Seminário de Educação do Araguaia - Semear

Seminário de Educação do Araguaia - Semear

presencial Cefapro - Barra do Garças - Mato Grosso - Brasil

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Terça-Feira, 11 de Junho

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Publicações Semear

A Comissão do Seminário está organizando a publicação das pesquisas acadêmicas e relatos de experiência em uma edição especial da Revista FACISA ON-LINE, nas modalidades revista e anais. Para isso, os autores (máximo dois) deverão adequar seus trabalhos às normas e encaminhá-los juntamente com o termo de autorização de publicação, impreterivelmente, até o dia 28/08/2019 às 23h59min. do horário de Brasília, no e-mail: cefaprosemear@gmail.com

 

Acesse as normas de envio, termo de autorização de envio e template, clique aqui: Publicações Semear

Avaliação do Semear

Com o objetivo de realizar uma avaliação do evento, para que possamos gerar encaminhamentos para as próximas edições, organizamos uma questionário que gostaríamos que respondessem. Desde já, agradecemos a sua contribuição.


Acesse o link: Avaliação Semear 

Seminário de Educação do Araguaia - Semear

Diálogos e reflexões a respeito das experiências pedagógicas e das pesquisas acadêmicas na Educação Básica

O contexto educacional brasileiro, na contemporaneidade, tem enfrentado muitos desafios que nos levam a questionamentos como: Qual o papel das políticas públicas e da escola? Quem são os professores que atuam na Educação Básica? Quem são os alunos que frequentam a escola pública? Quais saberes são necessários para ensinar? O que deve ser ensinado aos alunos da Educação Básica? Como ocorre o processo de aprendizagem? A quem interessa ‘ranquear’ as escolas? Tais perguntas fazem-se necessárias para que possamos refletir, no coletivo, as intencionalidades/ideologias presentes nas políticas públicas para a educação no Brasil.

Para isso, faz-se necessário compreendermos o significado de categorias como: qualidade, desempenho e competência, presentes nos discursos oficiais e conduzem às práticas escolares, mobilizando todos os profissionais da educação a encontrarem estratégias/procedimentos eficientes e eficazes, associados ao desempenho dos alunos, por meio das avaliações externas. 

Essa sistemática traz em seu bojo a lógica da produtividade, que envolve organismos e programas internacionais que passam a ser indutoras e reguladoras dos processos educacionais em nosso país. Nessa lógica, rankings, méritos, exigências do mercado de trabalho desumaniza a educação, manipula e oprime aqueles que dela fazem parte, em prol de uma educação mercantilista.

Nessa perspectiva, Stephen Ball (2013), nos alerta que “[...] novas formas de disciplina são colocadas pela competição, eficiência e produtividade. E novos sistemas éticos são introduzidos baseados no auto-interesse institucional, pragmatismo e valor performativo” (p.07).  Em busca da excelência do eu, todos os envolvidos no trabalho educacional, passam a tomar atitudes individualistas e meritocráticas. “O acto de ensinar e a subjectividade do professor estão ambos profundamente alterados dentro desta nova visão de gestão (de qualidade e excelência) e das novas formas de controle empresarial (através do marketing e da competição)”. (Ball 2013 p.09)

Em sendo assim, as políticas públicas de formação inicial e continuada dos profissionais da educação, precisam ser revistas, repensadas e discutidas pelas três esferas Federal, Estadual e Municipal, quanto a sua configuração e condições de desenvolvimento. Torna-se imperativo voltarmos o olhar para questões subjetivas dos profissionais da educação, distantes da lógica mercantilista, considerando para isso, elementos sobre a sua formação inicial, suas experiências pessoais e profissionais, os espaços formativos bem como as expectativas que se tem da profissão, entre outras questões que influenciam a profissão e a profissionalidade.

Essas questões precisam ser discutidas, principalmente em eventos científicos voltados à educação, a fim de que os profissionais possam expressar as angústias e os dilemas que envolvem as políticas para a Educação Básica. Isso possibilita, também momentos de reflexão   a respeito da prática didático-pedagógica para buscar, ações efetivas, na qual todos os envolvidos no processo educativo sejam considerados sujeitos sociais, ou seja, pais, alunos, professores, técnicos e apoio administrativo educacional, cada seguimento com as suas particularidades, mas com objetivos em comum em torno da educação de qualidade social.

Em relação aos professores, estudos mais recentes, como de Nóvoa (2013) apontam que, cada vez mais, eles se encontram em crise de identidade profissional, uma vez que dificilmente se reconhecem como professores/educadores diante de tudo que lhes é cobrado e/ou designado.

Para fazer frente a esses desafios é importante que sejam criados espaços coletivos de discussão a respeito das políticas educacionais, da formação inicial e continuada, visto que também é um dos eixos estruturantes da profissionalização da carreira docente e do desenvolvimento profissional, pois leva “[...] a um enriquecimento da competência profissional dos docentes implicados na tarefa de formação” (GARCIA, 2005, p. 27). Esse desenvolvimento profissional deve ser concebido como um processo contínuo, provocador de mudanças, de inovações e de desenvolvimento curricular, ligada ao desenvolvimento organizacional da escola que integra tanto os conteúdos acadêmicos e disciplinares quanto os de formação pedagógica, capazes de relacionar teoria-prática e contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos educadores.

Nessa mesma perspectiva, encontram-se os técnicos e apoio administrativo educacional que também precisam de ações para a construção de sua identidade como educadores que, por meio do seu trabalho, contribuem para a formação dos estudantes. Assim, entende-se que todos os espaços da escola são educativos. Nesse sentido, a formação continuada é imprescindível, na medida em que se estabelece, segundo Noronha (2009), a inter-relação entre a atividade do professor na escola a atividade/trabalho dos profissionais que atuam na secretaria, na cozinha e nos serviços de apoio.

Por isso, é importante criar espaços para discutir as políticas públicas para a Educação Básica de maneira crítica e reflexiva, na qual o diálogo deve prevalecer para que se possa construir propostas que sejam pautas nas diferentes realidades presentes nas escolas da Região do Araguaia, possibilitando, assim, aos educadores(as) e educandos(as) buscarem alternativas para a educação, mais especificamente para o processo de ensino-aprendizagem, a fim de contribuir com a formação de uma sociedade mais humana e igualitária. Isso possibilita, como destaca Mizukami (1986), a assunção da postura de um professor pesquisador que analisa, reflete, interpreta e atua didaticamente, para superar os constantes entraves sociais e educacionais que estão no âmbito escolar e social.

Inscrições Encerradas

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

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Programação Geral

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Convidados

Conheça os convidados do nosso evento

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Noite Cultural no Semear


Submissões de Trabalhos Encerradas

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Orientações Gerais para o Envio de Trabalhos

Cronograma de Avaliações

 

Submissão de Trabalhos – PRORROGADO ATÉ O DIA 20 DE MAIO DE 2019

Período de Avaliação pelos Pareceristas – 21 a 27 de maio de 2019

Submissão das Ressalvas (dos trabalhos necessários) – PRORROGADO ATÉ O DIA 07 DE JUNHO DE 2019

Avaliação das Ressalvas pelos Pareceristas – 06 a 11 de junho de 2019

Publicação do Resultado Final – até o dia 17 de junho de 2019

 


Orientações de envio, clique aqui.

Acesse o template clicando aqui.

Acesse as orientações de apresentação de trabalhos, clique aqui.

Lista de Trabalhos Aprovados, clique aqui.

Certificação

 Os certificados serão emitidos para os participantes que obtiveram a frequência mínima de 75% do total da carga-horária do evento que será de 20 horas. Para isso é importante que os participantes fiquem atentos as listas de presença, que estarão disponíveis na abertura do evento, nos grupos de trabalho e na palestra de encerramento.

Hospedagem e Alimentação

Indicações de locais de hospedagem e alimentação em Barra do Garças

HOTÉIS

 

Hotel Esplanada

Contato: (66) 3401-2515

Quartos Duplos: R$160 a diária

Quartos Triplos: R$210 a diária

 

Hotel Serra Azul 

Contato: (66) 3401-6663

Quartos Duplos: R$150 a diária

Quartos Triplos: R$180 a diária

 

Hotel Tawfig´s

Contato: (66) 3401-1718

Quartos duplos: R$207 a diária
Quartos triplos: R$ 250 a diária 


Novo Mundo Hotel

Contato: (66) 3401-1824

Diária $80,00 (individual)

Diária $130,00 (quartos duplos)


RESTAURANTES

 

Gullas Bistrô

Contato: (66) 9 9206-6301

R$33,90 

 

Azeitonas Grill

Contato: (66) 3047-3335

R$31,90

Comissão Organizadora

Coordenação Geral:

Prof. Esp. Edilson Pereira Santos

Prof.ª Ma. Edmara da Costa Castro Dallabrida

Prof.ª Esp. Elisiane Medianeira Moro Tolio

Prof.ª Esp. Elissônia Maria Ferreira

Prof. Dr. Hugo Heleno Camilo Costa

Prof. Me. Ismael Donizete Cardoso de Moraes

Prof.ª Esp. Lílian Ferreira Silva Ferraz

Prof. Me. Lucenildo Elias da Silva

Prof.ª Dr.ª Marilene Marzari

Prof.ª Ma. Marizete Alves Neves Ten Caten

Prof.ª Ma. Mary Carneiro Rezende

 

Gerência de Página:

Prof.ª Esp. Alissandra da Silva Santos

Prof.ª Esp. Ângela Maria Vivan

Prof.ª Ma. Marizete Alves Neves Ten Caten

Técnico em Designer Gráfico - Neemias Souza Alves

Prof. Victor Alves Santos

 

Coordenadoria de Secretaria e Logística:

Apoio Adm. Educacional - Adriana Aparecida de Assis Silva 

Prof. Me. Ernandes Araújo Nascimento

Prof.ª Esp. Eulália Gonçalves Souza Oliveira

Apoio Adm. Educacional - Euslene Ferreira Leal Noleto

Prof.ª Dr.ª Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque 

Prof.ª Esp. Lílian Ferreira Silva Ferraz

Técnica Adm. Educacional - Maria Auxiliadora Vieira da Silva 

Prof.ª Esp. Pricila Cabral Coelho Moraes

Técnica Adm. Educacional - Suelma Soares dos Santos 

Técnica Adm. Educacional - Vanderlice Ferreira

 

Coordenadoria de Comunicação:

Prof.ª Esp. Benedita Vilmária Alves Pereira

Prof.ª Esp. Elídia Paula Cristino Bernardes Silva

Prof.ª Esp. Elisiane Medianeira Moro Tolio

Prof.ª Esp. Elissônia Maria Ferreira

Prof.ª Esp. Gilves Furtado de Queiroz

Prof.ª Dr.ª Graziele Borges de Oliveira Pena

Prof.ª Esp. Rita Natalia Batista da Silva Carvalho

 

Comissão de Relações Institucionais:

Prof.ª Ma. Mary Carneiro Rezende

 

Comissão Cultural:

Prof.ª Esp. Deijalsina Gonçalves da Silva

Prof.ª Esp. Eliane Pereira Campos Silva

Prof. Me. Ernandes Araujo Nascimento

Prof. Esp. Eduardo de Lima Cunha

Prof.ª Esp. Flávia Cunha Lima


Intérpretes de Libras:

Lucas Baracho Sousa

Luciane Ana de Oliveira


Comitê Científico:

Prof.ª Ma. Carine Rodrigues da Costa

Prof.ª Ma. Edmara da Costa Castro Dallabrida

Prof.ª Dr.ª Egeslaine de Nez 

Prof. Me. Eliakim Oliveira Kuster

Prof. Me. Ernandes Araújo Nascimento

Prof. Dr. Hidelberto de Sousa Ribeiro 

Prof. Dr. Hugo Heleno Camilo Costa

Prof. Me. Ismael Donizete Cardoso de Moraes

Prof.ª Ma. Jane Santos Oliveira

Prof. Me. Leandro Miranda

Prof. Me. Lucenildo Elias da Silva

Prof.ª Ma. Luciana Akeme S. M. Deluci

Prof.ª Ma. Luciene de Morais Rosa

Prof.ª Ma. Maria Goreti Barrichello Cerqueira

Prof.ª Dr.ª Marilene Marzari

Prof.ª Ma. Marizete Alves Neves Ten Caten

Prof.ª Dr.ª Marly Augusta Lopes de Magalhães

Prof.ª Ma. Mary Carneiro Rezende

Prof. Me. Mauro José de Souza

Prof. Ma. Mônica Maria dos Santos 

Prof.ª Ma. Neuzamar Marques Barbosa

Prof. Dr. Odorico Ferreira Cardoso Neto

Prof. Me. Oscar Waraiwe Urebete

Prof. Me. Phábio Rocha da Silva

Prof. Me. Raimundo Nonato Silva de Oliveira

Prof.ª Ma. Stephania Luz Poleto

Prof.ª Dr.ª Valéria Márcia Queiroz 

Contato

Em caso de dúvidas, estamos à disposição para atendê-lo: 

 

E-mailcefaprosemear@gmail.com

 

Telefone: (66) 3401-7620

Organização

                       

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