O professor e escritor João Candido Portinari ministrará o seminário "Entre pincéis e palavras: o universo de Portinari em diálogo com a literatura" na quinta-feira, dia 5 de setembro, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca.
Na palestra, serão apresentados os bastidores da criação e instalação dos monumentais painéis na sede da ONU, destacando sua importância como patrimônio artístico e símbolo da aspiração humana pela paz. João Candido também abordará a primeira itinerância dos painéis, que incluiu sua restauração no Brasil e exposições em importantes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Paris, culminando com seu retorno à ONU em 2015.
Sobre João Candido Portinari
João Candido Portinari é Ph.D. pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT.
(Antes de ingressar no MIT, cursou o Lycée Louis-Le-Grand e a École Nationale Supérieure des Télécommunications, em Paris, onde se formou como Engenheiro de Telecomunicações)
A convite da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro — PUC-Rio, regressa ao Brasil, em 1967, após dez anos no exterior. Passa a integrar o quadro docente da PUC-Rio, como professor em tempo integral e dedicação exclusiva.
Foi um dos fundadores do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, do qual foi Diretor de 1968 a 1970.
Em 1979, após 13 anos de atividades de pesquisa, ensino e administração desenvolvidas em tempo integral no Departamento de Matemática da PUC-Rio, o Professor Portinari concebeu e implantou o Projeto Portinari, trabalho universitário de equipe multidisciplinar, empenhado no levantamento, catalogação, pesquisa e democratização de um vasto acervo documental sobre a obra, vida e época do pintor Candido Portinari (1903-62).
É também Presidente da Associação Cultural Candido Portinari, sucedendo ao seu primeiro Presidente, o Professor Afonso Arinos de Mello Franco.