4º Seminário de Linguagens, Literatura e Culturas

4º Seminário de Linguagens, Literatura e Culturas

presencial IFPB - CAMPUS PICUI - Picuí - Paraíba - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O Seminário de Linguagens, Literatura e Culturas (SELICULT) é um evento idealizado e organizado pela equipe de docentes de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e de Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Picuí. O evento tem um caráter interdisciplinar, cultural e científico, propondo-se a provocar reflexões no campo da linguagem humana nos mais diversos espaços em que ela seja produzida, abrangendo o discurso histórico e literário em constante diálogo com a cultura. Nesse sentido, o evento descortina um diálogo abrangente entre as ciências humanas e sua relação com a linguagem, a literatura e a cultura. Pretende alcançar o público de estudantes, professores e pesquisadores das ciências humanas do Curimataú e Seridó Paraibano, tornando o IFPB - Campus Picuí-PB um espaço adequado para a reflexão e o pensamento crítico acerca desses saberes.


Após um período sem podermos nos encontrar presencialmente, temos o prazer de anunciar a quarta edição do SELICULT, que ocorrerá nos dias 31 de agosto, 01, 02 e 03 de setembro de 2022, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Picuí-PB. Este evento terá como tema norteador: “Formação docente: letramentos, desafios e novos conhecimentos”.


Contaremos com as presenças dos professores doutores: Denise Lino de Araújo (UFCG), Elizabeth Maria da Silva (UFCG), José Hélder Pinheiro (UFCG), Regina Celi (UFPB), entre outros convidados.

Submissões

Prazo para submissões prorrogado até 19/08/2022 às 19h
Áreas temáticas

GT 1: Análises Textual e do Discurso
GT 2: Literatura, ensino e críticas: caminhos possíveis
GT 3: Novas perspectivas no ensino de Línguas Estrangeiras
GT 4: Formação docente e Letramentos
GT 5: Educação inclusiva na atualidade: da formação de professores a experiências em sala de aula
GT 6: O ensino da argumentação na Educação Básica
GT 7: Literatura comparada

NORMAS PARA ENVIO DO RESUMO 

O resumo deverá ter tamanho da fonte 12 e espaçamento do texto 1.5, contendo de 150 a 250 palavras. Conforme normas ABNT NBR 6028, deverá apresentar ao leitor objetivos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e conclusões. Escrito em parágrafo único e não enumerado por tópicos. Deverá apresentar após o texto as palavras-chave (de 3 a 5 palavras), antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e vírgula. 

• O texto deve ser apresentado em papel branco, com formato A4 (21cm x 29,7cm). 

• Margens superior, inferior, direita e esquerda de 2 cm. 

• Fonte: Arial. 

• Título do trabalho: Tamanho da fonte 12 e maiúscula, em negrito e centralizado. 

• Nome dos autores: Tamanho da fonte 11, centralizado. Identificação dos autores, Instituição, e-mail: Tamanho da fonte 10, justificado. 

Número de autores: até 3 autores e um orientador


PARA SUBMETER CLIQUE NO LINK A SEGUIR E PREENCHA O FORMULÁRIO

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO


Caso o trabalho seja aceito o artigo completo deverá ser enviado seguindo as instruções abaixo:

NORMAS PARA ENVIO DO ARTIGO (QUE PODERÁ SER PUBLICADO EM FORMATO E-BOOK) 

Os originais devem estar digitados no editor de texto Word for Windows, fonte Arial corpo 12, em espaçamento 1,5, com as margens de 2cm, de 12 a 15 páginas e com as páginas numeradas sem qualquer tipo de formatação, a não ser indicação de caracteres (negrito, itálico etc.);

As notas de rodapé, quando imprescindíveis, devem ser em número reduzido e concisas, de forma a não transporem para a página seguinte;

No caso de citações com mais de três linhas, o texto deve ser afastado 4 cm da margem esquerda, segundo a norma da ABNT em vigência. 

Referências, que devem conter apenas as fontes essenciais (citadas) será em espaço simples de entrelinhas, separadas uma do outro por dois espaços simples e justificadas apenas a esquerda, segundo norma da ABNT em vigência.

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Grupos de trabalho

Clique no link a seguir para visualizar a programação dos GTs: programação


GT 1: Análises Textual e do Discurso

O Grupo de Trabalho “Análises Textual e do Discurso” tem como objetivo promover partilhas e debates sobre trabalhos de investigações no âmbito da Linguística Textual e das Análises dos Discursos em suas diferentes vertentes, propondo uma abordagem que propicie o estudo da língua em suas diversas dimensões - cognitiva, linguística e sociointeracional - com aplicação, particularmente, ao ensino. Dessa maneira, o GT visa a reunir pesquisas que discutam texto, discurso, sua leitura e produção, por meio de discussões teóricas, propostas de ensino, relatos de experiência, assim como problematizações referentes à relação entre ensino de língua e educação básica, partindo da perspectiva do texto e do discurso como eixos norteadores.

Em relação aos aspectos analíticos do texto, propomos que os trabalhos submetidos abordem os estudos da referenciação, sequenciação, intertextualidade, gêneros textuais, seus tipos e suportes, coesão e coerência e modalização. No que concerne a análise dos discursos, serão aceitas publicações que abarquem discurso, enunciação, subjetividade, gêneros do discurso, alteridade, relações dialógicas, estilo, expressividade, autoria, poder, disciplina, governamentalidade, dispositivos, etc.

Serão acolhidos, portanto, trabalhos sobre a relação Texto, Discurso e Ensino, em diferentes temáticas e metodologias, a partir de uma abordagem sociocognitiva e interacional.

Avaliadores: Mariana e Michel

GT 2: Literatura, ensino e críticas: caminhos possíveis

O ensino de literatura e a formação de novos leitores, tecnologias e métodos que dinamizem o trabalho com o texto literário em sala de aula, os novos caminhos da crítica literária e um olhar sobre a produção literária contemporânea estão entre as discussões que esperamos empreender neste GT. Também serão bem-vindas propostas que envolvam a tradição literária brasileira tanto no que tange ao ensino da literatura como também a possibilidades de leitura e de abordagens das obras já canônicas. Contamos com relatos de experiências, práticas e propostas que enriqueçam a crítica e o ensino da literatura nos ensinos fundamental e médio.

Avaliadores: Virna e Fernanda

GT 3: Novas perspectivas no ensino de Línguas Estrangeiras

Este grupo de trabalho tem o objetivo de discutir temas relacionados à reflexão acerca de metodologias para o ensino produtivo de Línguas Estrangeiras Modernas com ênfase no ensino das habilidades comunicativas.

Avaliadores: Ana Angélica, Rafaela e Cristiane

GT 4: Formação docente e Letramentos

Na busca por reunir pesquisas que reflitam sobre o processo de ensino de línguas na atualidade, o presente GT busca reunir pesquisas e experiências pedagógicas que versem sobre o contexto da formação do professor bem como temas relacionados aos estudos dos Letramentos e suas possíveis implicações no processo educativo.

Avaliadores: Carolina e Eric

GT 5: Educação inclusiva na atualidade: da formação de professores a experiências em sala de aula

Na contemporânea, os estudos sobre a Educação Inclusiva vêm ganhando espaços que até então pareciam distantes. Partindo da obrigatoriedade da educação para todos e das políticas públicas que garantem o acesso e permanência das pessoas com deficiência ao sistema educativo, esse GT propõe abarcar trabalhos que discutam sobre essa realidade. Logo, serão aceitas propostas de pesquisas que discutam sobre o processo de formação inicial e continuada de professores para o trabalho com alunos com deficiência, sobre experiências inclusivas em sala de aula, na perspectiva dos docentes ou dos discentes, e relatos de experiências que reflitam sobre o tema.

Avaliadores: Cátia e Eric


GT 6: O ensino da argumentação na Educação Básica

Este grupo de trabalho tem o objetivo de discutir temas relacionados aos gêneros argumentativos orais e escritos produzidos na sala de aula, com ênfase na construção da argumentação em textos argumentativos.

Avaliadores: Luana e Rebeca

GT 7: Literatura comparada

Neste Grupo de Trabalho, acolheremos trabalhos vinculados às propostas teóricas, metodológicas e analíticas do(s) vasto(s) campo(s) de estudo que compõem a literatura comparada. Mais especificamente, queremos propor um espaço para a divulgação de estudos que se voltem especialmente a questões de ordem: 1. intertextual: como releituras paródicas, pastiche, bricolagem etc; 2: intercultural: através da comparação entre literaturas de diferentes tradições nacionais, por exemplo; e 3. intermidiática: seja pelo viés da adaptação, seja por outros processos de referência intermidiática que a literatura desenvolve com outras artes e mídias.

Avaliadores: Caio Antônio Nóbrega e Leonardo Monteiro de Vasconcelos

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}