O evento visa
contribuir para a formação de alunos do curso de licenciatura em química da
UFNT dentro dos três pilares: ensino, pesquisa e extensão que atuarão como
cidadãos e jovens profissionais da área química ou em atividades
correlacionadas. Através desse evento, buscamos contribuir para a divulgação de
conhecimento e a comunicação dos discentes com seu curso de graduação, discutir
assuntos importantes para a sociedade do norte tocantinense e sua relação com o
contexto regional e mundial, transmitir experiências de profissionais de
diferentes áreas entre as comunidades internas e externas, além de incentivar a
nossa mais nova instituição de ensino superior UFNT à formulação de uma
política de realização de eventos próprios da universidade, direcionados aos
acadêmicos e a comunidade externa. Esse tipo de evento se faz fundamental na
formação profissional, pois nele é possível compartilhar conhecimentos e
experiências entre todos os atores do processo, proporcionando a troca de
conhecimento e oportunizando a divulgação de trabalhos e projetos desenvolvidos
na área de química e correlatas. O tema da nossa I Semana acadêmica de química
licenciatura da UFNT está voltado para o estudo da sustentabilidade e da
biodiversidade do cerrado tocantinense, que estão relacionados ao conhecimento
e pesquisa de produtos naturais regionais, nacionais e mundiais a partir do
bioma cerrado e da riqueza da nossa biodiversidade. Com isso, procuramos
envolver e estimular, nos acadêmicos e na comunidade externa, o pensamento
crítico social e científico com o intuito de proporcionar uma visão crítica
sobre a sustentabilidade e a biodiversidade do bioma cerrado tocantinense.
O evento discutirá os
temas de maneira transversal com a participação de pesquisadores, especialistas
e sociedade na forma de apresentação de palestras, mesas redondas, vídeos e
exposição. Haverá a divulgação de pesquisas científicas e atividades
desenvolvidas dentro e fora das universidades através apresentação de trabalhos
orais, painéis e atividades interativas como minicursos e vídeos para a
comunidade acadêmica e público externo.