foi um evento presencial que aconteceu entre 27 de fevereiro e 02 de março de 2023. Sendo organizado pelo DAEQ Cimatec, que buscou a participação de profissionais incríveis de reconhecidas atuações para compor uma semana de eventos, palestras, stands e sorteios.
O evento trouxe como tema central:
ENGENHARIA QUÍMICA NAS ÁREAS DA SAÚDE E DA MEDICINA
Nos vemos em breve, em 2024...
⚡ Energia: A força que move o mundo ⚡
O engenheiro químico tem um papel importantíssimo no mundo atual na logística aplicada, quando bem capacitado consegue atuar em diversas áreas distintas, que vão além de projetos ou processos físico-químicos. É uma profissão capaz de atuar na área comercial, na geração de energia, com higiene e segurança, pesquisa e desenvolvimento, informática, além das áreas de saúde.
Existem diversas especializações que da engenharia química na saúde, qual são pouco exploradas e deverão passar a ser mais presentes com a evolução tecnológica e o crescimento industrial, seja na produção de remédios em escala industrial, ou lidando com bioquímica em bioprocessos, como na indústria cosméticos, ou projetando biomateriais, como também, ao operar softwares de engenharia molecular.
Para tal, objetiva-se trazer em pauta, um pouco das múltiplas atuações da Engenharia Química para os demais estudantes do SENAI CIMATEC e/ou interessados de Salvador-BA e região metropolitana. A SEMEQ tem o intuito de organizar um evento educativo e dinâmico sobre uma área com um enorme potencial de crescimento no futuro dentre as ramificações da engenharia química, apresentando possibilidades de atuação aos estudantes e profissionais.
Deseja-se evoluir em caráter cívico, social, cultural, científico e tecnológico visando a melhor experiência acadêmica, engajamento discente e o aprimoramento da formação universitária. Ao criar um ambiente de aprendizado, não só para os estudantes das áreas de química, mas para todos os estudantes do SENAI CIMATEC, sobre o futuro da indústria (trazendo discussões como: “Engenharia no século XXI e a Indústria 5.0”) centralizando a expansão da tecnologia ao comentar sobre a relação da engenharia química com a área da saúde.