Clique no link a seguir para visualizar a programação dos GTs: programação
GT
1: Análises Textual e do Discurso
O Grupo de Trabalho “Análises
Textual e do Discurso” tem como objetivo promover partilhas e
debates sobre trabalhos de investigações no âmbito da Linguística
Textual e das Análises dos Discursos em suas diferentes vertentes,
propondo uma abordagem que propicie o estudo da língua em suas
diversas dimensões - cognitiva, linguística e sociointeracional -
com aplicação, particularmente, ao ensino. Dessa maneira, o GT visa
a reunir pesquisas que discutam texto, discurso, sua leitura e
produção, por meio de discussões teóricas, propostas de ensino,
relatos de experiência, assim como problematizações referentes à
relação entre ensino de língua e educação básica, partindo da
perspectiva do texto e do discurso como eixos norteadores.
Em relação aos aspectos
analíticos do texto, propomos que os trabalhos submetidos abordem os
estudos da referenciação, sequenciação, intertextualidade,
gêneros textuais, seus tipos e suportes, coesão e coerência e
modalização. No que concerne a análise dos discursos, serão
aceitas publicações que abarquem discurso, enunciação,
subjetividade, gêneros do discurso, alteridade, relações
dialógicas, estilo, expressividade, autoria, poder, disciplina,
governamentalidade, dispositivos, etc.
Serão acolhidos, portanto,
trabalhos sobre a relação Texto, Discurso e Ensino, em diferentes
temáticas e metodologias, a partir de uma abordagem sociocognitiva e
interacional.
Avaliadores: Mariana e Michel
GT
2: Literatura, ensino e críticas: caminhos possíveis
O
ensino de literatura e a formação de novos leitores, tecnologias e
métodos que dinamizem o trabalho com o texto literário em sala de
aula, os novos caminhos da crítica literária e um olhar sobre a
produção literária contemporânea estão entre as discussões que
esperamos empreender neste GT. Também serão bem-vindas propostas
que envolvam a tradição literária brasileira tanto no que tange ao
ensino da literatura como também a possibilidades de leitura e de
abordagens das obras já canônicas. Contamos com relatos de
experiências, práticas e propostas que enriqueçam a crítica e o
ensino da literatura nos ensinos fundamental e médio.
Avaliadores: Virna
e Fernanda
GT
3: Novas perspectivas no ensino de Línguas Estrangeiras
Este
grupo de trabalho tem o objetivo de discutir temas relacionados à
reflexão acerca de metodologias para o ensino produtivo de Línguas
Estrangeiras Modernas com ênfase no ensino das habilidades
comunicativas.
Avaliadores: Ana
Angélica, Rafaela e Cristiane
GT
4: Formação docente e Letramentos
Na
busca por reunir pesquisas que reflitam sobre o processo de ensino de
línguas na atualidade, o presente GT busca reunir pesquisas e
experiências pedagógicas que versem sobre o contexto da formação
do professor bem como temas relacionados aos estudos dos Letramentos
e suas possíveis implicações no processo educativo.
Avaliadores: Carolina
e Eric
GT
5: Educação inclusiva na atualidade: da formação de professores a
experiências em sala de aula
Na
contemporânea, os estudos sobre a Educação Inclusiva vêm ganhando
espaços que até então pareciam distantes. Partindo da
obrigatoriedade da educação para todos e das políticas públicas
que garantem o acesso e permanência das pessoas com deficiência ao
sistema educativo, esse GT propõe abarcar trabalhos que discutam
sobre essa realidade. Logo, serão aceitas propostas de pesquisas que
discutam sobre o processo de formação inicial e continuada de
professores para o trabalho com alunos com deficiência, sobre
experiências inclusivas em sala de aula, na perspectiva dos docentes
ou dos discentes, e relatos de experiências que reflitam sobre o
tema.
Avaliadores: Cátia
e Eric
GT
6: O ensino da argumentação na Educação Básica
Este grupo de trabalho tem o
objetivo de discutir temas relacionados aos gêneros argumentativos
orais e escritos produzidos na sala de aula, com ênfase na
construção da argumentação em textos argumentativos.
Avaliadores: Luana
e Rebeca
GT 7: Literatura comparada
Neste Grupo de Trabalho, acolheremos trabalhos vinculados às propostas teóricas, metodológicas e analíticas do(s) vasto(s) campo(s) de estudo que compõem a literatura comparada. Mais especificamente, queremos propor um espaço para a divulgação de estudos que se voltem especialmente a questões de ordem: 1. intertextual: como releituras paródicas, pastiche, bricolagem etc; 2: intercultural: através da comparação entre literaturas de diferentes tradições nacionais, por exemplo; e 3. intermidiática: seja pelo viés da adaptação, seja por outros processos de referência intermidiática que a literatura desenvolve com outras artes e mídias.
Avaliadores: Caio Antônio Nóbrega e Leonardo Monteiro de Vasconcelos