XXII Semana do Empreendedor - IV Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL "Impactos da Pandemia: Sociedade, Subjetividades e atuações profissionais"

XXII Semana do Empreendedor - IV Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL "Impactos da Pandemia: Sociedade, Subjetividades e atuações profissionais"

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

A Semana do Empreendedor é um evento tradicional na região do Agreste Setentrional de Pernambuco, sendo realizado anualmente desde 1999. O evento busca integralizar aspectos dos diferentes cursos de graduação da instituição numa perspectiva empreendedora. Para tanto, a Semana do Empreendedor busca promover a interação entre os estudantes e empresas de destaque da região através de seminários, conferências, minicursos e oficinas, além de exposição de propostas empreendedoras com foco na inovação. Trata-se de um espaço privilegiado para troca de ideias, dicas e insigths direcionados ao desenvolvimento de uma visão empreendedora que perpassa todas as áreas de conhecimento.

Nas últimas edições, a semana do empreendedor tem buscado favorecer a dimensão acadêmica do evento, ampliando o espaço de discussão científica, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão prática vivenciada nas oficinas, minicursos e exposições promovidas pelo evento.

A vigésima segunda edição da Semana do Empreendedor será realizada no período de 24 a 27 de novembro de 2021 simultaneamente com o IV Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL.

A escolha pela realização dos dois eventos, simultaneamente, justifica-se pela aproximação entre suas propostas, no que tange as produções técnico-científicas. Como já mencionado, a Semana do Empreendedor vem ampliando e fortalecendo sua dimensão acadêmica, proporcionando um espaço para apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências vivenciadas em projetos de Extensão desenvolvidos pelos diferentes cursos. Ao mesmo tempo, o IV Encontro de Pesquisa e Extensão se propõe a divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes de graduação, pós-graduação e por profissionais pesquisadores.

Em razão do cenário de pandemia da COVID19 no qual vivenciamos atualmente, realizaremos esta XXII Semana do Empreendedor e o IV Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL em formato online, através das plataformas do Google Meet, página oficial da FACAL no Facebook  e canal do YouTube. 

Facebook: (https://www.facebook.com/facaloficial/)

YouTube: (https://www.youtube.com/channel/UCqjM2E7SKt79yeFIRiEmrmw). 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

EDITAL

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE LIMOEIRO – AESL

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE LIMOEIRO – FACAL

XXII SEMANA DO EMPREENDEDOR

IV ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO

TEMA: Impactos da Pandemia: Sociedade, Subjetividades e atuações profissionais

 

EDITAL

 

1 APRESENTAÇÃO

A Semana do Empreendedor é um evento tradicional na região do Agreste Setentrional de Pernambuco, sendo realizado anualmente desde 1999. O evento busca integralizar aspectos dos diferentes cursos de graduação da instituição numa perspectiva empreendedora. Para tanto, a Semana do Empreendedor busca promover a interação entre os estudantes e empresas de destaque da região através de seminários, conferências, minicursos e oficinas, além de exposição de propostas empreendedoras com foco na inovação. Trata-se de um espaço privilegiado para troca de ideias, dicas e insigths direcionados ao desenvolvimento de uma visão empreendedora que perpassa todas as áreas de conhecimento.

Nas últimas edições, a semana do empreendedor tem buscado favorecer a dimensão acadêmica do evento, ampliando o espaço de discussão científica, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão prática vivenciada nas oficinas, minicursos e exposições promovidas pelo evento.

A vigésima segunda edição da Semana do Empreendedor será realizada no período de 24 a 27 de novembro de 2021 simultaneamente com o IV Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL.

A escolha pela realização dos dois eventos, simultaneamente, justifica-se pela aproximação entre suas propostas, no que tange as produções técnico-científicas. Como já mencionado, a Semana do Empreendedor vem ampliando e fortalecendo sua dimensão acadêmica, proporcionando um espaço para apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências vivenciadas em projetos de Extensão desenvolvidos pelos diferentes cursos. Ao mesmo tempo, o IV Encontro de Pesquisa e Extensão se propõe a divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes de graduação, pós-graduação e por profissionais pesquisadores.

Em razão do cenário de pandemia da COVID19 no qual vivenciamos atualmente, realizaremos esta XXII Semana do Empreendedor e o IV Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL em formato online, através das plataformas do Google Meet, página oficial da FACAL no Facebook (https://www.facebook.com/facaloficial/) e canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCqjM2E7SKt79yeFIRiEmrmw).

 

2 OBJETIVOS

(1) Divulgar resultados das pesquisas e dos projetos de extensão realizados no âmbito dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia, Psicologia e Enfermagem da FACAL;

(2) Apresentar resultados das pesquisas desenvolvidas e os saberes construídos no Programa Residência Pedagógica;

(3) Promover a ampliação da divulgação dos resultados de pesquisa e extensão desenvolvidas por estudantes e docentes de Instituições de Ensino Superior da região Agreste Setentrional de Pernambuco;

(4) Possibilitar interação entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo da região numa perspectiva de compreensão do atual cenário de pandemia e de perspectivas futuras.

3 INSCRIÇÕES

A inscrição para participar da XXII Semana do Empreendedor e do IV Encontro de Pesquisa e Extensão deverá ser realizada por meio do site da Even3 https://www.even3.com.br/semanadoempreendedorfacal2021, no período de 09 de agosto a 15 de novembro de 2021 (para submissão de trabalhos o prazo limite de inscrição vai até 30 de setembro de 2021).

Os interessados poderão inscrever-se como ouvintes ou participantes com inscrição de trabalho nos seguintes formatos: artigo completo, Resumo Expandido e relato de experiência).

O interessado deve escolher a modalidade de inscrição de acordo com seu objetivo de participação. Assim sendo, para aqueles que desejam submeter trabalhos científicos, a modalidade de inscrição deve ser “Inscrição com Trabalho Científico”. Esta edição será realizada gratuitamente, sem cobrança de taxa de inscrição.

Após a inscrição, o candidato deve acompanhar as informações do evento na página oficial através da “área do participante”.

 

 

4 SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O período estabelecido para submissão de trabalhos será entre 09 de agosto de 2021 até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 30 de setembro de 2021. Os trabalhos deverão ser enviados para as categorias de Trabalhos Científicos nos seguintes formatos: artigo completo, Relato de Experiência e Resumo Expandido, devendo ser apresentados em Língua Portuguesa através da plataforma do Google Meet e submetidos apenas por meio da aba de “submissões” disponível no site do evento: https://www.even3.com.br/semanadoempreendedorfacal2021.

Cada participante poderá submeter até dois trabalhos, desde que sejam em categorias distintas (um como autor e outro como coautor), não podendo ultrapassar 6 (seis) participantes por trabalho, incluindo o(a) docente orientador(a).

Todos os autores e coautores deverão estar inscritos no evento, na modalidade “inscrição com apresentação de trabalho científico” impreterivelmente, até o dia 29 de setembro de 2021, tendo em vista que a data limite para submissão de trabalhos será até 30 de setembro de 2021.

Os trabalhos submetidos que não estiverem em concordância com as normas técnicas da ABNT ou que não apresentarem resultados de pesquisa ou relato de experiência, serão automaticamente desclassificados.

Recomenda-se que todos os trabalhos submetidos sejam cuidadosamente revisados antes do seu encaminhamento. A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às exigências de formatação para a Comissão Científica. O resultado da avaliação dos trabalhos estará disponível no site do evento, na “área do participante” a partir do dia 30 de outubro de 2021, onde também serão disponibilizadas as cartas de aceite. Os trabalhos aceitos serão publicados em formato digital nos anais do evento.

 

4.1 Normas de Submissão

Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisa de campo ou relato de experiência (revisões bibliográficas não serão aceitas).

Cada trabalho deve ter no máximo 6 (seis) autores, incluindo o orientador, se for o caso.

Os trabalhos que não se adequarem nestes critérios ou se encontram fora da formatação indicada nos respectivos formatos/estrutura (Template) serão desconsiderados pela Comissão Científica.

Os candidatos devem acompanhar o resultado da avaliação do(s) trabalhos(s) científico(s) submetidos na “área do participante” da página do evento.

O uso do papel timbrado (documento do Template) do evento é obrigatório e encontra-se disponível para download na “área do participante” da página do evento.

4.1.1 Artigo Completo

Os trabalhos na modalidade Artigo completo devem ser enviados em formato doc., contendo de 12 (doze) a 15 (quinze) páginas (incluindo as referências bibliográficas), no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 justificado e deve conter:

Título: (letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, tamanho 12.

Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).

Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, justificado a direita, itálico, tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).

Afiliação autores: (inserir nome completo e Sigla da instituição de origem, seguido do e-mail dos autores, através de uma nota de rodapé, obedecendo a ordem dos autores. Utilizar Tamanho 10).

Resumo: (deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, tamanho 11, sem parágrafos, referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por ponto.

O artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Fundamentação Teórica, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências, devendo ser organizado segundo as normas da ABNT.

4.1.2 Relato de Experiência

Os trabalhos na modalidade relatos de experiências devem ser enviados em formato doc., contendo no mínimo 5 (cinco) e no máximo 8 (oito) páginas (incluindo as referências bibliográficas), no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, justificado e deve conter:

Título e subtítulos (letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular,

tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).

Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, justificado a direita, itálico, tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).

Afiliação autores: (inserir nome completo e Sigla da instituição de origem, seguido do e-mail dos autores, através de uma nota de rodapé, obedecendo a ordem dos autores. Utilizar Tamanho 10).

Resumo: (deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, tamanho 11, sem parágrafos, referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por ponto.

O relato de experiência deverá conter Introdução (justificativa e objetivos), Procedimentos Metodológicos, Descrição e Discussão da Experiência (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências, devendo ser organizado segundo as normas da ABNT.

4.1.3 Resumo Expandido

A submissão de trabalhos também admitirá a categoria Resumo Expandido.

O Resumo Expandido deverá ser elaborado por no máximo 6 autores, incluindo o orientador, se for o caso. Deverá conter: Introdução; Fundamentação Teórica, Objetivo Geral e Específicos; Procedimentos Metodológicos; Resultados e Discussão; Considerações Finais e Referências. A submissão do Resumo Expandido para avaliação deve ser feita através de um texto de 5 a 8 páginas. O texto deve ser escrito em Times New Roman, fonte 12, justificado, espaçamento simples, no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0, conforme modelo disponível para download na página do evento na “área do participante”.

5 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

As apresentações, nesta edição do evento, serão realizadas no formato online, assim como todo o evento, por meio da plataforma do Google Meet, tanto no que se refere aos trabalhos submetidos na categoria de artigo completo, como também àqueles submetidos como relato de experiência e resumo expandido, em razão do cenário de pandemia pelo qual passamos atualmente.

A apresentação deverá contemplar os seguintes elementos: título idêntico ao do resumo aceito; nomes e instituições do(s) autor (es); Introdução; Objetivos; Procedimentos Metodológicos; Resultados e Discussão; Considerações Finais e Referências e as apresentações terão duração de 10 a 15 minutos.

 

 

6 EIXOS TEMÁTICOS

Este evento reúne ações que se caracterizam individual e/ou coletivamente como um conjunto representativo da tríade indissociável ensino, pesquisa e extensão. Com essa concepção de currículo direcionamos para perspectiva de construção de um currículo em que as ações de extensão universitária estejam incorporadas as práticas pedagógicas do ensino de graduação e pós-graduação da FACAL e da pesquisa acadêmica. Desse modo, decidimos colocar como eixos temáticos permanentes da Semana do Empreendedor com vistas a promover organicidade às ações, as oito áreas temáticas estabelecidas no plano nacional de extensão universitária.

 

Áreas Temáticas:

1- Comunicação;

2- Cultura;

3- Direitos humanos e Justiça;

4- Educação;

5- Meio Ambiente;

6- Saúde;

7- Tecnologia e Produção

8- Trabalho.

 

7 CERTIFICAÇÃO

A certificação de participação ocorrerá mediante o credenciamento, a frequência e participação nas atividades ofertadas no Evento. Por sua vez, a certificação referente à apresentação de trabalhos, seja autor ou coautor, ocorrerá mediante a apresentação do referido trabalho no evento. A comprovação da apresentação será realizada por meio de formulário de frequência, com link disponibilizado no momento da apresentação, previamente divulgado aos participantes.

Os certificados serão disponibilizados para download e impressão no site do evento, na “área do participante” a partir do dia 20 de dezembro de 2021, desde que sejam cumpridas as modalidades mínimas de frequência e apresentação dos trabalhos inscritos e aprovados.

 

8 CRONOGRAMA E PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Para os participantes devidamente inscritos, fica garantida a gratuidade de sua participação nas oficinas, minicursos, palestras, mesas redondas e rodas de diálogos, de acordo com a opção realizada no ato da inscrição.

Os Minicursos e oficinas disponibilizadas para participação terão número limitado de vagas. Assim, no ato da inscrição, o participante deverá escolher as atividades de seu interesse. O número de vagas correspondente a cada atividade está exposto na programação do evento, como pode ser observado no quadro a seguir.

 

DATA – ATIVIDADE – HORÁRIO – LOCAL

 

24/11/2021 LIVE DE ABERTURA 19h30min O link será disponibilizado no site do evento (Plataforma Even3). Transmissão pela página oficial do Facebook da FACAL (https://www.facebook.com/facaloficial/) e canal do YouTube da instituição (https://www.youtube.com/channel/UCqjM2E7SKt79yeFIRiEmrmw). 

 

25/11/2021 Palestra/Minicurso/Oficina:

Às 19h30min. Os links serão disponibilizados no site do evento (Plataforma Even3). As referidas atividades acontecerão pelo Google Meet.

 

26/11/2021 Mesa de diálogo: “Relato de experiências dos TCCs”

Alunos egressos da FACAL serão convidados à apresentarem seus Trabalhos de conclusão de cursos, destacando suas vivências no processo de construção e apresentação de seus trabalhos. Cada mesa terá um professor(a) mediador(a). Cada mesa terá até três TCCs convidados.

Às 19h30min. Os links serão disponibilizados no site do evento (Plataforma Even3). As referidas atividades acontecerão pelo Google Meet.

 

27/11/2021 – Apresentações dos Trabalhos Acadêmicos, às 19h30min, o link será disponibilizado previamente aos respectivos autores e ouvintes interessados no site do evento (Plataforma Even3). As apresentações acontecerão pelo Google Meet.

 

Obs: Não será contabilizada a carga horária referente à participação em uma atividade na qual o participante não realizou inscrição prévia.



COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO

Matilde Marques Cavalcanti

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Cláudia Patrícia Silvério da Silva Ferreira Barbosa – FACAL

Profa. Luzia Helena Castro Squinca – FACAL

Profa. Andrea Karla Travassos de Lima – FACAL

Profa. Rafaela Teixeira de Moura Gomes – FACAL

Profa. Viviane Noemia de Barros – FACAL

Profa. Nathalia Regina Rodrigues Rocha de Santana – FACAL

Prof. Pablo Henrique de Sales Silva – FACAL

Prof. Felipe Belém Lins de Oliveira – FACAL

 

COMISSÃO CIENTÍFICA 

Profa. Cláudia Patrícia Silvério da Silva Ferreira Barbosa – FACAL

Profa. Luzia Helena Castro Squinca – FACAL

Profa. Andrea Karla Travassos de Lima – FACAL

Profa. Rafaela Teixeira de Moura Gomes – FACAL

Profa. Viviane Noemia de Barros – FACAL

Profa. Nathalia Regina Rodrigues Rocha de Santana – FACAL

Prof. Pablo Henrique de Sales Silva – FACAL

Prof. Felipe Belém Lins de Oliveira – FACAL

 

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACAL

Prof. Guilherme José de Vasconcelos Soares – FACAL

 

  

COORDENADORES (AS) DE CURSO

· ADMINISTRAÇÃO: Andrea Karla Travassos de Lima

· DIREITO: Felipe Belém Lins de Oliveira

· CIÊNCIAS CONTÁBEIS: Pablo Henrique

· PEDAGOGIA: Viviane Noemia de Barros

· PSICOLOGIA: Nathalia Regina Rodrigues Rocha de Santana

· ENFERMAGEM: Rafaela Teixeira de Moura Gomes

· PÓS-GRADUAÇÃO: Andrea Karla Travassos de Lima

 

COMISSÃO AVALIADORA:

· Corpo docente da FACAL.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}