É uma ação dos 2º Anos do Ensino Médio Integrado, com o Núcleo Afro-brasileiro e Indígena (NEABI), a proposta é produzir um processo de reflexão com os estudantes e comunidade educativa sobre os temas relacionados a situação do negro (a) no Brasil, na Amazônia. Considerando o papel da escola na formação de uma sociedade antirracista.
A ideia é provocar a reflexão a partir da celebração das muitas conquistas dos movimentos sociais negros, singularmente, as políticas de promoção de igualdade racial, aqui representada pela Lei 10. 639 que completa 20 anos.
Fazendo dessa forma, uma semana de aquilombamento do IFAM CMZL e do INCRA/AM, trazendo para o cotidiano do campus um pouco das diversas formas e expressões de SER Negro/Negra no Brasil e como fazer da Escola/Campus esse espaço plural pautado no respeito à diversidade étnico cultural, singularmente trazendo a potência do SER Negro/a na Amazônia em busca da construção de uma sociedade pautada no respeito e fundamentada em práticas escolares antirracistas.