AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE LIMOEIRO – AESL
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE LIMOEIRO – FACAL
XXI SEMANA DO EMPREENDEDOR
III ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO
TEMA: VIVÊNCIAS PÓS PANDEMIA
EDITAL
1 APRESENTAÇÃO
A Semana do Empreendedor é um evento tradicional na região, sendo realizado anualmente desde 1999. O evento busca integralizar aspectos dos diferentes cursos de graduação da instituição numa perspectiva empreendedora. Para tanto, a Semana do Empreendedor busca promover a interação entre os estudantes e empresas de destaque da região através de seminários, conferências, minicursos e oficinas, além de exposição de propostas empreendedoras com foco na inovação. Trata-se de um espaço privilegiado para troca de ideias, dicas e incites voltados ao desenvolvimento de uma postura empreendedora que perpassa todas as áreas de conhecimento.
Nas últimas edições, a semana do empreendedor tem buscado favorecer a dimensão acadêmica do evento, ampliando o espaço de discussão científica, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão prática vivenciada nas oficinas, minicursos e exposições promovidas pelo evento.
A vigésima primeira edição da Semana do Empreendedor será realizada no período de 24 a 27 de novembro do presente ano (2020) simultaneamente com o III Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL.
A escolha pela realização dos dois eventos simultaneamente justifica-se pela aproximação entre suas propostas, no que tange as produções técnico-científicas. Como já mencionado, a Semana do Empreendedor vem ampliando e fortalecendo sua dimensão acadêmica, proporcionando um espaço para apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências vivenciadas em projetos de Extensão desenvolvidos pelos diferentes cursos. Ao mesmo tempo, o III Encontro de Pesquisa e Extensão se propõe a divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes de graduação, pós-graduação e por profissionais pesquisadores.
Em razão do cenário de pandemia no qual vivemos atualmente, realizaremos esta XXI Semana do Empreendedor e III Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL em formato online, através da plataforma do Google Meet.
2 OBJETIVOS
(1) Divulgar resultados das pesquisas e dos projetos de extensão realizados no âmbito dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia, Psicologia e Enfermagem da FACAL;
(2) Apresentar resultados das pesquisas desenvolvidas e os saberes construídos no Programa Residência Pedagógica;
(3) Promover a ampliação da divulgação dos resultados de pesquisa e extensão desenvolvidas por alunos e professores de Instituições de Ensino Superior da região;
(4) Possibilitar interação entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo da região numa perspectiva de compreensão do atual cenário de pandemia e de perspectivas futuras para a vivência no pós pandemia.
3 INSCRIÇÕES
A inscrição para participar da XXI Semana do Empreendedor e do III Encontro de Pesquisa e Extensão deverá ser realizada por meio do site da Even3 https://www.even3.com.br/semanadoempreendedorfacal2020, no período de 30 de setembro a 20 de novembro de 2020 (para submissão de trabalhos o prazo limite de inscrição vai até 16 de novembro de 2020).
Os interessados poderão inscrever-se como ouvintes ou participantes com inscrição de trabalho (Comunicação Oral em pôster: artigo completo e relato de experiência). Esta edição será realizada gratuitamente, sem cobrança de taxa de inscrição.
O interessado deve escolher a modalidade de inscrição de acordo com seu objetivo de participação. Assim, para aqueles que desejam submeter trabalhos, a modalidade de inscrição deve ser “Inscrição com Trabalho”.
Após a inscrição, o candidato deve acompanhar as notícias do evento na página oficial através da “área do participante”.
4 SUBMISSÃO DE TRABALHOS
O período estabelecido para submissão de trabalhos será entre 05 de outubro de 2020 até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 16 de novembro de 2020. Os trabalhos deverão ser enviados para as categorias de Trabalhos Científicos: Comunicação Oral/artigo completo, Relato de Experiência ou Resumo Expandido, devendo ser apresentados em Língua Portuguesa através da plataforma do Google Meet e submetidos apenas por meio da aba de “submissões” disponível no site do evento: https://www.even3.com.br/semanadoempreendedorfacal2020.
Cada participante poderá submeter até dois trabalhos como autor principal, desde que sejam em categorias distintas (um como autor e outro como coautor), não podendo ultrapassar 6 (seis) participantes por trabalho, incluindo o(a) professor(a) orientador(a).
Todos os autores e coautores deverão estar inscritos no evento, na modalidade “inscrição com apresentação de trabalho” impreterivelmente, até o dia 13 de novembro de 2020, tendo em vista que a data limite para submissão de trabalhos será até 16 de novembro de 2020.
Os trabalhos submetidos que não estiverem de acordo com as normas técnicas da ABNT ou que não apresentarem resultados de pesquisa ou relato de experiência, serão automaticamente desclassificados (revisões bibliográficas não serão aceitas).
Recomenda-se que todos os trabalhos submetidos sejam, cuidadosamente revisados antes do seu encaminhamento. A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às exigências de formatação para a Comissão Científica. O resultado da avaliação dos trabalhos estará disponível no site do evento, na “área do participante” a partir do dia 20 de novembro de 2020, onde também serão disponibilizadas as cartas de aceite. Os trabalhos aceitos serão publicados em formato digital nos anais do evento.
4.1 Normas de Submissão
Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisa de campo ou relato de experiência. Cada trabalho deve ter no máximo 6 (seis) autores, incluindo o orientador, se for o caso. Os trabalhos que não se adequarem nestes critérios ou se encontram fora da formatação indicada nos respectivos Modelos serão desconsiderados pela Comissão Científica.
Os candidatos devem acompanhar o resultado da avaliação do(s) trabalhos(s) submetidos na “área do participante”.
O uso do papel timbrado do evento é obrigatório e encontra-se disponível para download na área do participante.
4.1.1 Artigo Completo
Os trabalhos na modalidade Artigo completo devem ser enviados em formato doc., contendo de 12 (doze) a 15 (quinze) páginas (incluindo as referências bibliográficas), no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 justificado e deve conter:
Título: (letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, tamanho 12.
Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).
Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, justificado a direita, itálico, tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).
Afiliação autores: (inserir nome completo e Sigla da instituição de origem, seguido do e-mail dos autores, através de uma nota de rodapé, obedecendo a ordem dos autores. Utilizar Tamanho 10).
Resumo: (deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, tamanho 11, sem parágrafos, referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por ponto.
O artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Fundamentação Teórica, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências, devendo ser organizado segundo as normas da ABNT.
4.1.2 Relato de Experiência
Os trabalhos na modalidade relatos de experiências devem ser enviados em formato doc., contendo no mínimo 5 (cinco) e no máximo 8 (oito) páginas (incluindo as referências bibliográficas), no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, justificado e deve conter:
Título e subtítulos (letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular,
tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).
Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, justificado a direita, itálico, tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).
Afiliação autores: (inserir nome completo e Sigla da instituição de origem, seguido do e-mail dos autores, através de uma nota de rodapé, obedecendo a ordem dos autores. Utilizar Tamanho 10).
Resumo: (deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, tamanho 11, sem parágrafos, referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por ponto.
O relato de experiência deverá conter Introdução (justificativa e objetivos), Procedimentos Metodológicos, Descrição e Discussão da Experiência (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências, devendo ser organizado segundo as normas da ABNT.
4.1.3 Resumo Expandido
A submissão de trabalhos também admitirá a categoria Resumo Expandido.
O Resumo Expandido deverá ser elaborado por no máximo 6 autores, incluindo o orientador, se for o caso. e Deverá conter: Introdução; Fundamentação Teórica, Objetivo Geral e Específicos; Procedimentos Metodológicos; Resultados e Discussão; Considerações Finais e Referências. A submissão do Resumo Expandido para avaliação deve ser feita através de um texto de 5 a 8 páginas. O texto deve ser escrito em Times New Roman, fonte 12, justificado, espaçamento simples, no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0, conforme modelo disponível para download na página do evento na “área do participante”.
5 APRESENTAÇÃO ORAL
As apresentações orais, nesta edição do evento, serão realizadas no formato online, assim como todo o evento, por meio da plataforma do Google Meet, tanto no que se refere aos trabalhos submetidos na categoria de artigo completo, como também àqueles submetidos como relato de experiência, em razão do cenário de pandemia pelo qual passamos atualmente.
A apresentação deverá contemplar os seguintes elementos: título idêntico ao do resumo aceito; nomes e instituições do(s) autor(es); Introdução; Objetivos; Procedimentos Metodológicos; Resultados e Discussão; Considerações Finais e Referências e as apresentações terão duração de 10 a 15 minutos. Cada trabalho será analisado por dois avaliadores diferentes no momento da apresentação.
6 EIXOS TEMÁTICOS (esses eixos permanecerão os mesmos?)
EIXOS
1 Formação de Professores e novas práticas de ensino e aprendizagem
2 Educação, Tecnologia e Inovações
3 Direitos Humanos e Constitucionalismo
4 Ciências Forenses, Criminalística e Tecnologia
5 Direito Digital e Ciberdireito
6 Controle Social nas Organizações Públicas e Privadas
7 Tecnologia e Formação Profissional
8 Psicologia Social e Educação
9 Experiências em Psicologia Clínica
10 O protagonismo do(a) enfermeiro(a) no enfrentamento a pandemia
11 As repercussões na saúde dos profissionais de enfermagem diante do contexto pandêmico
12 Informação contábil para o usuário
13 Empreendedorismo Digital na Formação Profissional
7 CERTIFICAÇÃO
A certificação de participação ocorrerá mediante o credenciamento, a frequência e participação nas atividades ofertadas no Evento. Por sua vez, a certificação referente à apresentação de trabalhos, seja autor ou coautor, ocorrerá mediante a apresentação do referido trabalho no evento. A comprovação da apresentação será realizada por meio de formulário de frequência, com link disponibilizado no momento da apresentação, previamente divulgado aos participantes.
Os certificados serão disponibilizados para download e impressão no site do evento, na “área do participante” a partir do dia 10 de dezembro de 2020, desde que sejam cumpridas as modalidades mínimas de frequência e apresentação dos trabalhos inscritos e aprovados.
8 PROGRAMAÇÃO
Para os participantes devidamente inscritos, fica garantida a gratuidade de sua participação nas oficinas, minicursos, palestras, mesas redondas e rodas de diálogos, de acordo com a opção realizada no ato da inscrição.
Os Minicursos e oficinas disponibilizadas para participação terão número limitado de vagas. Assim, no ato da inscrição, o participante deve escolher as atividades de seu interesse. O número de vagas correspondente a cada atividade está exposto na programação do evento, como pode ser observado no quadro a seguir.
DATA
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ATIVIDADE
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HORÁRIO
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LOCAL
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24/112020
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PALESTRA DE ABERTURA
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19h
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O link será
disponibilizado no site do evento (Plataforma Even3)
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25/11/2020
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Palestras:
- Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia
na Educação
- Transformação digital na pandemia.
- Contabilidade eleitoral e prestação de contas.
- Igualdade racial nas relações jurídicas e sociais
- A autonomia profissional do(a) enfermeiro(a) no manejo dos
protocolos de combate e controle do Covid-19.
- Introdução a terapia cognitivo comportamental: uma
importante ferramenta no combate a ansiedade e depressão em tempos de epidemia
Mesa-Redonda:
"Educação Infantil pós-pandemia: a volta às aulas e
seus desafios".
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19h
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Os links serão
disponibilizados no site do evento (Plataforma Even3)
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26/11/2020
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Palestra:
- Gestão de Pessoas pós-pandemia.
- Constatação Familiar e Métodos consensuais de resolução de
conflitos
- O impacto na saúde mental dos profissionais de enfermagem
no cenário pandêmico
Mesa-redonda:
O contador como business partner na era digital.
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19h
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Os links serão
disponibilizados no site do evento (Plataforma Even3)
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Apresentações dos Trabalhos
Acadêmicos
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19h
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O link será
disponibilizado previamente aos respectivos autores no site do evento
(Plataforma Even3)
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27/11/2020
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PALESTRA DE
ENCERRAMENTO
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19h
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O link será
disponibilizado no site do evento (Plataforma Even3)
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Não será contabilizada a carga horária referente à participação em uma atividade na qual o participante não realizou inscrição prévia.
COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO
Teresa Virgínia Heráclio de Sousa Aquino
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profa. Cláudia Patrícia Silvério da Silva Ferreira Barbosa – FACAL
Profa. Luzia Helena Castro Squinca – FACAL
Profa. Maria de Fátima Ramos de Queiroz – FACAL
Prof. José Humberto do Nascimento Cruz – FACAL
Prof. Diogo Severino Ramos da Silva – FACAL
Profa. Pauliana Ferreira da Silva – FACAL
Prof. Alexandre José Araújo Pereira - FACAL
Profa. Rafaela Teixeira de Moura Gomes – FACAL
Profa. Viviane Noemia de Barros – FACAL
COMISSÃO CIENTÍFICA
Profa. Viviane Noemia Barros – FACAL
· Profa. Érika Moema de Lucena Guedes Rodrigues – FACAL
· Profa. Josineide Maria de Carvalho - FACAL
· Profa. Andréa Karla Travassos – FACAL
· Profa. Alexsandra Maria da Silva – FACAL
· Prof. José Humberto do Nascimento Cruz – FACAL
· Profa. Maria do Rosário da Silva – FACAL
· Prof. Eduardo Barbosa de Melo – FACAL
· Profa. Rafaela Teixeira de Moura Gomes – FACAL
· Profa. Gabrielle Pessôa da Silva – FACAL
Profa. Winnie Gomes da Silva Barros - FACAL
Profa. Luzia Helena Castro Squinca – FACAL
Prof. Emília Natali Cruz Duarte – FACAL
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACAL
· Profa. Viviane Noemia de Barros – FACAL
COORDENADORES(AS) DE CURSO
· ADMINISTRAÇÃO: Pauliana Pereira da Silva Marques
· DIREITO: Diogo Severino Ramos da Silva
· CIÊNCIAS CONTÁBEIS: José Humberto do Nascimento Cruz
· PEDAGOGIA: Maria de Fátima Ramos de Queiroz
· PSICOLOGIA: Alexandre José Araújo Pereira
· ENFERMAGEM: Rafaela Teixeira de Moura Gomes
· PÓS-GRADUAÇÃO: Luzia Helena Castro Squinca
COMISSÃO AVALIADORA:
· Corpo docente da FACAL.