O I Seminário Nacional de Memórias das Artes na Amazônia é um evento que congrega ensino, pesquisa e extensão, sendo um espaço para discussão de temas relacionados à memória, história e diversidade cultural na região amazônica.
O evento será realizado na Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (FAARTES/UFAM), com organização pelo Laboratório/Centro de Documentação e Memória da Cultura na Amazônia (CEDOMCA), Laboratório de Educação Musical (LABEM) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia (GEPMUSA), reunindo professores, alunos da UFAM e de outras instituições de ensino, além de estudantes de pós-graduação e comunidade em geral.
A programação conta com atividades formativas, conferência com Adriano de Castro Meyer (IEB/USP), mesa redonda, abertura de exposição, bate-papo na Galeria de Arte da UFAM (GAU) e apresentações musicais. Para participar da oficina "A música e seus documentos" ou dos Diálogos na GAU: "A Arte de Da Silva Da Selva" é necessário se inscrever individualmente nas atividades que desejar (AQUI).
O Seminário tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT/UFAM), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP/UFAM), da Galeria de Arte (GAU) e do Centro de Artes da UFAM (CAUA), além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio dos Programas Humanitas 2022 e POP CT&I 2022.