Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
A cada ano, a Enfermagem vem ocupando mais espaços da Rede de Atenção à Saúde. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), metade dos 3,5 milhões de trabalhadores da área de saúde no país atuam na Enfermagem e 80% deste quantitativo é formado pela enfermagem, e seu protagonismo se deve pela atuação baseada em aspectos científicos, de forma efetiva e ininterrupta, justificando as lutas constantes da classe.
À vista disso, o Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Roraima (UERR) convida a comunidade acadêmica e profissional do estado de Roraima para prestigiar a programação da sua Semana de Enfermagem, com o tema "ENFERMAGEM: A CIÊNCIA COM A MAIOR FORÇA DE TRABALHO DA SAÚDE".
A abertura do evento acontecerá no dia 17 de maio no Auditório Professor Amarildo Nogueira Batista, localizado no Campus-Reitoria da UERR, e as atividades serão desenvolvidas no Campus Boa Vista. Desde já sintam-se bem-vindas e bem-vindos a mais uma trocas de saberes científicos da enfermagem para a enfermagem.