O evento “Seminários de Saúde Coletiva - Perspectivas reflexivas sobre sobre o tear oncológico”, foi inspirado na Dause Coletiva e na promoção da troca de conhecimentos entre estudantes, profissionais e comunidade, incentivando reflexões sobre a importância de um cuidado humanizado, multiprofissional e centrado nas necessidades dos pacientes oncológicos.
A temática do Câncer, sempre atual, é ainda repleta de tabus, o que motivou o evento a alcançar a comunidade de entorno.
Partindo da criatividade e escolha temática da Turma 06, da etapa Prática da Componente Curricular Introdução à Saude Coletiva (ISC001), os seminários apresentam os resultados das atividades desenvolvidas ao longo do semestre, alinhadas à visita de campo ao Hospital Aristildes Maltez, diálogos com profissionais de saúde e discussões sobre diferentes aspectos do cuidado ao paciente oncológico.
Serão abordadas temáticas como saúde mental, saúde da mulher, saúde da pessoa idosa e outras dimensões relacionadas à assistência integral em oncologia.
Apoio:
- Movimento Social Saúde Mental de Janeiro a Janeiro;
- Sociedade de Escritoras da Costa do Descobrimento.
Orientação: Prof.ª Dr.ª Marília Martins de Araújo Reis.
ISC-UFBA.
Psicóloga CRP03/02210
Agradecimentos:
Hospital Aristides Maltez
Instituto de Saúde Coletiva-UFBA