba a sociedade como um todo, não se restringindo ao poder do Estado. Esse conceito nasce em 1992 no Banco Mundial e vem sendo utilizado desde então tanto no setor público quanto no privado. Aqui ressaltamos que o meio ambiente, por suas características de recurso “comum” (Ostrom, 1989) incita um olhar difuso, por toda a sociedade. Assumimos então que a capacidade governativa para o meio ambiente conta também com a ação da sociedade civil organizada e como o governo exerce seu poder na implementação de ações que visem a conservação ambiental e um desenvolvimento sustentável.
Nessa perspectiva, o evento pretende reunir estudiosos e representantes de instituições que lidam com questões relacionadas ao tema, gestores públicos, agentes não governamentais e lideranças locais de instituições da sociedade civil ligadas à questão ambiental, para debater aspectos atuais atinentes aos municípios costeiros do São Francisco, dos estados de Sergipe e Alagoas.




