A pandemia do novo coronavírus fez acontecer a
modificação de práticas culturais já existentes e também fez surgir novas
práticas nos mais variados setores da vida cotidiana. Podemos citar as áreas da
saúde pública, tecnologia e inovação, economia, educação, entre outros. É
especificamente em relação à área da educação que nos propomos refletir.
Posicionamo-nos no campo da formação de professores de Língua Portuguesa em
curso de Licenciatura de Letras do IFPA para discutir a respeito de questões
concernentes à pesquisa, à extensão e à iniciação à docência nesse momento de
pandemia pelo qual ainda estamos passando. É nesse contexto que apresentamos os
eventos acadêmicos II Seminário de
Ensino de Língua e Formação Docente (II SELFOR) e o I Seminário do Pibid Letras (I SPL) que acontecerão de forma
integrada.
O II SELFOR
é uma das ações dos projetos de pesquisa coordenados pelo Prof. Dr. Herodoto
Silva (IFPA-Belém), a saber, "A formação do professor de Língua Portuguesa
no IFPA Campus Belém: de olho na escrita do graduando"
(DPI-IFPA-Belém) e "A formação do
professor de Língua Portuguesa em tempos de pandemia: escrita do graduando e
TICs" (PIBICTI-PROPPG-IFPA-CNPq). Tais projetos estão inseridos nas
ações do Grupo de Pesquisa Linguagem, Literatura e Tecnologias na
Amazônia – IFPA.
Em linhas gerais, os
projetos apresentam como problemáticas duas questões de pesquisa: Como se configura a formação do professor de
língua portuguesa desenvolvida no IFPA Campus Belém a partir das produções
escritas dos graduandos? Em que medida essa formação é afetada com a
implementação de atividades remotas de ensino mediadas pelas tecnologias da
informação e comunicação?
Nesse sentido, o II SELFOR tem dois
objetivos: (i) comunicar os resultados parciais das pesquisas desenvolvidas
pelos membros dos referidos projetos e (ii) discutir questões relacionadas à
formação do professor de Língua Portuguesa por meio do diálogo com
pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior (UFPA, UFRN, UFMA, UEMA
e UFBA).
O
I SPL tem como objetivo ressaltar e
divulgar as ações do Subprojeto Letras (IFPA-Belém), do Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – CAPES), à comunidade acadêmica local
e externa, além de provocar reflexão a respeito dos benefícios trazidos por
essas ações aos discentes da licenciatura, que têm colocado em prática os
conhecimentos linguísticos, literários e pedagógicos adquiridos durante as
aulas na graduação.
O
Subprojeto Letras do PIBID IFPA-Belém é composto por 2 coordenadores de área, 3
professoras supervisoras das escolas-campo (IFPA-Ananindeua, EEEFM Deodoro de
Mendonça e a EEEFM Maestro Waldemar Henrique), 24 alunos bolsistas e 3 alunos
voluntários, sendo que o programa visa proporcionar aos discentes a inserção no
cotidiano das escolas públicas de educação básica, onde desenvolvem projetos
institucionais de iniciação à docência (sendo que um dos projetos .
Assim, o I SPL abordará as práticas do Subprojeto, que
tem como título “O multiletramento e o
desenvolvimento de tecnologias educacionais: O graduando e o ensino de Língua
Portuguesa na Educação Básica” e retrata a investigação de métodos e
técnicas interdisciplinares que visam ao aperfeiçoamento do futuro professor de
língua portuguesa e das atividades pedagógicas no ambiente escolar. Além disso,
um dos projetos (o desenvolvido no IFPA-Ananindeua) também integra ações de
extensão pelo fato de ter como público-alvo tanto a comunidade acadêmica do
IFPA-Ananindeua quanto jovens da comunidade externa.
Com o intuito de ampliar as discussões
sobre as temáticas trazidas no II SELFOR / I SPL, convidamos professores,
pesquisadores, graduandos e pós-graduandos a participarem do evento, que
contará com palestras, mesas-redondas, seções de comunicação e mostra de
ferramentas digitais. Devido ao contexto pandêmico, o evento acontecerá de forma virtual (online)
via transmissão no canal da DIPEX-DEX-IFPA Belém, no Youtube.