UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO PERSONALIZADA, E SUAS IMPLICAÇÕES NO FAZER EDUCATIVO

UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO PERSONALIZADA, E SUAS IMPLICAÇÕES NO FAZER EDUCATIVO

presencial Escola Municipal João Bento de Paiva - Itapissuma - Pernambuco - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Ementa

EMENTA: Um estudo sobre o estilo educativo da Educação Personalizada, e de algumas de suas implicações no fazer educativo. 


Objetivo geral:  Conhecer o estilo da Educação Personalizada, em seu embasamento antropológico, e em seus desdobramentos pedagógicos. 


Objetivos específicos:  Espera-se que o aluno seja capaz de:


Entender a fundamentação teórica da Educação Personalizada

Comparar o estilo da EP com outros estilos educativos

Aplicar os princípios educativos da EP à realidade concreta. 

Entender o alcance da Preceptoria fundamentada no personalismo. 

Perceber e justificar o protagonismo educativo dos pais

Elaborar um plano de trabalho aplicando os princípios da EP à situação real em que exerce seu magistério.

Programação

DIA 17, SEGUNDA-FEIRA

 

7h00- MISSA

8h00- CAFÉ

9h00 – 10h30

 

Apresentação do programa

Palestra: “Pensar a educação”, com estudo do texto homônimo.

 

10h30-10h50 – Intervalo

10h50- 12h30

Ideias iniciais para propostas de intervenção. Sugestões de textos e linhas de trabalho.

12h30- Encerramento

 

DIA 18, TERÇA-FEIRA

 

7h00- MISSA

8h00- CAFÉ

9h00 – 10h30

Elementos de uma educação personalizada

A elaboração pessoal do saber

Workshops:

10h30-10h50 – Intervalo

10h50- 12h00

O currículo por projetos de trabalho. Estudo de caso.

Educação transdisciplinar e educação na liberdade

12h00 – 13h30 – Almoço

13h30- 15h00

Educação e criatividade

A ideia de formação

15h00 - Encerramento

 

DIA 19, QUARTA-FEIRA

 

7h00- MISSA

8h00- CAFÉ

9h00 – 10h30

Preceptoria e Tutoria: teoria e prática

Workshop: aplicação da preceptoria no caso concreto

10h30-10h50 – Intervalo

10h50- 12h30

Workshop – Orientação sobre as propostas de intervenção.

 

12h30- Encerramento

 

DIA 20, QUINTA-FEIRA

 

7h00- MISSA

8h00- CAFÉ

9h00 – 10h30

Workshop: Elementos da Direção de um centro educativo

A importância da formação familiar – estudo de caso

10h30-10h50 – Intervalo

10h50- 12h00

Um bom colégio educa para a excelência

Educar é ajudar a crescer, crescendo junto

12h00 – 13h30 – Almoço

13h30- 15h00

Concretização: que posso realmente fazer, aqui e agora.

15h00 – Lanche

Finalização dis projetos  de intervenção

15h30 – 18h00 -

 

DIA 21, SEXTA-FEIRA

 

7h00- MISSA

8h00- CAFÉ

9h00 – 10h30 –  Comunicações de projetos de intervenção.

10h30-10h50 – Intervalo

10h50- 12h00 – Comunicações de projetos de intervenção.

12h00 – 13h30 – Almoço

13h30- 15h00_ Comunicações de projetos de intervenção.

15h00 - Encerramento

Indicações Bibliográficas

TEXTOS QUE SERÃO DISPONIBILIZADOS:

 

Pensar a Educação (Francisco Altarejos)

A escola precisa ajudar a pensar

A Moderna escola moderna

A ideia de formação

De que estamos falando quando falamos de cultura

Transdisciplinaridade, salto qualitativo em educação.

O homem não vive apenas de caviar

A harmonia dos clássicos

Criar ambientes livres

O paradoxo da liberdade

Liberdade e felicidade – Ricardo Yepes

Não brinque, estou falando sério

Educação Personalizada, um estilo educativo

EP, um ideal de excelência humana

A elaboração pessoal do saber

As notas que definem a pessoa

Deus fez o homem, o menos possível

Entrevista sobre a importancia da tutoria

O ENCONTRO PESSOAL COM A VERDADE

Felicidade e sentido da vida

Vídeo: As escolas matam a criatividade

https://www.youtube.com/watch?v=M2pRR_w-5Uk

Um bom colégio educa para a excelência

A importância da formação familiar

 

LIVROS DE REFERÊNCIA

 

COHEN, S. D. Três princípios para obter resultados melhores para as crianças e as famílias. Center on the Developing Child at Harvard University, 2017. Disponível em: http://www.developingchild.harvard.edu

COLON, Enrique & LUÑO, Angel Rodriguez. Antropologia da Moral. São Paulo, Quadrante, 2016.

FAUSTINO, Evandro “Transdisciplinaridade, salto qualitativo em educação”, in: AVIGO, Creusa & LENOTTI, Ana Duarte. Formação Docente, um olhar teórico para a prática educativa. Salto (SP), Schoba, 2014.

FAUSTINO, Evandro. Meus filhos se tornaram adolescentes! E agora? São Paulo, Possibilidades, 2022.

FAUSTINO, Evandro. O colégio de nossos filhos – A educação personalizada. São Paulo, Quadrante, 2015.

FAUSTINO, Evandro. Preceptoria para educadores. São Paulo, Persona, 2022.

GUIMARÃES, Camila. A importância da participação dos pais na educação escolar. Época, São Paulo, 15 de out. 2014. Disponível em: <https://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/10/importancia-da-bparticipacao-dos-paisb-na-educacao-escolar.html>. Acesso em 23 de dez. 2019.

HENDERSON, Anne T.; BERLA, Nancy. A new generation of evidence: the Family is critical to student achievement. 1994.

NALDA, Álvaro Lleó de.  AGHOLOR, Darlington. PÉREZ, Ruiz. Tu&Co Mentoring Universitário. Pamplona, Eunsa, 2020.

PASTRANA, Alfonso Aguiló. Educar o caráter. São Paulo, Quadrante, 2014.

POLO, Leonardo. Ajudar a Crescer - Considerações sobre filosofia da educação. Navarra, Eunsa, 2019.

RESULTADOS DIGITAIS. O Guia do NPS: o que a Net Promoter Score tem a dizer sobre sua empresa?  Disponível em https://resultadosdigitais.com.br/marketing/o-que-e-nps/

STORK, Ricardo Yepes & ECHEVARRIA, Javier Aranguren. Fundamentos de Antropologia – Um ideal de excelência humana. S.Paulo, Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio” (Ramon Llull), 2005.

UGARTE, Fernando. A arte da amizade. São Paulo, Quadrante, 2015. 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}