II Seminário de Ensino de Língua e Formação Docente (II SELFOR)  I Seminário do Pibid Letras (I SPL)

II Seminário de Ensino de Língua e Formação Docente (II SELFOR) I Seminário do Pibid Letras (I SPL)

online Este é um evento online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

A pandemia do novo coronavírus fez acontecer a modificação de práticas culturais já existentes e também fez surgir novas práticas nos mais variados setores da vida cotidiana. Podemos citar as áreas da saúde pública, tecnologia e inovação, economia, educação, entre outros. É especificamente em relação à área da educação que nos propomos refletir. Posicionamo-nos no campo da formação de professores de Língua Portuguesa em curso de Licenciatura de Letras do IFPA para discutir a respeito de questões concernentes à pesquisa, à extensão e à iniciação à docência nesse momento de pandemia pelo qual ainda estamos passando. É nesse contexto que apresentamos os eventos acadêmicos II Seminário de Ensino de Língua e Formação Docente (II SELFOR) e o I Seminário do Pibid Letras (I SPL) que acontecerão de forma integrada.

 

O II SELFOR é uma das ações dos projetos de pesquisa coordenados pelo Prof. Dr. Herodoto Silva (IFPA-Belém), a saber, "A formação do professor de Língua Portuguesa no IFPA Campus Belém: de olho na escrita do graduando" (DPI-IFPA-Belém) e "A formação do professor de Língua Portuguesa em tempos de pandemia: escrita do graduando e TICs" (PIBICTI-PROPPG-IFPA-CNPq). Tais projetos estão inseridos nas ações do Grupo de Pesquisa Linguagem, Literatura e Tecnologias na Amazônia – IFPA.

 

Em linhas gerais, os projetos apresentam como problemáticas duas questões de pesquisa: Como se configura a formação do professor de língua portuguesa desenvolvida no IFPA Campus Belém a partir das produções escritas dos graduandos? Em que medida essa formação é afetada com a implementação de atividades remotas de ensino mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação?

 

Nesse sentido, o II SELFOR tem dois objetivos: (i) comunicar os resultados parciais das pesquisas desenvolvidas pelos membros dos referidos projetos e (ii) discutir questões relacionadas à formação do professor de Língua Portuguesa por meio do diálogo com pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior (UFPA, UFRN, UFMA, UEMA e UFBA).

 

O I SPL tem como objetivo ressaltar e divulgar as ações do Subprojeto Letras (IFPA-Belém), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – CAPES), à comunidade acadêmica local e externa, além de provocar reflexão a respeito dos benefícios trazidos por essas ações aos discentes da licenciatura, que têm colocado em prática os conhecimentos linguísticos, literários e pedagógicos adquiridos durante as aulas na graduação.

 

O Subprojeto Letras do PIBID IFPA-Belém é composto por 2 coordenadores de área, 3 professoras supervisoras das escolas-campo (IFPA-Ananindeua, EEEFM Deodoro de Mendonça e a EEEFM Maestro Waldemar Henrique), 24 alunos bolsistas e 3 alunos voluntários, sendo que o programa visa proporcionar aos discentes a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, onde desenvolvem projetos institucionais de iniciação à docência (sendo que um dos projetos .

 

Assim, o I SPL abordará as práticas do Subprojeto, que tem como título “O multiletramento e o desenvolvimento de tecnologias educacionais: O graduando e o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica” e retrata a investigação de métodos e técnicas interdisciplinares que visam ao aperfeiçoamento do futuro professor de língua portuguesa e das atividades pedagógicas no ambiente escolar. Além disso, um dos projetos (o desenvolvido no IFPA-Ananindeua) também integra ações de extensão pelo fato de ter como público-alvo tanto a comunidade acadêmica do IFPA-Ananindeua quanto jovens da comunidade externa.

 

Com o intuito de ampliar as discussões sobre as temáticas trazidas no II SELFOR / I SPL, convidamos professores, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos a participarem do evento, que contará com palestras, mesas-redondas, seções de comunicação e mostra de ferramentas digitais. Devido ao contexto pandêmico, o evento acontecerá de forma virtual (online) via transmissão no canal da DIPEX-DEX-IFPA Belém, no Youtube.

 

 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}