Com o propósito de trazer uma semana de integração, palestras, mesas redondas, entre outras atividades a Semana Micológica foi criada. Dessa forma acolhemos três eventos fantásticos que você vai conhecer:
A quarta edição do Simpósio Micológico do Semiárido (IV SIMS) tem como tema “Conexões fúngicas do semiárido: atualidades, lacunas e perspectivas”. O objetivo principal do evento é apresentar para os participantes a importância do estudo dos fungos da região semiárida, demonstrando avanços e lacunas do conhecimento micológico nesse rico e desafiador ambiente.
Sabe-se que a biodiversidade do semiárido foi por muito tempo negligenciada e que a região sofre efeitos devastadores decorrentes da ação antrópica. Nesse contexto de corrida contra o tempo para reconhecimento e preservação da diversidade, o IV SIMS vem para congregar e difundir o conhecimento acerca dos fungos do semiárido, contribuindo para a consolidação da micologia na região.
O simpósio tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área. Os palestrantes (nacionais e internacionais) tratarão das ameaças, interações, diversidade, potencial de descoberta e aplicabilidade de fungos que ocorrem em regiões áridas do Brasil e do mundo, bem como temas gerais da área de micologia.
VI Encontro Pernambucano de Micologia – Desmistificar para conservar
O VI Encontro Pernambucano de Micologia visa integrar pesquisadores, profissionais, docentes e discentes envolvidos nas mais diferentes áreas da Micologia básica e aplicada e suas interconexões no domínio das ciências biológicas, saúde e agrárias para a divulgação dos resultados dos projetos de pesquisa e o desenvolvimento de novas perspectivas dentro da micologia.
FUNGMA
Em 2017, o projeto ‘Biologia da conservação de fungos sensu lato em áreas de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro’ foi aprovado no âmbito da chamada CNPQ/ICMBIO/FAPs NO 18/2017 - Linha 2 – Mata Atlântica.
Dois dos vários objetivos do projeto são divulgar os resultados em eventos científicos e contribuir para a formação de recursos humanos, além de divulgação científica. Assim, a presente proposta tem como objetivo divulgar os resultados obtidos sobre a diversidade fúngica no Brasil, despertando curiosidade sobre fungos em estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação por meio de palestras e minicursos, familiarizando o público sobre fungos, promovendo a aprendizagem de técnicas de conhecimento dos grandes grupos de fungos em campo e ampliando a formação do estudante de micologia.