XXIII Semana do Empreendedor - V Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL

XXIII Semana do Empreendedor - V Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL

presencial Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro - Limoeiro - Pernambuco - Brasil

O evento já encerrou

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Sobre o evento

A Semana do Empreendedor é um evento tradicional na região do Agreste Setentrional de Pernambuco, sendo realizado anualmente desde 1999. O evento busca integralizar aspectos dos diferentes cursos de graduação da instituição numa perspectiva empreendedora e de protagonismo científico de docentes e discentes. Para tanto, a Semana do Empreendedor busca promover a interação entre os estudantes e empresas de destaque da região através de seminários, conferências, minicursos e oficinas, além de exposição de propostas empreendedoras com foco na inovação. Trata-se de um espaço privilegiado para reflexão, construção de conhecimentos e debates para uma formação cada vez mais direcionadas ao desenvolvimento de uma visão empreendedora que perpassa todas as áreas de conhecimento. 

Nas últimas edições, a semana do empreendedor tem buscado favorecer a dimensão acadêmica do evento, ampliando o espaço de discussão científica, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão prática vivenciada nas oficinas, minicursos e exposições promovidas pelo evento. 

A escolha pela realização dos dois eventos, simultaneamente, justifica-se pela aproximação entre suas propostas, no que tange as produções técnico-científicas. Como já mencionado, a Semana do Empreendedor vem ampliando e fortalecendo sua dimensão acadêmica, proporcionando um espaço para apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências vivenciadas em projetos de Extensão desenvolvidos pelos diferentes cursos. Ao mesmo tempo, o V Encontro de Pesquisa e Extensão se propõe a divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes de graduação, pós-graduação e por profissionais pesquisadores.

Inscrições

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Atividades

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Palestrantes

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Submissões

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Local do Evento

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Adalberto Teles – FACAL 

Prof. Adenilson Da Silva Gomes – FACAL 

Prof. Ari Lopes De Arruda – FACAL 

Profa Érika Moema De Lucena Guedes Rodrigues – FACAL 

Prof. Lucas Alencar – FACAL 

Profa. Luzia Helena Castro Squinca – FACAL 

Prof. Rinadjo Da Silva Aguiar – FACAL 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Profa. Andrea Karla Travassos de Lima – FACAL 

Profa. Cláudia Patrícia Silvério da Silva Ferreira Barbosa – FACAL

Profa Keyla Rihane De Araújo Ferreira – FACAL 

Profa. Nathalia Regina Rodrigues Rocha de Santana – FACAL 

Prof. Pablo Henrique de Sales Silva – FACAL 

Profa. Thaysa Thatyana Aragão Guerra Mota – FACAL


COMISSÃO TÉCNICA

Profa. Viviane Noemia de Barros – FACAL 

Ronaldo Cabral de Araújo – FACAL 

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACAL

Prof. Guilherme José de Vasconcelos Soares – FACAL

Modelo de Banner

Disponível em breve!

Edital Retificado



EDITAL – Retificação 01

 

1 APRESENTAÇÃO

A Semana do Empreendedor é um evento tradicional na região do Agreste Setentrional de Pernambuco, sendo realizado anualmente desde 1999. O evento busca integralizar aspectos dos diferentes cursos de graduação da instituição numa perspectiva empreendedora e de protagonismo científico de docentes e discentes. Para tanto, a Semana do Empreendedor busca promover a interação entre os estudantes e empresas de destaque da região através de seminários, conferências, minicursos e oficinas, além de exposição de propostas empreendedoras com foco na inovação. Trata-se de um espaço privilegiado para reflexão, construção de conhecimentos e debates para uma formação cada vez mais direcionadas ao desenvolvimento de uma visão empreendedora que perpassa todas as áreas de conhecimento.

Nas últimas edições, a semana do empreendedor tem buscado favorecer a dimensão acadêmica do evento, ampliando o espaço de discussão científica, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão prática vivenciada nas oficinas, minicursos e exposições promovidas pelo evento.

A vigésima terceira edição da Semana do Empreendedor será realizada no período de 28/11 a 2 de dezembro de 2022 simultaneamente com o V Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL.

A escolha pela realização dos dois eventos, simultaneamente, justifica-se pela aproximação entre suas propostas, no que tange as produções técnico-científicas. Como já mencionado, a Semana do Empreendedor vem ampliando e fortalecendo sua dimensão acadêmica, proporcionando um espaço para apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências vivenciadas em projetos de Extensão desenvolvidos pelos diferentes cursos. Ao mesmo tempo, o V Encontro de Pesquisa e Extensão se propõe a divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes de graduação, pós-graduação e por profissionais pesquisadores.

 

2 OBJETIVOS

(1) Divulgar resultados das pesquisas e dos projetos de extensão realizados no âmbito dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia, Psicologia e Enfermagem da FACAL;

(2) Apresentar resultados das pesquisas desenvolvidas e os saberes construídos no Programa PIBID;

(3) Promover a ampliação da divulgação dos resultados de pesquisa e extensão desenvolvidas por estudantes e docentes de Instituições de Ensino Superior da região Agreste Setentrional de Pernambuco;

(4) Possibilitar interação entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo da região numa perspectiva de compreensão do atual cenário de pandemia e de perspectivas futuras.

 

3 INSCRIÇÕES

A inscrição para participar da XXIII Semana do Empreendedor e do V Encontro de Pesquisa e Extensão deverá ser realizada por meio do site da Even3 https://www.even3.com.br/semanadoempreendedorfacal2022, no período de 12 de setembro a 27 de novembro de 2022. Para submissão de trabalhos o prazo limite de inscrição vai de 20 de setembro a 20 de novembro de 2022.

Os interessados poderão inscrever-se como ouvintes ou participantes com inscrição de trabalho nos seguintes formatos: artigo completo, Resumo Expandido e relato de experiência.

O interessado deve escolher a modalidade de inscrição de acordo com seu objetivo de participação. Assim sendo, para aqueles que desejam submeter trabalhos científicos, a modalidade de inscrição deve ser “Inscrição com Trabalho Científico”. Esta edição será realizada gratuitamente, sem cobrança de taxa de inscrição.

Após a inscrição, o candidato deve acompanhar as informações do evento na página oficial através da “área do participante”.

 

4 SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O período estabelecido para submissão de trabalhos será entre 20 de setembro a 20 de novembro de 2022 até as 23h59min (horário de Brasília. Os trabalhos deverão ser enviados para as categorias de Trabalhos Científicos nos seguintes formatos: Artigo Completo, Relato de Experiência, Resumo Expandido e Revisão Bibliográfica, devendo ser apresentados em Língua Portuguesa.

Cada participante poderá submeter até dois trabalhos, desde que sejam em categorias distintas (um como autor e outro como coautor), não podendo ultrapassar 6 (seis) participantes por trabalho, incluindo o(a) docente orientador(a).

Todos os autores e coautores deverão estar inscritos no evento, na modalidade “inscrição com apresentação de trabalho científico” impreterivelmente, até o dia 19 de novembro de 2022. Tendo em vista que a data limite para submissão de trabalhos será até 20 de novembro de 2022.

Os trabalhos submetidos que não estiverem em concordância com as normas técnicas da ABNT ou que não apresentarem resultados de pesquisa ou relato de experiência, serão automaticamente desclassificados.

Recomenda-se que todos os trabalhos submetidos sejam cuidadosamente revisados antes do seu encaminhamento. A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às exigências de formatação para a Comissão Científica. O resultado da avaliação dos trabalhos estará disponível no site do evento, na “área do participante” a partir do dia 24 de novembro de 2022, onde também serão disponibilizadas as cartas de aceite. Os trabalhos aceitos serão publicados em formato digital nos anais do evento.

Será cobrado pela Even3 uma taxa de R$ 9,90 por trabalho submetido, correspondente à submissão e publicação do trabalho. Essa taxa será cobrada no momento da submissão e apenas o autor que submeter o trabalho é que pagará a respectiva taxa. O pagamento dessa taxa poderá ser efetuado mediante boleto, cartão ou pix.

 

4.1 Normas de Submissão

Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisa de campo ou relato de experiência, podendo o trabalho também ser uma revisão bibliográfica. Todavia, a comissão Científica recomenda e estimula os docentes e discentes a realizarem pesquisas de base empírica (estudos de casos, relato de experiências).

Cada trabalho deve ter no máximo 6 (seis) autores, incluindo o orientador, se for o caso.

Os trabalhos que não se adequarem nestes critérios ou se encontram fora da formatação indicada nos respectivos formatos/estrutura (Template) serão desconsiderados pela Comissão Científica.

Os candidatos devem acompanhar o resultado da avaliação do(s) trabalhos(s) científico(s) submetidos na “área do participante” da página do evento.

O uso do papel timbrado (documento do Template) do evento é obrigatório e encontra-se disponível para download na “área do participante” da página do evento.

 

4.1.1 Artigo Completo

Os trabalhos na modalidade Artigo completo devem ser enviados em formato doc., contendo de 12 (doze) a 15 (quinze) páginas (incluindo as referências bibliográficas), no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 justificado e deve conter:

Título: (letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, tamanho 12.

(Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).

Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, justificado a direita, itálico, tamanho 12.

(Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).

Afiliação autores: (inserir nome completo e Sigla da instituição de origem, seguido do e-mail dos autores, através de uma nota de rodapé, obedecendo a ordem dos autores. Utilizar Tamanho 10).

Resumo: (deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, tamanho 11, sem parágrafos, referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por ponto.

O artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Fundamentação Teórica, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências, devendo ser organizado segundo as normas da ABNT.

 

4.1.2 Relato de Experiência

Os trabalhos na modalidade relatos de experiências devem ser enviados em formato doc., contendo no mínimo 5 (cinco) e no máximo 8 (oito) páginas (incluindo as referências bibliográficas), no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, justificado e deve conter:

Título e subtítulos (letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular,

tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).

Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, justificado a direita, itálico, tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).

Afiliação autores: (inserir nome completo e Sigla da instituição de origem, seguido do e-mail dos autores, através de uma nota de rodapé, obedecendo a ordem dos autores. Utilizar Tamanho 10).

Resumo: (deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, tamanho 11, sem parágrafos, referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por ponto.

O relato de experiência deverá conter Introdução (justificativa e objetivos), Procedimentos Metodológicos, Descrição e Discussão da Experiência (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências, devendo ser organizado segundo as normas da ABNT.

 

4.1.3 Resumo Expandido

A submissão de trabalhos também admitirá a categoria Resumo Expandido.

O Resumo Expandido deverá ser elaborado por no máximo 6 autores, incluindo o orientador, se for o caso. Deverá conter: Introdução; Fundamentação Teórica, Objetivo Geral e Específicos; Procedimentos Metodológicos; Resultados e Discussão; Considerações Finais e Referências. A submissão do Resumo Expandido para avaliação deve ser feita através de um texto de 5 a 8 páginas. O texto deve ser escrito em Times New Roman, fonte 12, justificado, espaçamento simples, no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0, conforme modelo disponível para download na página do evento na “área do participante”.

 

4.1.4 Revisão Bibliográfica

Os trabalhos na modalidade relatos de experiências devem ser enviados em formato doc., contendo entre 15 (quinze) e 20 (vinte) páginas (incluindo as referências bibliográficas), no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, justificado e deve conter:

Título: (letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, tamanho 12.

(Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).

Autor(es): (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, justificado a direita, itálico, tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho). Nome do autor com nota de rodapé (incluir na nota de rodapé titulação e filiação do autor);

Resumo: (deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, tamanho 11, sem parágrafos, referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por ponto.

Palavras-chave: Adicionar entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por ponto.

Abstracts e keywords em inglês: Em inglês ou outra língua. Igualmente para as palavras chaves (Keywords)

 

O artigo deverá conter a seguinte estrutura:

Introdução (justificativa implícita e objetivos); Fundamentação Teórica; Procedimentos Metodológicos; Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras); Considerações finais; e Referências. Deverá ser organizado segundo as normas da ABNT.

 

5 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

As apresentações, nesta edição do evento, serão realizadas no formato presencial, assim como todo o evento. A apresentação deverá contemplar os seguintes elementos: título idêntico ao do resumo aceito; nomes e instituições do(s) autor(es); Introdução; Objetivos; Procedimentos Metodológicos; Resultados e Discussão; Considerações Finais e Referências e as apresentações terão duração de 10 a 15 minutos.

Além da Comunicação Oral que ocorrerá nas salas da Instituição, os trabalhos também poderão ser apresentados no formato de Banner, a serem expostos pelos autores dos trabalhos no rol da FACAL, conforme modelo disponibilizado no site do evento, na área “Modelo de Banner”.

 

6 EIXOS TEMÁTICOS

Este evento reúne ações que se caracterizam individual e/ou coletivamente como um conjunto representativo da tríade indissociável ensino, pesquisa e extensão. Com essa concepção de currículo direcionamos para perspectiva de construção de um currículo em que as ações de extensão universitária estejam incorporadas as práticas pedagógicas do ensino de graduação e pós-graduação da FACAL e da pesquisa acadêmica. Desse modo, decidimos colocar como eixos temáticos permanentes da Semana do Empreendedor com vistas a promover organicidade às ações, as oito áreas temáticas estabelecidas no plano nacional de extensão universitária.

 

 

Áreas Temáticas:

1- Comunicação;

2- Cultura;

3- Direitos humanos e Justiça;

4- Educação;

5- Meio Ambiente;

6- Saúde;

7- Tecnologia e Produção

8- Trabalho.

 

 

7 CERTIFICAÇÃO

A certificação de participação ocorrerá mediante o credenciamento, a frequência e participação nas atividades ofertadas no Evento. Por sua vez, a certificação referente à apresentação de trabalhos, seja autor ou coautor, ocorrerá mediante a apresentação do referido trabalho no evento. A comprovação da apresentação será realizada por meio de formulário de frequência.

Os certificados serão disponibilizados para download e impressão no site do evento, na “área do participante” a partir do dia 20 de dezembro de 2022, desde que sejam cumpridas as modalidades mínimas de frequência e apresentação dos trabalhos inscritos e aprovados.

 

8 CRONOGRAMA E PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Para os participantes devidamente inscritos, fica garantida a gratuidade de sua participação nas oficinas, minicursos, palestras, mesas redondas e rodas de diálogos, de acordo com a opção realizada no ato da inscrição.

Os Minicursos e oficinas disponibilizadas para participação terão número limitado de vagas. Assim, no ato da inscrição, o participante deverá escolher as atividades de seu interesse. O número de vagas correspondente a cada atividade está exposto na programação do evento, como pode ser observado no quadro a seguir.

 

DATA – ATIVIDADE – HORÁRIO – LOCAL

DATA

ATIVIDADE

HORÁRIO

LOCAL

28/11

Abertura Cultural

19h

FACAL

29/11

Palestras

19h

FACAL

30/11

Mesa redonda/oficinas/ Rodas de Diálogo

19h

FACAL

01/12

Apresentação de trabalhos

19h

FACAL

02/12

Momento Cultural

Encerramento

19h

FACAL

O detalhamento das atividades por dia do evento será divulgado posteriormente, no mês de setembro.

 

 

COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO

Matilde Marques Cavalcanti

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Adalberto Teles – FACAL

Prof. Adenilson da Silva Gomes – FACAL

Prof. Ari Lopes de Arruda – FACAL

Profa. Érika Moema de Lucena Guedes Rodrigues – FACAL

Prof. Lucas Alencar – FACAL

Profa. Luzia Helena Castro Squinca – FACAL

Prof. .Rinadjo da Silva Aguiar – FACAL

 

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Profa. Andrea Karla Travassos de Lima – FACAL

Profa. Cláudia Patrícia Silvério da Silva Ferreira Barbosa – FACAL

Profa. Keyla Rihane de Araújo Ferreira – FACAL

Profa. Nathalia Regina Rodrigues Rocha de Santana – FACAL

Prof. Pablo Henrique de Sales Silva – FACAL

Profa. Thaysa Thatyana Aragão Guerra Mota – FACAL

 

 

COMISSÃO TÉCNICA

Ronaldo Cabral de Araujo – FACAL

Profa. Viviane Noemia de Barros – FACAL

 

 

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACAL

Prof. Guilherme José de Vasconcelos Soares – FACAL

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