A XVI Semana de Estudos Históricos da UNESC, tem o objetivo de reunir profissionais da educação (Básica/Universitária), alunos, historiadores, pesquisadores, profissionais de espaços de memória e demais interessados, para debater, construir e compartilhar conhecimentos sobre o tema “Os desafios e dilemas da História Pública no Brasil” a fim de problematizar seus vários sentidos bem como quais Histórias tem sido produzidas a partir dessa perspectiva.
Apesar da complexidade que envolve a História Pública, ela pode ser definida como as ações dos historiadores e do método histórico empregado para além da academia; é uma possiblidade de ampliar a extensão universitária, de desenvolver reflexões históricas junto ao público, pensar acerca dos usos do passado no espaço público ou tornar-se um agente em disputas narrativas. Pode ainda gerar conteúdo para o grande grupo, ou pôr em discussão conceitos históricos úteis para o convívio da sociedade a partir de experiências audiovisuais.
Esses são alguns assuntos desafiadores para historiadoras e historiadores dos dias atuais e constituem, da mesma maneira, suas demandas recorrentes. Em um período no qual a desinformação é compartilhada em nível exponencial a História Pública pode ser uma reação a esse cenário uma vez que se constitui, ao mesmo tempo, um assunto geracional e um conceito fundamental de nosso tempo.
Para lidar com a complexidade que envolve o tema, o evento que é promovido pelo Curso de História da UNESC e que conta com o apoio do CEDOC/UNESC, da ANPUH/SC, da FAPESC e do Centro Acadêmico Edson Luís, oferecerá três dias de imersão no tema a partir de palestras, entrevistas públicas e apresentação de trabalhos.