Acolher, pertencer, valorizar e problematizar a diversidade de pessoas e as diferenças que as singularizam, requer posicionamentos claros contra a homofobia, o racismo, à misoginia, o capacitismo e toda forma de violência contra a dignidade humana. Por isso, assumir o protagonismo, pressupõe colocar nos fóruns de discussão temáticas como relações étnico-raciais, gênero, sexualidade, pessoas com deficiência e transtornos, pessoas idosas, trabalhador no/do campo, juventude e muitas outras categorias excluídas do acesso aos bens culturais e econômicos e dar visibilidade ao seu cotidiano, seja por meio do reconhecimento do seu valor e pertencimento à sociedade, seja por possibilitar que as representações de grupos distintos possam, em fóruns específicos, compartilhar seu sentimento quanto a esses processos de segregação e exclusão.
Promover espaços para a problematização da diferença e da diversidade constituem demandas caras para a Universidade, principalmente, em se tratando do diálogo com a categoria estudantil. Com essas reflexões, a Coordenação Acadêmica da UFPA, campus de Castanhal, em parceria com o projeto de Extensão “Mostra Itinerante Universidade e Inclusão Social: perfil do estudante para ingresso na Universidade e ações de intervenção”, promove, no dia 26 de setembro de 2024, no campus Universitário da UFPA em Castanhal, o III Seminário Diversidade e Diferença, com o tema: Protagonismo discente para acolher, pertencer e respeitar os diferentes grupos sociais na UFPA.
Os objetivos são dialogar sobre a valorização, o respeito e a inclusão das diversas culturas, etnias e grupos sociais com enfoque na representatividade de grupos no âmbito das diferentes instituições da sociedade. E colocar em discussão a inclusão social a partir da abordagem sobre o pertencimento das distintas pessoas no espaço acadêmico, para possibilitar uma visão política problematizadora e propositiva da inclusão.
Poderão participar do evento estudantes, professores e técnicos de universidades e de escolas básica, membros de associações ou grupos que representem a diversidade e a diferença na sociedade, bem como representantes do poder público municipal.