AUTARQUIA
DE ENSINO SUPERIOR DE LIMOEIRO – AESL
FACULDADE
DE CIÊNCIAS APLICADAS DE LIMOEIRO – FACAL
XXII
SEMANA DO EMPREENDEDOR
IV
ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO
TEMA:
Impactos da Pandemia: Sociedade, Subjetividades e atuações profissionais
EDITAL
1 APRESENTAÇÃO
A Semana do Empreendedor é um evento tradicional
na região do Agreste Setentrional de Pernambuco, sendo realizado anualmente
desde 1999. O evento busca integralizar aspectos dos diferentes cursos de
graduação da instituição numa perspectiva empreendedora. Para tanto, a Semana
do Empreendedor busca promover a interação entre os estudantes e empresas de
destaque da região através de seminários, conferências, minicursos e oficinas,
além de exposição de propostas empreendedoras com foco na inovação. Trata-se de
um espaço privilegiado para troca de ideias, dicas e insigths direcionados ao
desenvolvimento de uma visão empreendedora que perpassa todas as áreas de
conhecimento.
Nas últimas edições, a semana do empreendedor
tem buscado favorecer a dimensão acadêmica do evento, ampliando o espaço de
discussão científica, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão prática
vivenciada nas oficinas, minicursos e exposições promovidas pelo evento.
A vigésima segunda edição da Semana do
Empreendedor será realizada no período de 24 a 27 de novembro de 2021 simultaneamente
com o IV Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL.
A escolha pela realização dos dois eventos,
simultaneamente, justifica-se pela aproximação entre suas propostas, no que
tange as produções técnico-científicas. Como já mencionado, a Semana do
Empreendedor vem ampliando e fortalecendo sua dimensão acadêmica,
proporcionando um espaço para apresentação de trabalhos científicos e relatos
de experiências vivenciadas em projetos de Extensão desenvolvidos pelos
diferentes cursos. Ao mesmo tempo, o IV Encontro de Pesquisa e Extensão se
propõe a divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes de
graduação, pós-graduação e por profissionais pesquisadores.
Em razão do cenário de pandemia da COVID19 no
qual vivenciamos atualmente, realizaremos esta XXII Semana do Empreendedor e o
IV Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL em formato online, através das plataformas
do Google Meet, página oficial da FACAL no Facebook (https://www.facebook.com/facaloficial/) e canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCqjM2E7SKt79yeFIRiEmrmw).
2 OBJETIVOS
(1) Divulgar resultados das pesquisas e dos
projetos de extensão realizados no âmbito dos cursos de Administração, Ciências
Contábeis, Direito, Pedagogia, Psicologia e Enfermagem da FACAL;
(2) Apresentar resultados das pesquisas
desenvolvidas e os saberes construídos no Programa Residência Pedagógica;
(3) Promover a ampliação da divulgação dos
resultados de pesquisa e extensão desenvolvidas por estudantes e docentes de
Instituições de Ensino Superior da região Agreste Setentrional de Pernambuco;
(4) Possibilitar interação entre a comunidade
acadêmica e o setor produtivo da região numa perspectiva de compreensão do
atual cenário de pandemia e de perspectivas futuras.
3 INSCRIÇÕES
A inscrição para participar da XXII Semana do
Empreendedor e do IV Encontro de Pesquisa e Extensão deverá ser realizada por
meio do site da Even3 https://www.even3.com.br/semanadoempreendedorfacal2021,
no período de 09 de agosto a 15 de novembro de 2021 (para submissão de
trabalhos o prazo limite de inscrição vai até 30 de setembro de 2021).
Os interessados poderão inscrever-se como
ouvintes ou participantes com inscrição de trabalho nos seguintes formatos: artigo
completo, Resumo Expandido e relato de experiência).
O interessado deve escolher a modalidade de
inscrição de acordo com seu objetivo de participação. Assim sendo, para aqueles
que desejam submeter trabalhos científicos, a modalidade de inscrição deve ser
“Inscrição com Trabalho Científico”. Esta edição será realizada gratuitamente, sem
cobrança de taxa de inscrição.
Após a inscrição, o candidato deve acompanhar as
informações do evento na página oficial através da “área do participante”.
4 SUBMISSÃO DE TRABALHOS
O período estabelecido para submissão de
trabalhos será entre 09 de agosto de 2021 até as 23h59min (horário de Brasília)
do dia 30 de setembro de 2021. Os trabalhos deverão ser enviados para as categorias
de Trabalhos Científicos nos seguintes formatos: artigo completo, Relato de
Experiência e Resumo Expandido, devendo ser apresentados em Língua
Portuguesa através da plataforma do Google Meet e submetidos apenas por meio da
aba de “submissões” disponível no site do evento: https://www.even3.com.br/semanadoempreendedorfacal2021.
Cada participante poderá submeter até dois
trabalhos, desde que sejam em categorias distintas (um como autor e outro como
coautor), não podendo ultrapassar 6 (seis) participantes por trabalho,
incluindo o(a) docente orientador(a).
Todos os autores e coautores deverão estar
inscritos no evento, na modalidade “inscrição com apresentação de trabalho
científico” impreterivelmente, até o dia 29 de setembro de 2021, tendo em vista
que a data limite para submissão de trabalhos será até 30 de setembro de 2021.
Os trabalhos submetidos que não estiverem em
concordância com as normas técnicas da ABNT ou que não apresentarem resultados
de pesquisa ou relato de experiência, serão automaticamente desclassificados.
Recomenda-se que todos os trabalhos submetidos
sejam cuidadosamente revisados antes do seu encaminhamento. A Comissão
Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às exigências de
formatação para a Comissão Científica. O resultado da avaliação dos trabalhos
estará disponível no site do evento, na “área do participante” a partir do dia
30 de outubro de 2021, onde também serão disponibilizadas as cartas de aceite.
Os trabalhos aceitos serão publicados em formato digital nos anais do evento.
4.1 Normas de Submissão
Os trabalhos devem apresentar resultados de
pesquisa de campo ou relato de experiência (revisões bibliográficas não serão
aceitas).
Cada trabalho deve ter no máximo 6 (seis)
autores, incluindo o orientador, se for o caso.
Os trabalhos que não se adequarem nestes
critérios ou se encontram fora da formatação indicada nos respectivos formatos/estrutura
(Template) serão desconsiderados pela Comissão Científica.
Os candidatos devem acompanhar o resultado da
avaliação do(s) trabalhos(s) científico(s) submetidos na “área do participante”
da página do evento.
O uso do papel timbrado (documento do Template)
do evento é obrigatório e encontra-se disponível para download na “área do
participante” da página do evento.
4.1.1 Artigo Completo
Os trabalhos na modalidade Artigo completo devem
ser enviados em formato doc., contendo de 12 (doze) a 15 (quinze) páginas
(incluindo as referências bibliográficas), no formato A4, margens superior e
esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0, fonte Arial, tamanho 12,
espaçamento 1,5 justificado e deve conter:
Título: (letras maiúsculas, negrito,
centralizado e regular, tamanho 12.
Deixar 1 linha em branco antes do próximo item
do trabalho).
Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s)
autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, justificado a direita, itálico,
tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).
Afiliação autores: (inserir nome completo e
Sigla da instituição de origem, seguido do e-mail dos autores, através de uma nota
de rodapé, obedecendo a ordem dos autores. Utilizar Tamanho 10).
Resumo: (deverá ter no máximo 250 palavras,
parágrafo único, justificado, tamanho 11, sem parágrafos, referências
bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar
entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte,
separadas entre si por ponto.
O artigo deverá conter Introdução (justificativa
implícita e objetivos), Fundamentação Teórica, Procedimentos Metodológicos,
Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras),
Conclusões e Referências, devendo ser organizado segundo as normas da ABNT.
4.1.2 Relato de Experiência
Os trabalhos na modalidade relatos de
experiências devem ser enviados em formato doc., contendo no mínimo 5 (cinco) e
no máximo 8 (oito) páginas (incluindo as referências bibliográficas), no
formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0,
fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, justificado e deve
conter:
Título e subtítulos (letras maiúsculas, negrito,
centralizado e regular,
tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do
próximo item do trabalho).
Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s)
autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, justificado a direita, itálico,
tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).
Afiliação autores: (inserir nome completo e
Sigla da instituição de origem, seguido do e-mail dos autores, através de uma
nota de rodapé, obedecendo a ordem dos autores. Utilizar Tamanho 10).
Resumo: (deverá ter no máximo 250 palavras,
parágrafo único, justificado, tamanho 11, sem parágrafos, referências
bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar
entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave que devem ser escritas na linha
seguinte, separadas entre si por ponto.
O relato de experiência deverá conter Introdução
(justificativa e objetivos), Procedimentos Metodológicos, Descrição e Discussão
da Experiência (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e
Referências, devendo ser organizado segundo as normas da ABNT.
4.1.3 Resumo Expandido
A submissão de trabalhos também admitirá a
categoria Resumo Expandido.
O Resumo Expandido
deverá ser elaborado por no máximo 6 autores, incluindo o orientador, se for o
caso. Deverá conter: Introdução; Fundamentação Teórica, Objetivo Geral e
Específicos; Procedimentos Metodológicos; Resultados e Discussão; Considerações
Finais e Referências. A submissão do Resumo Expandido para avaliação deve ser
feita através de um texto de 5 a 8 páginas. O texto deve ser escrito em Times
New Roman, fonte 12, justificado, espaçamento simples, no formato A4, margens
superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0, conforme modelo
disponível para download na página do evento na “área do participante”.
5 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
As apresentações, nesta edição do evento, serão
realizadas no formato online, assim como todo o evento, por meio da plataforma
do Google Meet, tanto no que se refere aos trabalhos submetidos na categoria de
artigo completo, como também àqueles submetidos como relato de experiência e
resumo expandido, em razão do cenário de pandemia pelo qual passamos
atualmente.
A apresentação deverá contemplar os seguintes
elementos: título idêntico ao do resumo aceito; nomes e instituições do(s)
autor (es); Introdução; Objetivos; Procedimentos Metodológicos; Resultados e
Discussão; Considerações Finais e Referências e as apresentações terão duração
de 10 a 15 minutos.
6 EIXOS TEMÁTICOS
Este
evento reúne ações que se caracterizam individual e/ou coletivamente como um
conjunto representativo da tríade indissociável ensino, pesquisa e extensão.
Com essa concepção de currículo direcionamos para perspectiva de construção de
um currículo em que as ações de extensão universitária estejam incorporadas as
práticas pedagógicas do ensino de graduação e pós-graduação da FACAL e da
pesquisa acadêmica. Desse modo, decidimos colocar como eixos temáticos
permanentes da Semana do Empreendedor com vistas a promover organicidade às
ações, as oito áreas temáticas estabelecidas no plano nacional de extensão
universitária.
Áreas
Temáticas:
1-
Comunicação;
2-
Cultura;
3-
Direitos humanos e Justiça;
4-
Educação;
5-
Meio Ambiente;
6-
Saúde;
7-
Tecnologia e Produção
8- Trabalho.
7
CERTIFICAÇÃO
A certificação de participação ocorrerá mediante
o credenciamento, a frequência e participação nas atividades ofertadas no
Evento. Por sua vez, a certificação referente à apresentação de trabalhos, seja
autor ou coautor, ocorrerá mediante a apresentação do referido trabalho no
evento. A comprovação da apresentação será realizada por meio de formulário de
frequência, com link disponibilizado no momento da apresentação, previamente
divulgado aos participantes.
Os certificados serão disponibilizados para
download e impressão no site do evento, na “área do participante” a partir do
dia 20 de dezembro de 2021, desde que sejam cumpridas as modalidades mínimas de
frequência e apresentação dos trabalhos inscritos e aprovados.
8 CRONOGRAMA E PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Para os participantes devidamente inscritos, fica
garantida a gratuidade de sua participação nas oficinas, minicursos, palestras,
mesas redondas e rodas de diálogos, de acordo com a opção realizada no ato da
inscrição.
Os Minicursos e oficinas disponibilizadas para
participação terão número limitado de vagas. Assim, no ato da inscrição, o
participante deverá escolher as atividades de seu interesse. O número de vagas
correspondente a cada atividade está exposto na programação do evento, como
pode ser observado no quadro a seguir.
DATA – ATIVIDADE – HORÁRIO – LOCAL
24/11/2021 LIVE DE ABERTURA 19h30min O link será disponibilizado
no site do evento (Plataforma Even3). Transmissão pela página oficial do
Facebook da FACAL (https://www.facebook.com/facaloficial/)
e canal do YouTube da instituição (https://www.youtube.com/channel/UCqjM2E7SKt79yeFIRiEmrmw).
25/11/2021 Palestra/Minicurso/Oficina:
Às 19h30min. Os links serão disponibilizados no site do evento
(Plataforma Even3). As referidas atividades acontecerão pelo Google Meet.
26/11/2021 Mesa de diálogo: “Relato de experiências dos TCCs”
Alunos egressos da FACAL serão convidados à apresentarem seus
Trabalhos de conclusão de cursos, destacando suas vivências no processo de
construção e apresentação de seus trabalhos. Cada mesa terá um professor(a)
mediador(a). Cada mesa terá até três TCCs convidados.
Às 19h30min. Os links serão disponibilizados no site do evento
(Plataforma Even3). As referidas atividades acontecerão pelo Google Meet.
27/11/2021 – Apresentações dos Trabalhos Acadêmicos, às 19h30min,
o link será disponibilizado previamente aos respectivos autores e ouvintes
interessados no site do evento (Plataforma Even3). As apresentações acontecerão
pelo Google Meet.
Obs: Não será contabilizada a carga horária
referente à participação em uma atividade na qual o participante não realizou
inscrição prévia.
COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO
Matilde Marques Cavalcanti
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profa. Cláudia Patrícia
Silvério da Silva Ferreira Barbosa – FACAL
Profa. Luzia Helena
Castro Squinca – FACAL
Profa. Andrea Karla
Travassos de Lima – FACAL
Profa. Rafaela Teixeira
de Moura Gomes – FACAL
Profa. Viviane Noemia de
Barros – FACAL
Profa. Nathalia Regina
Rodrigues Rocha de Santana – FACAL
Prof. Pablo Henrique de
Sales Silva – FACAL
Prof. Felipe Belém Lins
de Oliveira – FACAL
COMISSÃO CIENTÍFICA
Profa. Cláudia Patrícia
Silvério da Silva Ferreira Barbosa – FACAL
Profa. Luzia Helena
Castro Squinca – FACAL
Profa. Andrea Karla
Travassos de Lima – FACAL
Profa. Rafaela Teixeira
de Moura Gomes – FACAL
Profa. Viviane Noemia de
Barros – FACAL
Profa. Nathalia Regina
Rodrigues Rocha de Santana – FACAL
Prof. Pablo Henrique de
Sales Silva – FACAL
Prof. Felipe Belém Lins
de Oliveira – FACAL
COORDENAÇÃO
DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACAL
Prof. Guilherme José de Vasconcelos
Soares – FACAL
COORDENADORES (AS) DE CURSO
· ADMINISTRAÇÃO: Andrea
Karla Travassos de Lima
· DIREITO: Felipe Belém
Lins de Oliveira
· CIÊNCIAS CONTÁBEIS:
Pablo Henrique
· PEDAGOGIA: Viviane
Noemia de Barros
· PSICOLOGIA: Nathalia
Regina Rodrigues Rocha de Santana
· ENFERMAGEM: Rafaela
Teixeira de Moura Gomes
· PÓS-GRADUAÇÃO: Andrea
Karla Travassos de Lima
COMISSÃO AVALIADORA:
· Corpo docente da
FACAL.