XXII Semana de Letras

XXII Semana de Letras

online Este é um evento online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

O diálogo entre a Educação e as Letras: caminhos para a (trans)formação

                    CARTA DE APRESENTAÇÃO

A Semana de Letras, evento cujo objetivo é proporcionar a divulgação científica e cultural na área das Letras, chega a sua 22ª edição. O evento este ano ocorrerá de forma remota entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021, sendo organizado por alunos e professorespelo Centro Acadêmico de Cultura e Estudos em Letras "Paulo Leminski" e os departamentos de Educação (DEDUC)Letras Modernas (DLM) e Linguística, Literatura e Letras Clássicas (DLLLC) do curso de graduação em Letras - Bacharelado e Licenciatura Plena da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. Neste ano, o tema proposto pela Comissão Organizadora é O Diálogo entre a Educação e as Letras: caminhos para a (trans)formação”.

Sabe-se que a Educação é um dos meios para proporcionar uma mudança na sociedade. Entretanto, esta capacidade de transformação presente nela apenas pode ser alcançada por meio de uma educação libertadora, a partir de um conjunto de práticas pedagógicas que contemple a formação do educando enquanto sujeito, de forma que se desperte no aluno a consciência sobre a sua existência e sobre a esfera social. Se a escola e a formação escolar não prover essa reflexão, a Educação não é capaz sozinha de atingir uma mudança na sociedade. Em outras palavras, como diria Paulo Freire (19--): “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. A afirmação do patrono da Educação Brasileira, que neste ano de 2021 é comemorado o seu centenário de vida, vem ao encontro com o tempo presente, em que é inadiável a necessidade de resgatar o papel da educação na sociedade brasileira diante de tamanhas mudanças como: a implementação do Novo Ensino Médio e da Base Comum Curricular (BNCC), o corte progressivo de verbas destinadas à Educação e a Ciência, além de uma “patrulha” ideológica que busca impedir a presença de determinados temas sociais em sala de aula. Esses fatores apontam para uma constante desvalorização política e social da Educação e da Ciência, que comprometem a capacidade de mudança da Educação.

Soma-se às alterações educacionais a pandemia de Covid-19, que alterou a percepção da educação ao redor do mundo. O isolamento social forçou que a comunidade escolar se adaptasse às tecnologias de informação para prosseguir com suas atividades durante a quarentena, de modo que o processo de aprendizagem construído na base da interação aluno-professor, pelo giz e pela lousa, fosse transferido para as telas e plataformas educacionais. Tal transposição trouxe alguns benefícios, mas, sobretudo ficaram as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, níveis alarmantes de evasão escolar, além da acentuação, ainda mais, das desigualdades educacionais, provindas das diferenças de renda e regionais.

Sabe-se que o Curso de Letras tem a docência uma de suas principais áreas de atuação profissional para os alunos egressos. Nesse sentido, a iniciação da atividade docente precisa permear as reflexões sobre a língua e suas práticas discursivas, para que, ao lecionar, o professor leve o aluno a compreender que a língua atravessa diversos âmbitos sociais e a vida dos indivíduos. Ou seja, viabilizar essa reflexão ao professor é importante, pois ele, como agente formador, deve ser aquele que em sua prática educacional afirme o papel da educação como um dos instrumentos de despertar a consciência de si e do outro aos alunos.

Sob esta perspectiva, a XXII Semana de Letras, portanto, intenciona-se a promover o diálogo entre as duas áreas, a Educação e as Letras, na defesa de uma formação educacional humana, no ensino público e de qualidade, tendo como seus valores o diálogo e uma sociedade mais igualitária, para que se resgate o ânimo da transformação social pela educação.

Oficinas, Minicursos e Mesas redondas

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Mesas Redondas

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}