Semana da Educação 2026 - SEFEUSP

Semana da Educação 2026 - SEFEUSP

presencial Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) - São Paulo - São Paulo - Brasil

Semana da Educação 2026 - SEFEUSP

Professorar como ato político, ético e humano: entrelaces entre teorias e práticas

É óbvio que problemas ligados à educação, não são apenas problemas pedagógicos. São problemas políticos e éticos tanto quanto os problemas financeiros.
Paulo Freire (1997)

Por meio da temática Professorar como ato político, ético e humano: entrelaces entre teorias e práticas será possível promover discussões que permitam pensar sobre os modos como a prática docente se entrelaça às proposições teóricas que a estruturam e fundamentam. A sensação de que o exercício prático da docência é distante ou não tem relações com o conhecimento teórico é comum entre as pessoas que já exercem a profissão assim como entre aquelas que estão em formação para exercê-la.  

Para a Semana da Educação de 2026, partimos da perspectiva de que a atividade docente deve ser compreendida como uma prática em constante desenvolvimento, exigindo uma formação que envolva os aspectos teóricos, mas também experiências reflexivas sobre a própria ação docente, possibilitando o pensamento crítico no processo de construção e reconstrução da identidade docente dentro e fora dos espaços formais e não formais de educação. Para estes processos, a partir das discussões de Freire (1996) em sua obra Pedagogia da autonomia, entendemos como fundamental que o exercício de reflexão do ensinar- aprender se concretize a partir da ocorrência da experiência total, o que inclui a realidade da sociedade, das escolas, de diferentes pessoas, desde as particularidades de cada ser humano até questões que se relacionam com o coletivo. Portanto, não existe  a possibilidade de desvencilhar os atos de educar, politizar e  ainda ser humano. 

Aproveitando o atual momento em que os cursos de licenciatura passam por reestruturação e reformulação de seus currículos e, dado o papel fundamental que desempenham na formação das futuras pessoas educadoras, a Semana da Educação de 2026  tem como propósito abordar a importância das licenciaturas enquanto  espaços necessários de articulação entre teoria e prática, de problematização da realidade educacional e escolar, de formação crítica e propositiva e de articulação  entre os  diferentes saberes, de modo a contribuir  para a  (re)construção de concepções sobre educação, escola e sociedade ancoradas em valores humanos emancipatórios.   Assim,  com o tema entrelaces entre teorias e práticas, queremos fomentar  reflexões sobre o exercício prático da docência e suas relações com os aportes teóricos da área. Buscamos, ainda, debater os desafios contemporâneos da formação inicial e continuada de pessoas docentes, as diversas dimensões que atravessam a profissão e a necessidade de repensar os currículos das licenciaturas como espaços formativos dinâmicos que oportunizem às identidades docentes a constituição crítica, autônoma e comprometida com a ação e transformação social. 

INSCRIÇÕES

Inscrições para a Semana da Educação 2026: Link formulário de inscrição

Inscrições nos minicursos da SE2026: Link de inscrição minicursos

Inscrições nas oficinas da SE2026: Link de inscrição oficinas

📌Para participar das Palestras, Mesas e Sessões de Trabalhos, basta realizar a sua inscrição geral na Semana da Educação. Informamos que não haverá inscrições específicas para cada uma dessas atividades; a inscrição no evento garante o seu acesso à programação.

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Circulares

Primeira Circular - 10 de Julho de 2026.
Segunda Circular - retificação 23 de junho de 2026.
Terceira Circular - 07 de Julho de 2026.



Pré-Semanda da Educação

Em preparação para a Semana da Educação 2026, a FEUSP promove em setembro a Pré-SE, uma série de atividades voltadas a fortalecer a compreensão do fazer docente como uma ação política, ética e humana. As atividades buscam integrar os conhecimentos produzidos nas disciplinas com as práticas educativas desenvolvidas nos diferentes contextos de atuação.


Programação


16 de Setembro (Quarta-feira) – Itinerário Dialógico de Laboratórios

Esta atividade visa superar a sensação de que o exercício prático da docência é distante do conhecimento teórico

Os laboratórios da FEUSP abrirão suas portas para visitas guiadas, assim teremos a oportunidade de conhecer o que é desenvolvido em cada espaço.


Horários: 12h30 às 14h00 e 17h00 às 19h00

Formato: Visitas itinerantes de aproximadamente 20 minutos por espaço, respeitando a dinâmica de cada laboratório.


Por onde passaremos? LAFOPEP, LADESP, LAB Arte, Labrimp e CME

Inscrições tour pelos laboratórios


22 de Setembro (Terça-feira) – Mesas de Debate com Docentes


Título: O constante forma-se: diálogos entre teorias e práticas na formação docente 

Mesas redondas mediadas para promover o compartilhamento de experiências e reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos da formação inicial e continuada.


Período da Manhã (09h às 11h):

Mediação: Juliana de Souza (Didática).

Convidadas: Adriana Dantas; Rena de Paula; Maria Eliza Bernades  


Período da Tarde (14h às 16h):

Mediação: Taís Araújo.

Convidadas/os: Mônica Ehrenberg; Abel Lopes; Fernando Cássio; Kimi Tomizaki


Período da Noite (19h30 às 21h30):

Mediação: Patricia Amparo.

Temas: Mariana do Berimbau (Berim); Elaine Vidal; Carlota Boto 


Submissão de Trabalhos

INFORME

Todos os pareceres e cartas de aceite foram enviadas para suas respectivas autorias. (verifiquem a caixa de entrada e spam de seus e-mails.)

Novamente, agradecemos a cada um de vocês pela dedicação e interesse em apresentar seus trabalhos de pesquisa, relatos de experiência e produtos e materiais didáticos. Essa movimentação é super importante para construção coletiva e popularização das atividades que se dedicam a discutir sobre Educação nas mais diversas áreas, bem como articular "os entrelaces entre teorias e práticas". 

Aproveitamos para informar que a versão final dos trabalhos aprovados, devidamente identificada com suas autorias, deve ser enviada até o dia 18/09 via formulário.

Prazo prorrogado até:  23/09/2026 - 23h23

Link para formulário:  https://forms.gle/hbfGTvgiJ87eA8Ly9.

Importante: O arquivo deverá ser nomeado com o título do trabalho e enviado em formato editável DOC ou DOCX seguindo todas as normas dos template.

Ensalamento já disponível


Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}