II
SEMANA ACADÊMICA DAS LICENCIATURAS UTFPR – CAMPUS CURITIBA
“Desafios
contemporâneos da formação de professores para a Educação Básica”
27 a 31 de Agosto de 2018 – UTFPR/Campus Curitiba – Sede Centro
UTFPR Câmpus Curitiba - Curitiba - Paraná - Brasil
As declarações de participação no evento estão sendo emitidas pelo Departamento de Extensão do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DEPEX-CT) e serão enviados diretamente aos e-mails cadastrados.
Comissão Organizadora da II Semana Acadêmica das Licenciaturas do Campus Curitiba da UTFPR
(04/09/2019)
Atenção, o pagamento para os interessados no coquetel deverá ocorrer no dia do evento
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
II
SEMANA ACADÊMICA DAS LICENCIATURAS UTFPR – CAMPUS CURITIBA
“Desafios
contemporâneos da formação de professores para a Educação Básica”
27 a 31 de Agosto de 2018 – UTFPR/Campus Curitiba – Sede Centro
{{item.nome}}
{{item.nome}}
PROGRAMA
SEGUNDA-FEIRA, 27 DE AGOSTO DE 2018
Auditório
09:00
– Início do Credenciamento
10:30
– 11:00 – Abertura Oficial
11:00
– 12:30 – Conferência de Abertura: Formação de professores: relações entre
ensino e pesquisa em ensino - Profa. Tânia Maria F. Braga Garcia (UFPR/Setor de
Educação)
Auditório
14:00
– 15:30 – Palestra: Cuidados com a voz para docentes – Guilherme Silveira Wolff
(Fonoaudiólogo; estudante de Medicina)
Mini auditório
14:00
– 15:30 – Palestra: Interdisciplinaridade e meio ambiente na formação de
professores e educadores ambientais – Prof. Fernanda da Rocha Brando (FFCLRP/USP)
Auditório
16:00
– 18:00 – Mesa Redonda: Relações entre arte e ensino de ciências e na educação
matemática – Prof. Awdry Feisser Miquelin (UTFPR-PG/DAENS), Profa. Camila
Silveira da Silva (UFPR/Departamento de Química)
Mini auditório
16:00
– 18:00 – Mesa Redonda: Fazendo pesquisa em sala de aula: experiências com o
PFOL/UTFPR Profa. Elisa Novaski Cordeiro (UTFPR/DALEM)
Mini ginásio
18:00
– 19:00 – Coquetel de Abertura
Auditório
20:00
-21:30 – Palestra: Desafios para o
docente multimodal: a canção na sala de aula – Prof. Gustavo Nishida
TERÇA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2018
Auditório
14:00
– 15:30 – Palestra: Astronomia Indígena para a Educação Básica – Prof. Germano
Bruno Afonso (UNINTER)
Mini auditório
14:00
– 15:30 – Mesa redonda: Atividades complementares nas licenciaturas – Prof. Durval
Martins Teixeira Filho (UTFPR/DAFIS), Prof. Leonia Gabardo Negrelli
(UTFPR/DAMAT)
Auditório
16:00
– 18:00 – Mesa Redonda: Materiais didáticos: produções, usos e pesquisas –
Prof. José Marconi Bezerra de Souza (UTFPR/DADIN); Prof. Nilson Marcos Dias
Garcia (UTFPR/PPGTE; UFPR/PPGE)
Mini auditório
16:00
– 18:00 – Palestra: Desafios na inclusão dos alunos cegos na educação básica – Prof.
Ana Paula de Oliveira Vieira (IPC)
18:00
– 19:30 – Palestra: As Narrativas de Estrangeiros: (Imigrantes) - Profa.
Fernanda Deah Chichorro Baldin (UTFPR/DALEM)
Auditório
18:00
– 19:30 – Palestra: Panorama das Práticas de Linguagem e Cultura Digital na
BNCC – Profa. Nívea Rohling (UTFPR/DALIC)
20:00
– 21:30 – Apresentação de Projetos Integradores – Letras Inglês/Português
QUARTA-FEIRA, 29 DE AGOSTO DE 2018
Mini auditório
14:00
– 15:30 – Mesa Redonda: A (des)formatação de professores de inglês:
decolonialidade, língua franca e pós normatividade – Prof. Eduardo H. Diniz de
Figueiredo, Profa. Clarissa Jordão, Profa. Regina Halu, Prof. Francisco Fogaça,
Profa. Juliane Martinez (UFPR)
Mini auditório
16:00
– 18:00 – Mesa Redonda: Ciência no cinema e divulgação científica – Profa. Márcia
Borin da Cunha (Química/UNIOESTE); Prof. Luís Paulo de Carvalho Piassi
(EACH/USP); Profa. Nicole Glock Maceno (UDESC/CCT)
Ver sala
18:00
– 19:30 – Oficina: Literatura Africana na Escola: uma proposta recepcional – Prof.
Márcio Matiassi Cantarin (UTFPR/DALIC)
Ver sala
20:00
– 21:30 – Palestra: Herberto Helder e o Absurdo: a metalinguagem em a morte sem
mestre – Mestrando Jope Leão Lobo
QUINTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO DE 2018
Auditório
14:00
– 15:30 – Palestra: Programas institucionais de iniciação à docência: PIBID e
Residência Pedagógica – Profa. Flávia Dias de Souza (UTFPR/DEPED/PROGRAD),
Profa. Neusa Nogas Tocha (UTFPR/DAMAT)
16:00
– 18:00 – BNCC: implicações para a Educação Básica – Prof. Cristiano Egevardt (UTFPR/DAQBI);
Profa. Mônica Ribeiro da Silva (UFPR/Setor de Educação)
18:00
– 19:30 – Palestra: O que significa ensinar literatura? – Prof. Cristiano de
Sales (UTFPR/DALIC)
20:00
– 21:30 – Apresentação de Projetos Integradores – Letras Inglês/Português
SEXTA-FEIRA, 31 DE AGOSTO DE 2018
Auditório
11:00
– 12:30 – Palestra: Matemática e suas aplicações à biologia – Prof. Moiseis
Cecconello (UFMT)
14:00
– 15:30 – Palestra: Mestrados profissionais em ensino – Profa. Ivanise Maria
Rizzatti (UERR/Coordenadora dos Programas Profissionais da Área de
Pós-Graduação em Ensino na CAPES)
16:00
– 18:00 – Painel de encerramento: Desafios contemporâneos da formação de
professores para a Educação Básica: inclusão – Profa. Quelen Silveira Coden
(UFPR), Profa. Flávia Dinnies Carneiro Santos (Escola Estadual Dom Pedro II)
ATIVIDADES COM PROGRAMAÇÃO ESPECÍFICA
MINICURSOS
DE TERÇA-FEIRA A SEXTA-FEIRA, ENTRE 09:00 – 11:00
PRÉ-SICITE
TERÇA-FEIRA E QUARTA-FERIA, ENTRE 11:00 – 12:30
MOPP
QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA, ENTRE 11:00 – 12:30
APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
TERÇA-FEIRA E QUARTA-FEIRA, ENTRE 18:00 – 19:00
|
Título |
Autor |
vagas |
data |
Horário |
1 |
Introdução a modelagem molecular no ensino de ciências |
Marcos Brown Gonçalves |
20 |
Terça e Quinta |
09:00 – 11:00 |
2 |
Grego Antigo para Cientistas Modernos: uma propedêutica |
Adilson Camilo de Barros |
10 |
Terça e Quinta |
09:00 – 11:00 |
3 |
Equilíbrio e centro de massa |
Durval Martins Teixeira Filho |
20 |
Quarta |
09:00 – 11:00 |
4 |
Mobiliando uma casa: uma aproximação com a modelação
matemática |
Keith Gabriella Flenik Morais; Tiago Augusto Skroch de
Almeida, Angelita Minetto Araújo |
40 |
Terça e Quinta |
09:00 – 11:00 |
5 |
Matemágicas: Um incentivo Pedagógico Matemático |
Keith Gabriella Flenik Morais, Natália Mota Oliveira |
40 |
Quarta e Sexta |
09:00 – 11:00 |
6 |
Introdução aos espaços métricos e a distância do taxista |
Fábio Augusto Fortunato Filho, Nicole Cristina Cassimiro De
Oliveira, Rodolfo Gotardi Begiato |
40 |
Quarta e sexta |
09:00 – 11:00 |
7 |
Uso do software R para análise dos dados educacionais |
Jose Carlos Conincke; Angélica Maria Tortola |
35 |
Quinta |
08:00 – 12:00 (res) |
8 |
Fantan: uma proposta de ensino de divisão euclidiana para
deficientes visuais |
Natalia Mota Oliveira; Amanda Pasinato da Cruz e Felipe
Meira Goinski |
40 |
Terça e quinta |
09:00 – 11:00 |
9 |
TBL aprendizagem baseada em times como ferramenta de ensino
e aprendizagem |
Melina de Santi Pazzim |
30 |
Sexta |
09:00 – 11:00 |
10 |
Logaritmo e a régua de cálculo |
Rose Elizangela Martins Pedrosa |
30 |
Sexta |
09:00 – 10 :00 |
11 |
O uso do Teodolito Didático nas aulas de Matemática |
Cassiano H. M. C. Ramos e Silvio L. C. Firmino |
30 |
Sexta |
09:00 – 10:00 |
12 |
Semeando Idéias: utilizando Hortas Urbanas como ferramenta
pedagógica de forma multidisciplinar |
Fabiana Baumel Canofer |
25 |
Terça e quarta |
09:00 – 11:00 |
13 |
Modelagem molecular: explorando o ensino por experiências |
Marcos Brown Gonçalves, Gabrielly Michalsky Batista,
Laismara Gomes Covalski, Mariana Basilio e Pollyana Aparecida Almeida de
Oliveira |
20 |
Quinta e sexta |
09:00 – 11:00 |
14 |
Provas sem palavras: uma ponte entre a intuição e a
linguagem Matemática |
Regina Cássia de Souza Ortega; Mari Sano |
30 |
Sexta |
09:00 – 10:00 |
15 |
Semeando idéias: Hortas como espaços educativos
multidiciplinares |
Fabiana Baumel Canofer - Angélica Matais Laurino - Julianne
Armstrong Ferreira - Suellen Oriana Kricky - Fernanda Cordeiro de Lima -
Sonia Zanello - Eloisa Bernardo Ribeiro - Amanda Jacobs - Mariana Alves
Benatto |
25 |
Terça e quarta |
09:00 – 11:00 |
16 |
Metodologias Ativas de Aprendizagem e o uso de Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula |
Karyne Baptista de Souza Cruz, Gustavo Mayer Pinto, Eduardo
Moraes de Araujo Joao Paulo De Oliveira e Rafael Felipe Pszybylsk |
25 |
Quinta e sexta |
09:00 – 11:00 |
17 |
Dos Sentidos ao Sentido: a sinestesia em Lygia Fagundes
Telles |
Isabela Lovato Santana |
30 |
Segunda |
18:00 – 19:30 |
18 |
Analisando os reflexos da BNCC para com o livro didático e
o ensino de Literatura, a partir do livro Português 2 da Editora Moderna no
Ensino Médio |
Bruno Everton e Fábio Izidoro |
30 |
Quarta |
18:00 – 19:30 |
19 |
Ambientalização na Universidade: múltiplos olhares |
Josmaria Lopes de Morais |
30 |
Terça e quarta |
09:00 – 11:00 |
20 |
Prática de escrita para fins acadêmicos |
Aline Sanfelici |
30 |
Quinta |
14:00 – 15:30 |
21 |
A Astronomia como Ferramenta Motivadora no Ensino das
Ciências Naturais e Matemática |
Marcos Antonio Florczak |
20 |
Terça |
09:00 – 11:00 |
Comunicações Orais: DAMAT
?
Terça feira (28/08): sala E-206
1. Comunicação
Oral: 11:00h
Título: Uma Proposta de Elaboração de Materiais Didáticos
Para Alunos Cegos e de Baixa Visão
Autor: Guilherme Barbosa
dos Santos
Orientador: Maria Lucia
Panossian
Resumo: A
inclusão é um tema cada vez mais presente no contexto dos futuros docentes e
dos profissionais da área de educação. A partir dessa hipótese, esta
apresentação tem como objetivo divulgar atividades diferenciadas realizadas no
período do Estágio Supervisionado C do curso de Licenciatura em Matemática no
Colégio Estadual Dom Pedro II, local em que existe um ambiente direcionado para
os alunos cegos ou de baixa visão.
2. Comunicação Oral:
11:30h
Título: Ajuste na conjectura do número cromático para
grafos planares unitários
Autores: Pablo P. S.
Moraes, Vinicius V. Pereira, Ricardo B. Popp, Paulo A. P. Rempel, Nayara L. M.
Rodrigues, Luiz P. P. Daniel, Leonardo D. C. Cruzato, Enzo D. de Morais, Danilo
I. de S. Carrijo, Bruno W. V. da Silva
Orientador: João L.
Gonçalves
Resumo: Nossos objetivos
são apresentar o problema de determinação do número cromático de um grafo
planar unitário, ilustrar a construção que levou ao ajuste na conjectura sobre
esse número e motivar futuros trabalhos em teoria de grafos, devido ao grande número
de problemas em aberto.
3. Comunicação
Oral: 12:00h
Título: Geometria na pipa: expandindo conhecimentos
matemáticos dos alunos com altas habilidades/superdotação.
Autores: Natalia Mota
Oliveira, Eduarda Gabrielle Prestes Taverna, Rafael de Castro Bonfim, Gustavo
Henrique Dziuras, Luiz Pedro Palácio Daniel
Orientador: Luciana Schreiner de Oliveira
Resumo: Relatar as
experiências dos participantes do projeto "Matemática Acessível" no
primeiro semestre de 2018 que foi destinado ao planejamento e aplicação de
atividades matemáticas com o tema pipa. Foram trabalhados os conceitos de
retas, semirretas, retas concorrente e paralelas, ângulos e classificação dos
ângulos com os alunos com altas habilidades/ superdotação atendidos na Escola
Felipe Zeni e no Centro de Atendimento as Deficiências Sensoriais (CADS) Helen
Keller, ambas da rede municipal de ensino de Pinhais.
?
Quarta feira (29/08): sala A-101
4. Comunicação
Oral: 11:00h
Título: Teoria do Caos
Autor: Thiago Lucas da
Silva
Orientador: Leônia Gabardo
Negrelli
Resumo: Esta comunicação
vai abordar aspectos matemáticos e filosóficos relacionados a Teoria do Caos.
5. Comunicação
Oral: 11:30h
Título: Oficina Pedagógica de Matemática:
possibilidades para a formação de professores
Autor: Hugo Patolea Vilas
Boas
Orientador: Maria Lucia
Panossian
Resumo: Apresentar o trabalho desenvolvido na Oficina Pedagógica de Matemática
junto à professores da rede municipal de Pinhais e da rede estadual de ensino
do Paraná.
6.
Comunicação Oral: 12:00h
Título: Estratégias de
Ensino de Matemática para cegos
Autores: Natalia Mota Oliveira;
Amanda Pasinato Cruz; Eduarda Gabrielle Prestes Taverna; Felipe Meira Goinski;
Gustavo Henrique Dziura; Henrique Pereira Avelar; Fabrício Zanato Alves; Kayo
Patryck da Cunha; Rodrigo Lenerneier Baumel;
Orientação: Maria Lucia Panossian
Resumo: Apresentar o desenvolvimento e resultados de 4 situações
de ensino elaboradas no projeto de extensão A Organização do Ensino de
matemática para cegos no primeiro semestre de 2018.
PRÉ-SICITE – PESQUISAS NA ÁREA DE
ENSINO E EDUCAÇÃO
Data:
29/08/2018 (Quarta-feira) – Sala: N 111 Bloco N, 1º andar
Avaliadoras:
Karyne
Baptista de Souza Cruz (Discente do PPGFCET)
Rosilaine
Terezinha Durigan Mortella (Discente do PPGFCET)
Apresentações:
Horário |
Apresentação: |
11h00 - 11h15 |
Camila Sampaio
Nogueira
– Mapeamento de artigos que discutem aspectos relacionados aos livros
didáticos de Biologia, Física, Química e Ciências em revistas da área de
Ensino de Ciências – Orientador: Prof. Dr. Álvaro Emílio Leite |
11h15 - 11h30 |
Gabriel Borsoi
Campos
– Construção de um acelerômetro externo com microcontrolador arduíno –
Orientador: Prof. Dr. Álvaro Emílio Leite |
11h30 - 11h45 |
Joana Luzia
Kulicz
– Ensino de Ciências/Química com uso de TIC para reconhecimento, combate e
prevenção aos mosquitos transmissores de doenças epidêmicas – Orientador: Prof.
Dr. Marcelo Lambach |
11h45 - 12h00 |
Camila Cristina
Hilário
– Didática da Matemática: diferentes concepções veiculadas entre os alunos da
licenciatura – Orientadora: Profa. Dra. Maria Lucia Panossian |
12h00 - 12h15 |
Gabriel José
Cavassin Fabri
– Atividade Orientadora de Ensino e Análise didática: elementos
teórico-metodológicos para a ação docente – Orientadora: Profa. Dra. Maria
Lucia Panossian |
|
X MOPP – X Mostra de Pesquisa na Pós-Graduação da
UTFPR |
|
Programa de Pós-Graduação em Formação
Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) Data: 30/08/2018 (Quinta-feira) – Sala:
V3-101 Bloco V3 |
HORÁRIO |
COMUNICAÇÃO ORAL |
11:00
– 11:20 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO
AMBIENTAL: COMPOSTO ORGÂNICO E PLANTAS MEDICINAIS CARLA ESTEVES GARCIAS. TAMARA SIMONE VAN
KAICK PALAVRAS-CHAVE:
Educação
Ambiental. Composto Orgânico. Plantas Medicinais. ÁREA: Ensino de
Química. |
11:20
– 11:40 |
CONCEPÇÕES DE
ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO AO LIXO ELETRÔNICO TALITA FRAGUAS. CARLOS EDUARDO FORTES
GONZALEZ. ALISSON ANTONIO MARTINS. PALAVRAS-CHAVE: Lixo
eletrônico. Educação Ambiental. Saúde e Meio Ambiente ÁREA: Ensino de Biologia. |
11:40
– 12:00 |
LIVROS DIDÁTICOS
DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
CIENTÍFICA LUCIMARA FABRICIO. ALISSON ANTONIO MARTINS PALAVRAS-CHAVE: Livro didático. Alfabetização
científica. Ensino Fundamental. ÁREA: Ensino de Ciências. |
12:00
– 12:20 |
CONTRIBUIÇÕES DA
ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO PARA ARTICULAÇÕES ENTRE ARITMÉTICA E ÁLGEBRA MARA VIVIANE DA SILVA PELLEGRINELLO
CAMARGO. MARIA LUCIA PANOSSIAN PALAVRAS-CHAVE: Atividade Orientadora de Ensino.
Álgebra. Aritmética. ÁREA: Educação Matemática. |
12:20
– 12:40 |
CARACTERÍSTICAS
DAS PESQUISAS SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS
DA ÁREA DE ENSINO PRISCILA SIMÕES FRANÇA. ALISSON ANTONIO
MARTINS PALAVRAS-CHAVE: Livro didático de Biologia.
Educação em Ciências. Revisão de literatura. ÁREA: Ensino de Biologia. |
12:40
– 13:00 |
CARACTERÍSTICAS
DA AVALIAÇÃO ESCOLAR EM FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS EM ENSINO DE
CIÊNCIAS DIJALMARY MATOS PRATES CHAS. ALISSON
ANTONIO MARTINS. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação Escolar, Modelos
Pedagógicos, Abordagens do processo ensino-aprendizagem. ÁREA: Ensino de Física. |
DOCENTES:
Alisson Antonio Martins – DAFIS e PPGFCET– Presidente da Comissão Organizadora
Cristiane Pilissão – DAQBI
Durval Martins Teixeira Filho – DAFIS
Fabiana Vanessa Achy de Almeida – DALEM
Luciana Schreiner de Oliveira – DAMAT
Paulo Juarez Rueda Strogenski – DALIC
DISCENTES:
Elis Trindade Sabbag – Licenciatura em Química
Igor Strogenski – Licenciatura em
Letras Português-Inglês
Josiane Carvalho da Silva – Licenciatura em Física
Luciano Glodes Hornos e Artigas – Licenciatura em Química
Natalia Mota Oliveira – Licenciatura em Matemática
Rafaela Cristina Alexandre Vicente – Licenciatura em Química
Sabrina Moroso Cezar – Licenciatura em Química
Thalya Gonçalves de Castro – Licenciatura em Letras Inglês
Wellington Gomes Ferrante – Licenciatura em Física
CURSOS DE LICENCIATURA:
Licenciatura em Física
Licenciatura em Letras Inglês
Licenciatura em Letras Inglês-Português
Licenciatura em Letras Português
Licenciatura em Matemática
Licenciatura em Química
CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO:
PPGFCET – Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica
PROFMAT – Mestrado Profissional em Rede em Matemática
DEPARTAMENTOS:
DAFIS – Departamento Acadêmico de Física
DALEM – Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas
DALIC – Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação
DAMAT – Departamento Acadêmico de Matemática
DAQBI – Departamento Acadêmico de Química e Biologia