Os anos de 2019 e 2020 ficarão em nossa memória por longos
períodos ainda. Vivemos situações inusitadas de medo, desinformação e
dificuldades sociais. As salas de aula foram trazidas para as casas. Os
professores tiveram que adaptar técnicas, métodos e avaliações para a forma
remota.
Com tal ação, percalços tiveram que ser sanados. As
tecnologias precisaram ser adaptadas nos lares e seus usos aprendidos de forma
acelerado compreendidos.
Caminhos foram traçados. Choro. Aprendizagem. Frustração.
Solidariedade. Palavras que ecoaram dentro e fora dos lares para fazer da
aprendizagem otimização de conhecimentos.
As contribuições da Matemática não poderiam estar de fora
depois de todo esse processo.
Pensando nisso, o curso de Licenciatura em Matemática da
UEMG unidade Divinópolis, oportuniza à toda comunidade uma semana de
aprendizado e muito diálogo para compreender como a Matemática como ferramenta
e disciplina poderá ser vista após tempos pandêmicos.
A semana será transmitida através da plataforma TEAMS e de forma
presencial.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 28/11 19h REMOTO
Abertura da Semana
Palestrante: Marco Aurélio Kistemann Júnior
TEMA: MATEMÁTICA PÓS-PANDEMIA QUAL O SEU PAPEL?
DIA 29/11 19h Presencial
MESA REDONDA: A PANDEMIA E A MATEMÁTICA: PERCALÇOS, CAMINHOS E CONTRIBUIÇÕES.
ANFITEATRO SALA 503
Participantes: Ana Isabel da Fonseca
Diolina Almada Alvim Neta
Erasmo Tales Fonseca
Jackson Luiz Ferreira Souza
Kessia Florentino Ferreira Medeiros
Patrícia Milagre de Freitas
Mediador: Leandro Teles Antunes dos Santos
MINICURSOS:
1) ORIENTAÇÕES PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
Ministrante: KARINA PEREIRA CARVALHO
Bloco 5 - Sala 512
OBS: Levar notebook
2) O USO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DIGITAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Ministrantes: PEDRO MOREIRA e LEANDRO TELES ANTUNES DOS SANTOS
Bloco 5 - Sala 511
OBS.: Levar notebook com Scratch instalado
3) INTRODUÇÃO A ELETRÔNICA COM ÊNFASE NA PROGRAMAÇÃO EM ARDUINO Parte 1
Ministrantes: JOÃO MARCELO GONÇALVES LISBOA
Bloco 10 Laboratório 1002
DIA 30/11 19h Presencial
Palestrante: Emerson de Sousa Costa
TEMA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PÓS-PANDEMIA
MINICURSO:
1) A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Ministrantes: NUBIA CRISTINA DE OLIVEIRA e PETRINA RUBRIA NOGUEIRA AVELAR
Bloco 5 - Sala 508
2) O USO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DIGITAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Ministrantes: PEDRO MOREIRA e LEANDRO TELES ANTUNES DOS SANTOS
Bloco 5 - Sala 511
3) INTRODUÇÃO A ELETRÔNICA COM ÊNFASE NA PROGRAMAÇÃO EM ARDUINO Parte 2
Ministrantes: VITOR SILVA DE LACERDA
Bloco 10 Laboratório 1002
Dia 01/12 19h REMOTO
Palestrante: Sérgio Carrazedo Dantas
PALESTRA: POR QUE PROFESSOSRES DE MATEMÁTICA PRECISAM CONHECER TECNOLOGIAS DIGITAIS/COMPUTACIONAIS
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA:
1) MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MEIO DE PROMOVER EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL
AUTORES: PETRINA RUBRIA NOGUEIRA AVELAR
2) A ESCASSEZ HÍDRICA INTERLIGADA COM A MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
AUTORES: EMANUELLY FERREIRA LAGARES
TACIANE LUÍZA OLIVEIRA
TATIANE DE MOURA ANDRADE
3) CONTRIBUIÇÕES DO USO DA CALCULADORA NO ENSINO DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU: UM ESTUDO DE CASO
AUTORES: DÉBORA FERREIRA
LEANDRO TELES ANTUNES DOS SANTOS
4) INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E GEOGRAFIA: A CARTOGRAFIA LÚDICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
AUTORES: MARISTELA EXPEDITA GODOI TEREZZA
PRISCILA DE FÁTIMA BORGES AMARAL CARVALHO
ERASMO TALES FONSECA
5) GEOMETRIA FRACTAL: UMA PROPOSTA DE AULA ENVOLVENDO QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
AUTORES: ANA LUÍZA PEREIRA AMARAL
JÚLIA MARIA DE MELO
ERASMO TALES FONSECA
6) CONTRIBUIÇÃO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÃO
AUTORES: KARINA PEREIRA CARVALHO
MÁRCIO ALVES VIEIRA
Dia 02/12 19h REMOTO
Palestra de encerramento: A MATEMÁTICA PARA A PAZ
Palestrante: Carlos Eduardo Mathias Motta