A Semana Pedagógica tem o objetivo de promover a formação continuada dos profissionais da educação com discussões pautadas em temas emergentes que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem, de modo a fundamentar os profissionais da educação para o planejamento do semestre letivo.
A Semana Pedagógica de 2019, com o tema “Avaliação da Aprendizagem e Inclusão Escolar: compromisso com a aprendizagem de todos”, tem o objetivo de discutir a avaliação, e consequentemente o currículo, com um processo de inclusão, tendo presente a diversidade dos estudantes do IFSC.
A inclusão, temática recorrente na instituição escolar e missão do IFSC quando aponta "Promover a inclusão e formar cidadãos (...)", questiona práticas e considera todos os seres humanos com seus potenciais e características reconhecidas e plenamente valorizadas.
Assim, apresenta-se à escola uma situação desafiadora, sobretudo nas últimas décadas, a de incluir todos os estudantes, de forma a oferecer educação de qualidade em que sejam respeitadas as diferenças e necessidades de forma equânime.
Para tanto, o desafio é pensar sobre a construção de experiências e espaços avaliativos democráticos, tarefa fundamental e de todos!
“Ao educador já não cabe a postura de neutralidade. (…) Da mesma forma, outro não pode ser o compromisso assumido pelo educador senão o de explorar as contradições que se manifestam também no educativo. (…) Só o fazer refletir poderá indicar os caminhos, os rumos dessa práxis transformadora” (Iliana Paulo)