XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia - Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa

XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia - Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa

online IFPB - Campus João Pessoa - João Pessoa - Paraíba - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

II Simpósio Brasileiro de Biogeografia

Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

Evento online

"Eu nem sei por onde começar": a escrita do TCC

Segunda-Feira, 15 de Janeiro de 2024

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho de 2024

Salvador, BA

V CIHPN

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Brasília, DF

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

VERIFICANDO AUTENTICIDADE DO CERTIFICADO

Primeiramente, você irá realizar o download do seu certificado, no menu CERTIFICADOS, e irá perceber que em baixo das assinaturas, há um código de identificação.

1.PNG Selecione e Copie o código de identificação.

6.png

Com o código de identificação, acesse a página de autenticação de certificados:

2.png Link da página: https://www.even3.com.br/documentos/

3.png Cole ou digite o código de identificação no campo em branco.

4.png Clique em Verificar.

8.png

Após a verificação, você verá a informação que o documento é válido e informações sobre o certificado verificado.

mceclip0.png

XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia - SECT/2022

Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos

A Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia (SECT) é um evento cultural, acadêmico e técnico-científico realizado todos os anos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus João Pessoa.

 

Desde a sua gênese, a SECT tem se apresentado como um espaço de diálogo, troca de saberes e de celebração do aprender-ensinar-aprender. 


Durante a XVII SECT/2022, compartilhamos os saberes acadêmico-científicos, fruto das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação com a sociedade em geral.

 

O entrelaçamento e troca de saberes tem permitido ao IFPB-Campus João Pessoa olhar para dentro de si e conhecer mais de perto a sua produção cultural, técnica e acadêmico-científica, e, ao mesmo tempo, olhar para fora de seus muros e conhecer a multiplicidade de formas de saber, de aprender e de ensinar.

 

Este ano, a XVII SECT/2022 tendo o seguinte tema:  BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e inovação no Brasil


O evento tem as Comissões:  


1) Educação

2) Educação Física

3) Arte e Cultura

4) Integração Escola Comunidade

5) Literaturas e Línguas

6) Design

7) Meio Ambiente e Sustentabilidade

8) Arquitetura e Construção Civil

9) Inovação

10) Informática

11) Inclusão

12) Desafios Acadêmicos e Profissionais

13) Promoção Social e Qualidade de Vida

14) Articulação do Voluntariado

15) EMPIF

16) Ciências Humanas

17) Comunicação e Registro

18) Gestão de Sistemas, Secretaria e Logística

19) Novembro Negro (NEABI) 

20) Controle e Processos Industriais


Faça sua Inscrição!

Seleção de Monitores para a XVII SECT 2022

DIPPED INFORMA:


Publicado o edital de seleção de Monitores para a XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia (XVII SECT/2022).


Monitor é discente regularmente matriculado em cursos do IFPB – campus João Pessoa, que desenvolve atividades de apoio à comissão geral e subcomissões nas atividades que compõem a XVII SECT/2022,


Quer participar? Acesse o edital completo e veja como: Clique aqui!

Programação da XVII SECT/2022

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



IV Desafios Acadêmicos XVII SECT/2022

A Direção Geral do Campus João Pessoa e o Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos-DIPPED publicaram o edital para seleção de propostas de Desafios Acadêmicos, que serão realizadas durante XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia-SECT 2022.

Nessa edição foram selecionados 07 (sete) Desafios Acadêmicos, que receberão o apoio financeiro no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) para cada um, destinado exclusivamente para premiação de participantes que atingirem as melhores colocações em cada desafio. Poderão participar dos Desafios Acadêmico-Culturais: discentes regularmente matriculados nos cursos do IFPB; egressos dos cursos do IFPB; estudantes das redes municipal e estadual de ensino; e estudantes de escolas privadas do município de João Pessoa e do estado da Paraíba.

Durante a XVII SECT serão realizados e/ou premiados os Desafios Acadêmico-Culturais, organizados pelo Núcleo de Desafios Acadêmicos do DIPPED que são um conjunto de atividades acadêmicas, culturais, técnico-científicas e/ou esportivas que envolvem servidores, discentes, egressos do IFPB e a comunidade externa. 

Neste ano teremos a realização dos seguintes Desafios Acadêmicos: 

  • Maratona Experimental Sustentável: Práticas Laboratoriais com Materiais Alternativos 
  • O II Concurso de Ideias e de Soluções Tecnológicas para Construção Civil do IFPB 
  • A Maratona Pop Superior 2022/POP/IFPB/JOÃO PESSOA
  • A Maratona Pop Médio 2022/POP/IFPB/JOÃO PESSOA
  • O 6° Desafio de Robótica – IFPB – Campus JOÃO PESSOA
  • O Torneio Escolar de Xadrez do IFPB MVL – Maxime Vachier-Lagrave
  • A II Olimpíada Interna de História do Brasil do IFPB – Campus JOÃO PESSOA

Demais informações sobre os Desafios Acadêmicos, Clique Aqui!     

1ª Semana da Inclusão & Diversidade



A Semana da Inclusão e Diversidade buscar dialogar com as minorias sobre desafios, conquistas e estratégias para construir uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária. É um espaço de expressão das diversas  identidades, preservando o lugar de falar e fortalecendo a luta contra todos os tipos de preconceito. 

Apresentação de Trabalhos na XVII SECT 2022

CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DA XVII SECT/2022

Foi publicada a LISTA DE TRABALHOS de pesquisa, extensão e inovação a serem apresentados na XVII Semana de Educação,  Ciência. Cultura e Tecnologia do IFPB - campus João Pessoa.

Maiores informações e orientações para apresentação:  CLIQUE AQUI !


ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos inscritos na XVII SECT deverão ser apresentados no dia 23/11/2022, entre as 14:00h e 17:00h, conforme quadro abaixo. Os autores terão 10 (dez) minutos para realizar a apresentação. Após a exposição, o coordenador da sala terá 5 (cinco) minutos para tecer as suas considerações.


TEMPLATES PARA APRESENTAÇÃO (INSTRUÇÕES e MODELO EM BRANCO) CLIQUE AQUI!


Editais EDITAL 22/2022/DIPPED/DG/JP/REITORIA/IFPB e EDITAL RETIFICAÇÃO 23/2022/DIPPED/DG/JP/REITORIA/IFPB

A Chefia do Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB-Campus João Pessoa, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria n.º 853, de 30 de julho de 2021, publicado no DOU n.º 144, em 2 de agosto de 2021, torna público a abertura de inscrições para apresentação de trabalhos na XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do IFPB - campus João Pessoa (XVII SECT/2022). 

1. DOS OBJETIVOS

1.1 Esta chamada objetiva promover a apresentação de trabalhos oriundos das atividades da pós-graduação, pesquisa, extensão, cultura e inovação, que tenham sido submetidos aos editais da PRPIPG, PROEXC, DG/IFPB-Campus João Pessoa, DIPPED e agências de fomento externo, nos anos de 2020 a 2022.

1.2 Os trabalhos inscritos na XVII SECT/2022 serão apresentados, presencialmente, no dia 23 de novembro de 2022, no período vespertino. A apresentação será realizada no bloco de salas de aulas (1 a 12), equipadas com computador e equipamentos multimídia.

Parágrafo Único. Poderá haver apresentação noutros espaços, desde que demandado pelos autores. 

2. CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

2.1 Visando otimizar a estrutura do evento, só poderão se inscrever os docentes, técnicos administrativos e discentes regularmente matriculados no IFPB, que tiveram ações e/ou projetos avaliados em editais publicados pela PRPIPG, PROEXC, DG/IFPB-Campus João Pessoa e DIPPED.

2.2 Também serão aceitos trabalhos aprovados por agências de fomento externo e desenvolvidos por servidores e estudantes do IFPB. Em todos os casos, só serão aceitos os trabalhos executados nos anos de 2020 a 2022.

Parágrafo Único. Estão dispensados de cumprir o disposto nos itens 2.1 e 2.2 deste Edital os autores dos trabalhos a serem apresentados na I Semana da Inclusão & Diversidade do IFPB - campus João Pessoa.

2.3 Para efetivar a sua participação, os autores deverão enviar, para o Formulário Eletrônico de Inscrição, um resumo do trabalho a ser apresentado.

Parágrafo Único. O resumo deverá conter, no máximo, 2.200 caracteres (com espaços), em espaçamento simples e com alinhamento justificado.

2.4 Obedecendo ao disposto nos editais do IFPB, os trabalhos deverão incluir os nomes de todos os membros da equipe, especialmente o Coordenador, Orientador e Discentes Bolsistas.

2.5 Para fins de avaliação e comprovação de participação na XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do IFPB–Campus João Pessoa, os autores devem inscrever as suas propostas com o mesmo título dos projetos registrados no SUAP.

2.6 A data e horário das apresentações serão divulgados no dia 11 de novembro de 2022, na página do DIPPED e na Plataforma Even3.

2.7 Aos autores será emitido Certificado de Participação e Apresentação de Trabalho. Em razão da retomada gradual das atividades acadêmicas, após a pandemia de COVID-19, este ano os resumos não serão publicados.

2.8 Para validar a sua participação na Monstra de Trabalhos e garantir a emissão dos certificados, TODOS OS AUTORES DEVERÃO REALIZAR A INSCRIÇÃO NA XVII SECT/2022. Na programação, procurar pela atividade intitulada APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS. 

3. DAS INSCRIÇÕES E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

3.1 As inscrições para a apresentação de trabalhos na XVII SECT/2022, estarão abertas no período de 20 de setembro a 28 de outubro de 2022, através do seguinte Formulário Eletrônico de Inscrições: https://forms.gle/KeMbXfMNhbCCXFYi8.

3.2 A avaliação dos trabalhos vai ocorrer de forma simplificada, através de consulta direta no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

3.3 Os trabalhos oriundos das ações da Pós-Graduação e editais externos, que não estiverem registrados no SUAP, deverão ser validados pelos Coordenadores de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do IFPB – campus João Pessoa.

3.4 Os trabalhos relacionados à I Semana da Inclusão & Diversidade do IFPB - campus João Pessoa serão validados pela Presidência da Subcomissão do respectivo evento, no âmbito da XVII SECT/2022.

3.5 Estarão aptos a serem apresentados na XVII SECT/2022 os trabalhos resultantes de projetos de pós-graduação, pesquisa, extensão e cultura e inovação, que tenham sido submetidos à apreciação de consultores ad hoc, em editais publicados pela PRPIPG, PROEXC, DG/IFPB-Campus João Pessoa e DIPPED nos anos de 2020 a 2022, e que tenham obtido nota igual ou superior a 50% da nota máxima na avaliação do mérito do projeto, independente de terem sido contemplados com bolsas ou na condição de voluntários.

3.6 Os trabalhos a serem apresentados na I Semana da Inclusão & Diversidade do IFPB - campus João Pessoa serão avaliados e validados pela Subcomissão deste evento, no âmbito da XVII SECT/2022.

3.7 Os casos omissos serão avaliados pela Comissão Geral da XVII SECT/2022 e pelo DIPPED.


Para acessar o Edital completo  Clique aqui!

3º LInguagens Encantos - Arte e Afetos Humanos


V EMPIF - Empreender


O V EMPIF – Empreender é possível é um evento que faz parte da XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia - SECT/2022.


Considerado o  maior evento acadêmico realizado pelo IFPB Campus João Pessoa voltado para disseminar a cultura do empreendedorismo no universo acadêmico, em sua quinta edição, o V EMPIF ocorrerá dias 21 e 22 de Novembro de 2022, de forma presencial nos espaços do IFPB Campus João Pessoa, proporcionando um ambiente onde conhecimentos, trocas de experiências e boas práticas serão compartilhadas a fim de contribuir para o mindset empreendedor dos participantes do evento.


Conhecer pessoas novas, despertar vocações, aprender novos conhecimentos e conhecer possibilidades para empreender serão experiências que o V EMPIF proporcionará, semeando a cultura do empreendedorismo e se consolidando como um espaço acadêmico relevante do IFPB Campus João Pessoa – PB.


Mais do que um evento, o V EMPIF reunirá professores, alunos, pesquisadores, empresários juniores, profissionais atuantes no mundo corporativo para, juntos, formarem conexões e incentivar  comportamentos empreendedores de impacto.

 

Comissão Organizadora XVII SECT 2022

COMISSÃO ORGANIZADORA GERAL

Leandro José Medeiros Amorim Santos (Presidente) 

Alysson André Régis Oliveira

Ana Jaimile da cunha

Elias de Souza Santana

Flora Alexandre Meira Costa 

Fábio Gomes Ribeiro

Larissa Ídilis Felipe Santana 

Luciano Schaefer Pereira 

Luiz Antonio Silva 

Marina Tavares Zenaide Marinho 

Maria Rita de Holanda Melo Peres 

Nadja da Nóbrega Rodrigues 

Thiago Gouveia da Silva 

Thyago Leite de Vasconcelos 


COMISSÃO: GESTÃO DE SISTEMA, SECRETARIA E LOGÍSTICA

Elias de Souza Santana (Presidente) 

Clarineide Batista da Silva Lucena 

Larissa Ídilis Felipe Santana 

Luiz Antonio Silva 


COMISSÃO: COMUNICAÇÃO E REGISTRO

Thiago José Pessoa de Andrade (Presidente) 

Demorgenes Gomes de Menezes 

Hugo Fernando Vasconcelos de Melo 

Marcos Vasconcelos Paiva 

Walber Barbosa da Silva 

Marcos VasconcelosPaiva


COMISSÃO: ARTICULAÇÃO DO VOLUNTARIADO

Marcela Fernandes Sarmento (Presidente) 

Giovanni Silvestre do Nascimento Júnior 

Luan José Pereira Monteiro 

Paulo Henrique Vieira da Silva Oliveira 

Valderedo de Souza Mata 


COMISSÃO: DESIGN

Raphaela Cristhina Claudino Moreira (Presidente) 

Helena de Cassia Pessoa Nogueira Serrão 

Flora Alexandre Meira Costa 

Silvana Chaves Claudino Queiroga 


COMISSÃO: INOVAÇÃO

Thyago Leite de Vasconcelos (Presidente) 

Luciano Schaefer Pereira 

Maxwell Anderson Ielpo do Amaral 

Nadja da Nóbrega Rodrigues 

Paulo Ixtânio Leite Ferreira 

Ramon Leonn Victor Medeiros 


COMISSÃO: ARTE E CULTURA

Danilo Cardoso Andrade (Presidente) 

Ebenezer Lourenco Ferreira Vaz 

Gilvanildo de Aquino Sena 

Marina Tavares Zenaide Marinho 

Vinícius Ferreira Amaral 


COMISSÃO: ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO CÍVIL

Alexsandra Rocha Meira Nobrega (Presidente) 

Ana Maria Kluppel Pereira 

Cicero Marciano da Silva Santos 

Manoel Brito de Farias Segundo 

Renata Paiva da Nóbrega Costa 


COMISSÃO: EDUCAÇÃO

Josali do Amaral (Presidente) 

Flavio Alves de Albuquerque 

Maria Betania da Silva Dantas 

Mauricio Vicente 

Monica Maria Firmino Pereira Seixas 


COMISSÃO: INTEGRAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE

Roberta Paiva Cavalcante (Presidente) 

Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueiredo 

Maria de Fatima Silva Oliveira 


COMISSÃO: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Valdith Lopes Jerônimo (Presidente) 

Ana Caroline Aires Gomes de Lima 

Michele Beppler 


COMISSÃO: V EMPIF

Fernanda de Araujo Nobrega (Presidente) 

Alysson André Regis Oliveira 

Anna Carolina Cavalcanti Carneiro da Cunha 

Andreia Cavalcanti de Oliveira 

Arielle Pinto Silva 

Beatriz Rufino da Silva 

Caroline Helena Limeira Pimentel Perrusi 

Keylla Maria Silva de Mendonça 

Josean Pereira de Azevedo segundo 

Jayssa Meira Araújo 

José Elber Marques Barbosa 

Luzivalda Guedes Damascena 

Raissa de Azevedo Barbosa 

Rebeca Cordeiro da Cunha Araújo 

Suetone Carneiro de Andrade Neto 


COMISSÃO: DESAFIOS ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS

Marina Tavares Zenaide Marinho (Presidente) 

Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueiredo 

João Pereira de Lacerda Neto 

Mellyne Palmeira Medeiros 

Thiago Gouveia da Silva 

Stenio Farias D Avila Lins

Suzete Elida Nobrega Correia 

Valeria Maria Bezerra Cavalcanti Maciel 


COMISSÃO: LITERATURA E LÍNGUAS

Sergio Araujo de Mendonça Filho (Presidente) 

Ericka Anulina Cunha de Oliveira 

João Edson Rufino 

José Cleudo Gomes 

Rosa Samara Silveira Xavier 

Victor Angelo Villar Barreto 


COMISSÃO: INFORMÁTICA

Diego Ernesto Rosa Pessoa (Presidente) 

Maxwell Nadja da Nóbrega Rodrigues 

Heremita Brasileiro Lira 

Nadja da Nóbrega Rodrigues 


COMISSÃO: NOVEMBRO NEGRO

João Edson Rufino (Presidente) 

Carlos Wendell Pedrosa dos Santos 

Vitor Angelo Villar Barreto 


COMISSÃO: INCLUSÃO

Josineide Castro Lima (Presidente) 

Elza Galdino de Oliveira 

Nemuel Gonçalves de Lima 

Analuisa Andrade Guerra de Farias 

Gerlane Anselmo de Sousa 

Joeliton Francisco Sousa de Paulo 

Laíse de Lima Nunes Cavalcanti 

Wilma Karla dos Santos Ribeiro 


COMISSÃO: EDUCAÇÃO FÍSICA

Ramon Cunha Montenegro (Presidente) 

Juan Parente Santos 

Eduarda Cristina da Costa Silva 


COMISSÃO: CIÊNCIAS HUMANAS

Jivago Correia Barbosa (Presidente) 

Emmanoel de Almeida Rufino 

Vitor Angelo Villar Barreto 


COMISSÃO: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

Walter Macedo Lins Fialho (Presidente) 

Alvaro Cavalcanti de Almeida Filho 

Maria Margareth Rolim Martins Rocha 

Michelline Nery Azevedo Lima 


COMISSÃO: 1º ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÂO DO CAMPUS JOÃO PESSOA

Fabio Gomes Ribeiro (Presidente) 

Damires Yluska de Souza Fernandes (PPGTI) 

Allysson Macário de Araújo Caldas (ProfEPT) 

Cleumar da Silva Moreira (PPGEE) 


COMISSÃO: 1º FORUM DE FORMAÇÂO GERAL E LICENCIATURA DA UA4

Emmanoel de Almeida Rufino (Presidente) 

Allysson Macário de Araújo Caldas 

Danilo Cardoso Andrade 

Daniel Matos de Carvalho 

Danilo José Pereira 

Flavio Alves de Albuquerque 

Ivady José Nóbrega Barreto 

José Gilberto Sobreira Gomes 

Maria Theresa Targino de Araújo Rangel 

Mauricio Vicente 

Monica Maria Firmino Pereira Seixas 

Pedro Alfredo Eugênio 

Ramon Cunha Montenegro 

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}