II Semana Acadêmica das Licenciaturas da UTFPR/Curitiba

II Semana Acadêmica das Licenciaturas da UTFPR/Curitiba

presencial UTFPR Câmpus Curitiba - Curitiba - Paraná - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

INFORMAÇÃO SOBRE DECLARAÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

As declarações de participação no evento estão sendo emitidas pelo Departamento de Extensão do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DEPEX-CT) e serão enviados diretamente aos e-mails cadastrados.

Comissão Organizadora da II Semana Acadêmica das Licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR

(04/09/2019)

Inscrições

Atenção, o pagamento para os interessados no coquetel deverá ocorrer no dia do evento

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Sobre o evento

II SEMANA ACADÊMICA DAS LICENCIATURAS UTFPR – CAMPUS CURITIBA

“Desafios contemporâneos da formação de professores para a Educação Básica”

27 a 31 de Agosto de 2018 – UTFPR/Campus Curitiba – Sede Centro

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Programa resumido

PROGRAMA

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE AGOSTO DE 2018

Auditório

09:00 – Início do Credenciamento

10:30 – 11:00 – Abertura Oficial

11:00 – 12:30 – Conferência de Abertura: Formação de professores: relações entre ensino e pesquisa em ensino - Profa. Tânia Maria F. Braga Garcia (UFPR/Setor de Educação)

Auditório

14:00 – 15:30 – Palestra: Cuidados com a voz para docentes – Guilherme Silveira Wolff (Fonoaudiólogo; estudante de Medicina)

Mini auditório

14:00 – 15:30 – Palestra: Interdisciplinaridade e meio ambiente na formação de professores e educadores ambientais – Prof. Fernanda da Rocha Brando (FFCLRP/USP)

Auditório

16:00 – 18:00 – Mesa Redonda: Relações entre arte e ensino de ciências e na educação matemática – Prof. Awdry Feisser Miquelin (UTFPR-PG/DAENS), Profa. Camila Silveira da Silva (UFPR/Departamento de Química)

Mini auditório

16:00 – 18:00 – Mesa Redonda: Fazendo pesquisa em sala de aula: experiências com o PFOL/UTFPR Profa. Elisa Novaski Cordeiro (UTFPR/DALEM)

Mini ginásio

18:00 – 19:00 – Coquetel de Abertura

Auditório

20:00 -21:30 – Palestra:  Desafios para o docente multimodal: a canção na sala de aula – Prof. Gustavo Nishida

 

TERÇA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2018

Auditório

14:00 – 15:30 – Palestra: Astronomia Indígena para a Educação Básica – Prof. Germano Bruno Afonso (UNINTER)

Mini auditório

14:00 – 15:30 – Mesa redonda: Atividades complementares nas licenciaturas – Prof. Durval Martins Teixeira Filho (UTFPR/DAFIS), Prof. Leonia Gabardo Negrelli (UTFPR/DAMAT)

Auditório

16:00 – 18:00 – Mesa Redonda: Materiais didáticos: produções, usos e pesquisas – Prof. José Marconi Bezerra de Souza (UTFPR/DADIN); Prof. Nilson Marcos Dias Garcia (UTFPR/PPGTE; UFPR/PPGE)

Mini auditório

16:00 – 18:00 – Palestra: Desafios na inclusão dos alunos cegos na educação básica – Prof. Ana Paula de Oliveira Vieira (IPC)

18:00 – 19:30 – Palestra: As Narrativas de Estrangeiros: (Imigrantes) - Profa. Fernanda Deah Chichorro Baldin (UTFPR/DALEM)

Auditório

18:00 – 19:30 – Palestra: Panorama das Práticas de Linguagem e Cultura Digital na BNCC – Profa. Nívea Rohling (UTFPR/DALIC)

20:00 – 21:30 – Apresentação de Projetos Integradores – Letras Inglês/Português

 

QUARTA-FEIRA, 29 DE AGOSTO DE 2018

Mini auditório

14:00 – 15:30 – Mesa Redonda: A (des)formatação de professores de inglês: decolonialidade, língua franca e pós normatividade – Prof. Eduardo H. Diniz de Figueiredo, Profa. Clarissa Jordão, Profa. Regina Halu, Prof. Francisco Fogaça, Profa. Juliane Martinez (UFPR)

Mini auditório

16:00 – 18:00 – Mesa Redonda: Ciência no cinema e divulgação científica – Profa. Márcia Borin da Cunha (Química/UNIOESTE); Prof. Luís Paulo de Carvalho Piassi (EACH/USP); Profa. Nicole Glock Maceno (UDESC/CCT)

Ver sala

18:00 – 19:30 – Oficina: Literatura Africana na Escola: uma proposta recepcional – Prof. Márcio Matiassi Cantarin (UTFPR/DALIC)

Ver sala

20:00 – 21:30 – Palestra: Herberto Helder e o Absurdo: a metalinguagem em a morte sem mestre – Mestrando Jope Leão Lobo

 

QUINTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO DE 2018

Auditório

14:00 – 15:30 – Palestra: Programas institucionais de iniciação à docência: PIBID e Residência Pedagógica – Profa. Flávia Dias de Souza (UTFPR/DEPED/PROGRAD), Profa. Neusa Nogas Tocha (UTFPR/DAMAT)

16:00 – 18:00 – BNCC: implicações para a Educação Básica – Prof. Cristiano Egevardt (UTFPR/DAQBI); Profa. Mônica Ribeiro da Silva (UFPR/Setor de Educação)

18:00 – 19:30 – Palestra: O que significa ensinar literatura? – Prof. Cristiano de Sales (UTFPR/DALIC)

20:00 – 21:30 – Apresentação de Projetos Integradores – Letras Inglês/Português

 

SEXTA-FEIRA, 31 DE AGOSTO DE 2018

Auditório

11:00 – 12:30 – Palestra: Matemática e suas aplicações à biologia – Prof. Moiseis Cecconello (UFMT)

14:00 – 15:30 – Palestra: Mestrados profissionais em ensino – Profa. Ivanise Maria Rizzatti (UERR/Coordenadora dos Programas Profissionais da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES)

16:00 – 18:00 – Painel de encerramento: Desafios contemporâneos da formação de professores para a Educação Básica: inclusão – Profa. Quelen Silveira Coden (UFPR), Profa. Flávia Dinnies Carneiro Santos (Escola Estadual Dom Pedro II)

ATIVIDADES COM PROGRAMAÇÃO ESPECÍFICA

MINICURSOS

DE TERÇA-FEIRA A SEXTA-FEIRA, ENTRE 09:00 – 11:00

PRÉ-SICITE

TERÇA-FEIRA E QUARTA-FERIA, ENTRE 11:00 – 12:30

MOPP

QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA, ENTRE 11:00 – 12:30

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

TERÇA-FEIRA E QUARTA-FEIRA, ENTRE 18:00 – 19:00

Minicursos

 

Título

Autor

vagas

data

Horário

1

Introdução a modelagem molecular no ensino de ciências

Marcos Brown Gonçalves

20

Terça e Quinta

09:00 – 11:00

2

Grego Antigo para Cientistas Modernos: uma propedêutica

Adilson Camilo de Barros

10

Terça e Quinta

09:00 – 11:00

3

Equilíbrio e centro de massa

Durval Martins Teixeira Filho

20

Quarta

09:00 – 11:00

4

Mobiliando uma casa: uma aproximação com a modelação matemática

Keith Gabriella Flenik Morais; Tiago Augusto Skroch de Almeida, Angelita Minetto Araújo

40

Terça e Quinta

09:00 – 11:00

5

Matemágicas: Um incentivo Pedagógico Matemático

Keith Gabriella Flenik Morais, Natália Mota Oliveira

40

Quarta e Sexta

09:00 – 11:00

6

Introdução aos espaços métricos e a distância do taxista

Fábio Augusto Fortunato Filho, Nicole Cristina Cassimiro De Oliveira, Rodolfo Gotardi Begiato

40

Quarta e sexta

09:00 – 11:00

7

Uso do software R para análise dos dados educacionais

Jose Carlos Conincke; Angélica Maria Tortola

35

Quinta

08:00 – 12:00 (res)

8

Fantan: uma proposta de ensino de divisão euclidiana para deficientes visuais

Natalia Mota Oliveira; Amanda Pasinato da Cruz e Felipe Meira Goinski

40

Terça e quinta

09:00 – 11:00

9

TBL aprendizagem baseada em times como ferramenta de ensino e aprendizagem

Melina de Santi Pazzim

30

Sexta

09:00 – 11:00

10

Logaritmo e a régua de cálculo

Rose Elizangela Martins Pedrosa

30

Sexta

09:00 – 10

:00

11

O uso do Teodolito Didático nas aulas de Matemática

Cassiano H. M. C. Ramos e Silvio L. C. Firmino

30

Sexta

09:00 – 10:00

12

Semeando Idéias: utilizando Hortas Urbanas como ferramenta pedagógica de forma multidisciplinar

Fabiana Baumel Canofer

25

Terça e quarta

09:00 – 11:00

13

Modelagem molecular: explorando o ensino por experiências

Marcos Brown Gonçalves, Gabrielly Michalsky Batista, Laismara Gomes Covalski, Mariana Basilio e Pollyana Aparecida Almeida de Oliveira

20

Quinta e sexta

09:00 – 11:00

14

Provas sem palavras: uma ponte entre a intuição e a linguagem Matemática

Regina Cássia de Souza Ortega; Mari Sano

30

Sexta

09:00 – 10:00

15

Semeando idéias: Hortas como espaços educativos multidiciplinares

Fabiana Baumel Canofer - Angélica Matais Laurino - Julianne Armstrong Ferreira - Suellen Oriana Kricky - Fernanda Cordeiro de Lima - Sonia Zanello - Eloisa Bernardo Ribeiro - Amanda Jacobs - Mariana Alves Benatto

25

Terça e quarta

09:00 – 11:00

16

Metodologias Ativas de Aprendizagem e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula

Karyne Baptista de Souza Cruz, Gustavo Mayer Pinto, Eduardo Moraes de Araujo Joao Paulo De Oliveira e Rafael Felipe Pszybylsk

25

Quinta e sexta

09:00 – 11:00

17

Dos Sentidos ao Sentido: a sinestesia em Lygia Fagundes Telles

Isabela Lovato Santana

30

Segunda

18:00 – 19:30

18

Analisando os reflexos da BNCC para com o livro didático e o ensino de Literatura, a partir do livro Português 2 da Editora Moderna no Ensino Médio

Bruno Everton e Fábio Izidoro

30

Quarta

18:00 – 19:30

19

Ambientalização na Universidade: múltiplos olhares

Josmaria Lopes de Morais

30

Terça e quarta

09:00 – 11:00

20

Prática de escrita para fins acadêmicos

Aline Sanfelici

30

Quinta

14:00 – 15:30

21

A Astronomia como Ferramenta Motivadora no Ensino das Ciências Naturais e Matemática

Marcos Antonio Florczak

20

Terça

09:00 – 11:00

 

Resumos dos minicursos

Introdução a modelagem molecular no ensino de ciências
Neste curso será apresentada a Modelagem Molecular como uma ferramenta inovadora e integradora para o ensino de ciências. Os estudantes terão um primeiro contato com ferramentas de visualização e edição molecular; será também introduzida a técnica de dinâmica molecular clássica que permite a investigação de diversas propriedades estruturais e termodinâmicas de sistemas realistas, sendo possível sua prática em computadores pessoais. Os objetivos do curso são: 1. Apresentar aos estudantes uma proposta inovadora ao ensino interdisciplinar de ciências; 2. Introduzir a modelagem molecular como um laboratório virtual auxiliar ao conteúdo apresentado em sala de aula; 3. Introduzir algumas possibilidades de estudo investigando propriedades de átomos, moléculas até biomoléculas e materiais em nanoescala.
Grego Antigo para Cientistas Modernos: uma propedêutica
O grego antigo pode ser considerado como a primeira língua científica do ocidente. Sua influência na ciência atual, sobretudo na física, é muito expressiva mas pouco notada. Muitos termos de uso corrente como "Dinâmica" ou "Astronomia" decorrem diretamente do vocabulário grego antigo, de modo completamente insuspeito pelos estudantes de física. Neste minicurso será apresentado o alfabeto grego antigo, sistema de numeração (que não continha o zero e nem números negativos), pequeno vocabulário de importância para ciências e algumas frases escritas no original em grego de três importantes pensadores do passado, para uma análise introdutória.
EQUILÍBRIO E CENTRO DE MASSA
A oficina abordará as condições de equilíbrio de um ponto material e de um corpo extenso (visto na parte de Mecânica da Física do Ensino Médio), e como determinar a massa de um corpo usando uma "balança" de haste (momento angular).
MOBILIANDO UMA CASA: UMA APROXIMAÇÃO COM A MODELAÇÃO MATEMÁTICA
A proposta deste minicurso surgiu a partir de uma experiência que os autores vivenciaram com turmas de primeiros anos do Ensino Médio em um colégio estadual do Paraná, no segundo semestre de 2017, durante as aulas de regência do estágio supervisionado. Devido às dificuldades que os estudantes apresentaram em operar com números decimais, elaborou-se um projeto que aliasse a Matemática e os princípios do Curso de Formação Cidadã e Profissional do colégio. Assim, este minicurso apresenta uma adaptação do projeto aplicado aos estudantes. Fundamentados na concepção de Biembengut (2014) sobre modelação matemática sugere-se aos participantes uma proposta que reúna situações-problema reais, atividades de pesquisa, e discussão sobre conteúdos matemáticos. O minicurso se desenvolverá em seis momentos: apresentação; organização das equipes; orçamento de móveis e eletrodomésticos; orçamento de produtos perecíveis e de utilidades domésticas; elaboração da planta humanizada; e discussão. Desta maneira, além dos participantes terem a oportunidade de vivenciar as atividades, poderão trocar experiências, propor sugestões, e apresentar contribuições sobre a possibilidade de adaptação do projeto em suas salas de aula como futuros, ou já atuantes, professores de matemática.
Matemágicas: Um incentivo Pedagógico Matemático
É muito comum, no processo de ensino de matemática, alguns estudantes questionarem o professor sobre os motivos e necessidades de alguns conceitos apresentados em sala de aula. Nem sempre é possível responder a estas perguntas de forma rápida e precisa, mas podemos muitas vezes fazer com que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais interessante e instigante para o aluno. Diante disso, o objetivo deste minicurso, elaborado a partir de pesquisas bibliográficas, é apresentar aos futuros professores uma forma mais lúdica e descontraída dos conteúdos, incentivando estes a despertar a iniciação à aritmética e à lógica abstrata nos estudantes. O minicurso se dará por apresentações, explicações e produções de alguns truques de “mágica” na matemática, os quais chamaremos de “matemágicas”. Serão utilizados apenas tesoura, papel, cola e baralho de cartas. Além disso, serão levantadas as seguintes discussões: quais conteúdos matemáticos escolares estão envolvidos e como despertar as percepções e intuições matemáticas nos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Serão abordadas as seguintes matemágicas: “Um número subtraído por ele escrito de trás para frente é múltiplo de nove”, "Bicho Pé-grande", “Quadratura dos Elos de Papel”, “Faixas de Möebius Inusitadas”, “Passando você pelo buraco de papel”, “Pensamentos em Sintonia”, “Fibonacci” e a “Mágica dos Áses”, pela metodologia de investigação matemática. Deste modo, almeja-se que os participantes desenvolvam interesse por essa dinâmica e as reproduzam de maneira semelhante, proporcionando debates e desafiando o raciocínio lógico-matemático nos seus (futuros) alunos.
Introdução aos espaços métricos e a distância do taxista
Métricas foram introduzidas na matemática com o intuito de generalizar o conceito de distância. Um conjunto pode ser chamado de espaço métricos, se for possível definir uma métrica, isto é, se sempre pudermos calcular a distância entre dois de seus elementos. Dessa maneira, a métrica é definida como uma função que associa, a cada par de elementos do conjunto, um número real, tal função para assim ser denominada deve cumprir algumas condições. Estabelecida uma métrica, é possível trabalhar com propriedades topológicas do conjunto. A grosso modo, propriedades topológicas é um estudo que parte da definição de conjuntos abertos e fechados. Neste mini-curso, pretendemos introduzir o conceito de espaços métricos para iniciantes no tema, como por exemplo, estudantes de licenciatura e professores que nunca tiveram contato com o tema. Com esse objetivo, faremos uma abordagem simples, na qual não são necessários muitos pré-requisitos usuais, como por exemplo, álgebra linear e análise. Dessa maneira, não deve-se esperar por um estudo com abordagem topológica, simplesmente serão introduzidas as definições, conceitos básicos e os principais exemplos de métricas e espaços métricos. Com isso, os único pré-requisitos necessários, são a matemática básica e a linguagem formal de conjuntos. No fim, iremos mostrar algumas aplicações das métricas estudadas, como por exemplo, o cálculo da distância percorrida por um taxista.
Uso do software R para análise dos dados educacionais
Apresentar ao interessado como acessar a informação estatística dos bancos dedados em educação: INEP, IPARDES, IBGE, UN-DATA, OCDE e Banco Mundial. As bases de dados estão distribuídas em arquivos cuja manipulação é necessária para as análises nas diferentes áreas, em particular na área de educação, para os futuros professores. Introduzir à linguagem de programação R. Esta ferramenta computacional além de sua simplicidade conta com a grande vantagem de ser de uso livre. Uma das funções do R é que pode ser usado para leitura de arquivos de dados e poder ser usados, por exemplo, do ponto de vista exploratório estatístico o objetivo específico, a leitura e a manipulação de dados. O software R disponível em: http://www.r-project.org/index.html é uma linguagem livre (GNU) possui um ambiente para o cálculo estatístico e gráfico. • Aula 01: Introdução, criação de objetos, operadores, funções matemáticas simples. Carregamento de pacotes. Geração de scripts. Listas, matrizes, cálculo com matrizes. Funções estatísticas básicas: média, variância, covariância, correlação, usando funções matemáticas, usando comandos do R. Plots, Gráficos. Impressão de gráficos. • Aula 02. Normas e procedimentos legais na utilização de dados abertos. Metadados. Informações estatísticas. Uso adequado dos bancos Sidra- IBGE. UnData. Ipardes. INEP e OCDE.
Fantan: uma proposta de ensino de divisão euclidiana para deficientes visuais
Dentre os desafios dos docentes está a educação para deficientes visuais, visando a troca de experiências entre docentes em matemática (atuais e futuros) os organizadores além de apresentar um pouco das leis que cerceiam este mundo, do sistema Braille e sua história, também apresentam o resultado de uma atividade desenvolvida no projeto de extensão A Organização do Ensino de Matemática para Cegos, realizado na UTFPR em 2018. Nesta situação de ensino o grupo utilizou o jogo chinês Fantan para ensinar/reforçar o conteúdo de Divisão Euclidiana com crianças cegas de 9 a 11 anos através de uma parceria do projeto com o Instituto Paranaense de Cegos e das escolas conveniadas. Após a apresentação do jogo e de suas regras iremos apresentar as adaptações feitas no tabuleiro visando o Desenho Universal, uma adaptação feita para a aplicação da situação e outra com base nos resultados obtidos. Além de informar e apresentar uma nova proposta de ensino, o minicurso pretende abrir os horizontes de seus participantes quanto a educação para cegos e as possibilidades de ensino.
TBL aprendizagem baseada em times como ferramenta de ensino e aprendizagem
Durante o evento abordaremos os princípios do TBL e como utilizar em turmas grandes tanto de ensino fundamental e médio quanto no ensino superior.
LOGARITMO E A RÉGUA DE CÁLCULO
No início do século XVII, a descoberta dos logaritmos por John Napier tornou possível a simplificação de cálculos aritméticos que, nesse período, eram trabalhosos e passíveis de erro. Com a invenção dos logaritmos foi possível a construção de uma régua em escala logarítmica, com a qual é possível efetuar multiplicações e divisões com uma aproximação razoável. Essa ferramenta recebeu o nome de Régua de Cálculo e por muito tempo foi útil para estudantes e profissionais que precisavam efetuar cálculos de multiplicação e divisão de forma mais rápida e precisa. Nessa Oficina apresento uma proposta de ensino utilizando a régua de cálculo, explorando o aspecto histórico dos logaritmos. Para tanto, proponho algumas atividades utilizando a régua de cálculo e tendo como referência o livreto intitulado “ Logaritmos e a Régua de Cálculo: uma proposta de ensino”.
O uso do Teodolito Didático nas aulas de Matemática
Esse trabalho propõe desenvolver, junto com os participantes, algumas atividades práticas de aplicação de conteúdos da geometria e da trigonometria no contexto da topografia e com a utilização do teodolito didático. As atividades fazem parte do Manual do uso do teodolito na matemática, que busca ser uma alternativa interdisciplinar de contextualização da geometria e da trigonometria do ensino básico no âmbito da topografia, mostrando ao aluno que esses conteúdos têm aplicações práticas e reais muito úteis nas áreas de engenharia e correlatas. Também mostraremos um modelo de teodolito didático, que está disponível gratuitamente na internet e pode ser impresso com uma impressora 3D, desenvolvido pelos autores. Será explicada brevemente a tecnologia para criação desse teodolito e como ele pode ser acessado e impresso. Deste modo tentamos facilitar o acesso a essa ferramenta histórica e que pode ser um instrumento auxiliar no aprendizado significativo da matemática.
Semeando Idéias: utilizando Hortas Urbanas como ferramenta pedagógica de forma multidisciplinar
O minicurso tem como principal objetivo alcançar uma abordagem CTS por meio do tema hortas, para o ensino interdisciplinar de conteúdos curriculares. Professores do Ensino Fundamental e Médio, nas áreas de Ciências, Matemática, Biologia e Artes, juntamente com estudantes de Licenciatura em Química, apresentarão os projetos desenvolvidos com seus respectivos alunos e farão demonstrações de aulas práticas utilizadas. Haverá também momentos de discussão a respeito das dificuldades encontradas e de possíveis adaptações das atividades a diferentes séries e contextos escolares.
MODELAGEM MOLECULAR: EXPLORANDO O ENSINO POR EXPERIÊNCIAS
A modelagem molecular computacional leva o aluno por meio teórico a compreensão do mundo químico microscopicamente. Ao utilizar esta abordagem no ensino pode-se ampliar a visão do aluno levando-o para a visão macroscópica, e por meio da experimentação isto fica ainda mais visível. Trabalhando com ferramentas como software Discovery Studio (modelagem computacional) e com experimentos, o aluno fica instigado a conhecer o meio científico partindo da tecnologia para os métodos clássicos, unidos em um só e com uma aprendizagem lúdica. Além disso, este plano de ensino em ciências visa interligar as disciplinas de física, química e biologia, que são desconexas no Ensino Médio e universitário, contextualizando sua relação ao analisar moléculas, biomoléculas ou materiais em nível molecular.
Provas sem palavras: uma ponte entre a intuição e a linguagem Matemática.
O ensino da Matemática é uma tarefa difícil na maioria das vezes. Por ser uma matéria altamente abstrata, nem sempre os alunos conseguem compreendê-la. Há vezes que o professor se esforça tentando ensinar através de exemplos do cotidiano, o que mostra que a aplicabilidade ocorre. Não obstante, nem sempre a Matemática a ser ensinada mostra a sua aplicação de imediato. Isso ocorre muitas vezes, principalmente nas etapas de "algebrismo" do Ensino Fundamental, muito embora toda essa álgebra seja de extrema importância e necessidade para todo o desenrolar da Matemática que vem pela frente. Talvez seja nesse ponto que a corrente de estudos sobre Provas sem Palavras venha a se desenvolver e tentar se fazer presente. O presente trabalho tem por primeiro objetivo divulgar as Provas sem Palavras no âmbito do Ensino Fundamental e Médio, propondo um estudo intuitivo-pedagógico de forma a explorar exemplos, mostrar a importância da visualização e melhorar o entendimento na obtenção de resultados. Também se tem como objetivo que este material sirva de possível forma de consulta por parte de professores, na busca de melhores métodos de explicação sobre importantes assuntos desenvolvidos em sala e no preparo das aulas antes de trabalhar com seus alunos.
Semeando idéias: Hortas como espaços educativos multidiciplinares.
  O minicurso tem como principal objetivo alcançar uma abordagem CTS por meio do tema hortas, para o ensino multidisciplinar de conteúdos curriculares. Professores do Ensino Fundamental e Médio, nas áreas de Ciências, Matemática, Biologia e Artes, juntamente com estudantes de Licenciatura em Química, apresentarão os projetos desenvolvidos com seus respectivos alunos e farão demonstrações de aulas práticas utilizadas. Haverá também momentos de discussão a respeito das dificuldades encontradas e de possíveis adaptações das atividades a diferentes séries e contextos escolares.
Metodologias Ativas de Aprendizagem e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula.
O primeiro dia do minicurso iniciará com a apresentação oral dos professores e dos participantes, através de uma dinâmica. Em seguida, será iniciada a exposição dos temas que serão abordados durante o minicurso, e logo depois em pares participantes (dinâmica) discutem o que podem ser Metodologias Ativas de Aprendizagem. Depois ocorrerá uma conversa sobre Metodologias Ativas, Ensino tradicional x Ensino Inovador, e Aprendizagem Significativa, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. No segundo dia serão desenvolvidas atividades com sentido mais prático com base nos tema abordado sobre o uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem, Aprendizagem Significativa, bem como Tecnologias. Ao final os participantes responderão a uma avaliação sobre a qualidade do minicurso.
Dos Sentidos ao Sentido: a sinestesia em Lygia Fagundes Telles
Este minicurso tem por objetivo analisar as diferentes formas de sentido produzidas na obra da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles. Sendo assim, será desenvolvida a leitura de contos de sua vasta obra para debater os sentidos e os símbolos apresentados pela autora.
Analisando os reflexos da BNCC para com o livro didático e o ensino de Literatura, a partir do livro Português 2 da Editora Moderna no Ensino Médio
O presente minicurso visa, inicialmente, efetuar uma apresentação geral sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), sobretudo sobre que (e como) ela projeta para o ensino de Literatura para com o Ensino Médio (EM). Para que, com isso, no momento seguinte, apresente o nosso objeto de análise, o livro de Português do segundo ano do Ensino Médio da Editora Moderna, do qual usaremos para levantar problemáticas sobre como que a BNCC reflete no ensino da literatura, a partir desse livro didático, e quais são os problemas detectados, no nosso ponto de vista, em sua abordagem e disposição. E, por fim, abriremos uma discussão para todo o grupo, essa norteada por questões, que serão sorteadas aleatoriamente, a fim de expandir as nossas reflexões sobre o tema tratado previamente, para que se possa trocar diferentes percepções, não só da própria BNCC, como também do ensino de Literatura e do material didático.
AMBIENTALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE: MÚLTIPLOS OLHARES. A proposta de ambientalização nas universidades considera que as Instituições de Ensino Superior são potenciais espaços de educação, capazes de ir além de suas atividades habituais e instigar tanto quebras e reconstruções quanto a criação de novos paradigmas que sejam capazes possibilitar a inserção de novos valores e novas práticas sociais que considerem o devido respeito aos ambientes natural e social. A temática da ambientalização e, especialmente, da ambientalização curricular constitui-se, por si só, um campo profícuo de investigação, no sentido de dar visibilidade à temática ambiental nas universidades, abrindo caminhos para discussões, tomadas de decisão e compromisso com a implementação de ações de responsabilidade socioambiental. A efetivação da ambientalização nas universidades está atrelada à Educação Ambiental, que tem potencial para promover novas formas de ensinar e aprender, a partir de todas as instâncias da instituição. Neste mini-curso serão trabalhados os temas: - Ambientalização na universidade: no currículo, na extensão, na gestão e na - Educação Ambiental: o que é, o que não é. - Educação Ambiental como prática interdisciplinar. - Desafio da construção das bases para um projeto visando articular ciência, educação e meio ambiente.
Prática de escrita para fins acadêmicos
A escrita de trabalhos no âmbito universitário, seja de resenhas, artigos, dissertações ou outros tipos, perpassa os diferentes cursos e áreas. Um texto bem escrito é um meio de comunicação fundamental não somente nas atividades solicitadas pelo professor em uma disciplina, como também na divulgação e publicação de pesquisas na comunidade científica. Esta oficina propõe, em um primeiro momento, a exposição de princípios fundamentais da redação para fins acadêmicos. Em um segundo momento, o foco será a realização de exercícios práticos sobre a escrita acadêmica. Os tópicos a serem explorados incluem questões de estilo, argumentação, construção de sentido e uso da voz de outros autores, através de citações diretas e indiretas. 
 
A Astronomia como Ferramenta Motivadora no Ensino das Ciências Naturais e Matemática.
A Astronomia possui características interdisciplinares que possibilita diversas interfaces com outras disciplinas (Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Artes,...). Embora ela não seja uma disciplina do ensino fundamental e médio, ela aparece em alguns eixos temáticos, como Terra e Universo, e em vários conteúdos de disciplinas de outras ciências. Seus conteúdos podem proporcionar aos alunos uma visão menos fragmentada do conhecimento, podendo ainda atuar como integradora de diversos conhecimentos. Neste curso iremos abordar as relações entre a Astronomia e as ciências da natureza e a matemática. Abordaremos as possíveis práticas de sala de aula que podem unir os conteúdos de astronomia com as demais ciências.

Comunicações Orais

Comunicações Orais: DAMAT

 

 

?      Terça feira (28/08): sala E-206

 

1. Comunicação Oral: 11:00h

Título: Uma Proposta de Elaboração de Materiais Didáticos Para Alunos Cegos e de Baixa Visão

Autor: Guilherme Barbosa dos Santos

Orientador: Maria Lucia Panossian

 

Resumo: A inclusão é um tema cada vez mais presente no contexto dos futuros docentes e dos profissionais da área de educação. A partir dessa hipótese, esta apresentação tem como objetivo divulgar atividades diferenciadas realizadas no período do Estágio Supervisionado C do curso de Licenciatura em Matemática no Colégio Estadual Dom Pedro II, local em que existe um ambiente direcionado para os alunos cegos ou de baixa visão.

 

 

2.  Comunicação Oral: 11:30h

Título: Ajuste na conjectura do número cromático para grafos planares unitários

 

Autores: Pablo P. S. Moraes, Vinicius V. Pereira, Ricardo B. Popp, Paulo A. P. Rempel, Nayara L. M. Rodrigues, Luiz P. P. Daniel, Leonardo D. C. Cruzato, Enzo D. de Morais, Danilo I. de S. Carrijo, Bruno W. V. da Silva

 

Orientador: João L. Gonçalves

 

Resumo: Nossos objetivos são apresentar o problema de determinação do número cromático de um grafo planar unitário, ilustrar a construção que levou ao ajuste na conjectura sobre esse número e motivar futuros trabalhos em teoria de grafos, devido ao grande número de problemas em aberto.

 

 

3. Comunicação Oral: 12:00h

Título: Geometria na pipa: expandindo conhecimentos matemáticos dos alunos com altas habilidades/superdotação.

 

Autores: Natalia Mota Oliveira, Eduarda Gabrielle Prestes Taverna, Rafael de Castro Bonfim, Gustavo Henrique Dziuras, Luiz Pedro Palácio Daniel


Orientador: Luciana Schreiner de Oliveira

 

Resumo: Relatar as experiências dos participantes do projeto "Matemática Acessível" no primeiro semestre de 2018 que foi destinado ao planejamento e aplicação de atividades matemáticas com o tema pipa. Foram trabalhados os conceitos de retas, semirretas, retas concorrente e paralelas, ângulos e classificação dos ângulos com os alunos com altas habilidades/ superdotação atendidos na Escola Felipe Zeni e no Centro de Atendimento as Deficiências Sensoriais (CADS) Helen Keller, ambas da rede municipal de ensino de Pinhais.

 

 

?      Quarta feira (29/08): sala A-101

 

 

 4. Comunicação Oral: 11:00h

Título: Teoria do Caos

 

Autor: Thiago Lucas da Silva

 

Orientador: Leônia Gabardo Negrelli

 

Resumo: Esta comunicação vai abordar aspectos matemáticos e filosóficos relacionados a Teoria do Caos.



5. Comunicação Oral: 11:30h

Título: Oficina Pedagógica de Matemática: possibilidades para a formação de professores

 

Autor: Hugo Patolea Vilas Boas

Orientador: Maria Lucia Panossian


Resumo: Apresentar o trabalho desenvolvido na Oficina Pedagógica de Matemática junto à professores da rede municipal de Pinhais e da rede estadual de ensino do Paraná.

 

 

6. Comunicação Oral: 12:00h

Título: Estratégias de Ensino de Matemática para cegos

 

Autores: Natalia Mota Oliveira; Amanda Pasinato Cruz; Eduarda Gabrielle Prestes Taverna; Felipe Meira Goinski; Gustavo Henrique Dziura; Henrique Pereira Avelar; Fabrício Zanato Alves; Kayo Patryck da Cunha; Rodrigo Lenerneier Baumel;

 

Orientação: Maria Lucia Panossian

 

Resumo: Apresentar o desenvolvimento e resultados de 4 situações de ensino elaboradas no projeto de extensão A Organização do Ensino de matemática para cegos no primeiro semestre de 2018.

 

 

PRÉ-SICITE

PRÉ-SICITE – PESQUISAS NA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO

Data: 29/08/2018 (Quarta-feira) – Sala: N 111 Bloco N, 1º andar

Avaliadoras:

Karyne Baptista de Souza Cruz (Discente do PPGFCET)

Rosilaine Terezinha Durigan Mortella (Discente do PPGFCET)

Apresentações:

Horário

Apresentação:

11h00 - 11h15

Camila Sampaio Nogueira – Mapeamento de artigos que discutem aspectos relacionados aos livros didáticos de Biologia, Física, Química e Ciências em revistas da área de Ensino de Ciências – Orientador: Prof. Dr. Álvaro Emílio Leite

 

11h15 - 11h30

Gabriel Borsoi Campos – Construção de um acelerômetro externo com microcontrolador arduíno – Orientador: Prof. Dr. Álvaro Emílio Leite

 

11h30 - 11h45

Joana Luzia Kulicz – Ensino de Ciências/Química com uso de TIC para reconhecimento, combate e prevenção aos mosquitos transmissores de doenças epidêmicas – Orientador: Prof. Dr. Marcelo Lambach

 

11h45 - 12h00

Camila Cristina Hilário – Didática da Matemática: diferentes concepções veiculadas entre os alunos da licenciatura – Orientadora: Profa. Dra. Maria Lucia Panossian

 

12h00 - 12h15

Gabriel José Cavassin Fabri – Atividade Orientadora de Ensino e Análise didática: elementos teórico-metodológicos para a ação docente – Orientadora: Profa. Dra. Maria Lucia Panossian

 

X MOPP

 

X MOPP  – X Mostra de Pesquisa na Pós-Graduação da UTFPR

 


Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET)

Data: 30/08/2018 (Quinta-feira) – Sala: V3-101 Bloco V3

 

HORÁRIO

 

COMUNICAÇÃO ORAL

 

11:00 – 11:20

RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COMPOSTO ORGÂNICO E PLANTAS MEDICINAIS   

CARLA ESTEVES GARCIAS. TAMARA SIMONE VAN KAICK

 

RESUMO


PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. Composto Orgânico. Plantas Medicinais.

ÁREA: Ensino de Química.

 

11:20 – 11:40

CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO AO LIXO ELETRÔNICO

TALITA FRAGUAS. CARLOS EDUARDO FORTES GONZALEZ. ALISSON ANTONIO MARTINS.

 

RESUMO

 

PALAVRAS-CHAVE: Lixo eletrônico. Educação Ambiental. Saúde e Meio Ambiente

ÁREA: Ensino de Biologia.

 

11:40 – 12:00

LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA            

LUCIMARA FABRICIO. ALISSON ANTONIO MARTINS

 

RESUMO    

 

PALAVRAS-CHAVE: Livro didático. Alfabetização científica. Ensino Fundamental.

ÁREA: Ensino de Ciências.

 

12:00 – 12:20

CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO PARA ARTICULAÇÕES ENTRE ARITMÉTICA E ÁLGEBRA

MARA VIVIANE DA SILVA PELLEGRINELLO CAMARGO. MARIA LUCIA PANOSSIAN

 

RESUMO

               

PALAVRAS-CHAVE: Atividade Orientadora de Ensino. Álgebra. Aritmética. 

ÁREA: Educação Matemática.

 

12:20 – 12:40

CARACTERÍSTICAS DAS PESQUISAS SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO     

PRISCILA SIMÕES FRANÇA. ALISSON ANTONIO MARTINS

 

RESUMO


PALAVRAS-CHAVE: Livro didático de Biologia. Educação em Ciências. Revisão de literatura.

ÁREA: Ensino de Biologia.

 

12:40 – 13:00

CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR EM FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS

DIJALMARY MATOS PRATES CHAS. ALISSON ANTONIO MARTINS.

 

RESUMO


PALAVRAS-CHAVE: Avaliação Escolar, Modelos Pedagógicos, Abordagens do processo ensino-aprendizagem.

ÁREA: Ensino de Física.

 

Comissão Organizadora

DOCENTES:

Alisson Antonio Martins – DAFIS e PPGFCET– Presidente da Comissão Organizadora

Cristiane Pilissão – DAQBI

Durval Martins Teixeira Filho – DAFIS

Fabiana Vanessa Achy de Almeida – DALEM

Luciana Schreiner de Oliveira – DAMAT

Paulo Juarez Rueda Strogenski – DALIC

 

DISCENTES:

Elis Trindade Sabbag – Licenciatura em Química

Igor Strogenski – Licenciatura em Letras Português-Inglês

Josiane Carvalho da Silva – Licenciatura em Física

Luciano Glodes Hornos e Artigas – Licenciatura em Química

Natalia Mota Oliveira – Licenciatura em Matemática

Rafaela Cristina Alexandre Vicente – Licenciatura em Química

Sabrina Moroso Cezar – Licenciatura em Química

Thalya Gonçalves de Castro – Licenciatura em Letras Inglês

Wellington Gomes Ferrante – Licenciatura em Física

 

CURSOS DE LICENCIATURA:

Licenciatura em Física

Licenciatura em Letras Inglês

Licenciatura em Letras Inglês-Português

Licenciatura em Letras Português

Licenciatura em Matemática

Licenciatura em Química

 

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO:

PPGFCET – Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

PROFMAT – Mestrado Profissional em Rede em Matemática

 

DEPARTAMENTOS:

DAFIS – Departamento Acadêmico de Física

DALEM – Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas

DALIC – Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação

DAMAT – Departamento Acadêmico de Matemática

DAQBI – Departamento Acadêmico de Química e Biologia

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}