UEPA - Santarém - Pará - Brasil
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
Ensino, Pesquisa e Extensão em debate.
Nos
últimos anos tem se observado a expansão do curso da geografia na região
amazônica. Em se tratando do estado do Pará e das Instituições Públicas de
Ensino Superior (IES) o curso de geografia está presente na UFPA, UNIFESPA, UFOPA
e na UEPA, além de instituições privadas. Em cada uma dessas instituições o
curso tem uma história de superação e desafios em relação ao fazer geográfico
na Amazônia.
Este evento tem como propósito ser um espaço de diálogo e reflexões sobre a formação do geógrafo, as pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento e principalmente apontar caminhos quando atuação deste profissional em várias áreas e instituições em que o saber geográfico é estratégico para pensar e agir sobre a região.
Dessa forma, discutir a formação do professor-pesquisador em geografia é uma necessidade premente, principalmente em uma região como o Oeste do Pará, objeto de grandes transformações neste início de século, daí a importância de Santarém para sediar o I SEMINÁRIO DE GEOGRAFIA DA AMAZÔNIA (I SEGEAM).
Neste sentido, o evento ao discutir ensino, pesquisa e extensão objetiva preencher as lacunas relacionadas ao processo de formação, bem como compreensão das novas (re) configurações emergentes no Oeste do Pará, em particular na região de Santarém o que demanda do professor-pesquisador estar atento a estas transformações.
Assim sendo, a Universidade Estadual do Pará (UEPA) por meio do Campus XII – Santarém (turmas A e B do PARFOR GEOGRAFIA), com apoio do Grupo de Pesquisa CNPq - Laboratório de Análise e Pesquisa Territoriais Estratégicas da Amazônia (LAPTEA), em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio do Grupo de Pesquisa CNPq – Políticas públicas e dinâmicas territoriais na Amazônia (GPDAM) vêm promover I SEGEAM.
É importante ressaltar que o evento é um sonho antigo da comunidade geográfica da Amazônia, sendo o primeiro de muitos que pretendemos realizar. Esta primeira versão do SEGEAM surgiu da necessidade dos discentes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) de participarem/realizarem de um evento que complementasse seu processo de formação. De início, o evento seria focado apenas na região Santarém, contudo, a ideia ganhou outros apoiadores estendendo-se para os Estados do Amazonas, Amapá, Rondônia e Goiás.
É importante lembrar que este programa (PARFOR) tem sido estratégico para formação de professores na Amazônia e por isso entendemos que um evento com esta magnitude marcará a formação dos discentes e dos profissionais de geografia de toda região amazônica.
{{item.nome}}
{{item.nome}}
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}