XV Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia - Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa

XV Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia - Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

Congresso Nursing

Quarta-Feira, 28 de Agosto

Fortaleza, CE

57th Congress of The International Society for Applied Ethology

Segunda-Feira, 22 de Julho

Curitiba, PR

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

AUTENTICANDO O CERTIFICADO


Primeiramente, você irá realizar o download do seu certificado, no menu Certificados, e irá perceber que no canto superior esquerdo, há um código de identificação.

1.PNG Copie o código de identificação.

6.png

Com o código de identificação em mãos, acesse a página de autenticação de certificados.

2.png Acesse a página: https://www.even3.com.br/documentos/

3.png Coloque o código de identificação no campo em branco.

4.png Clique em Verificar.

8.png

Após a verificação, você verá a informação que o documento é válido e informações sobre o certificado verificado.

mceclip0.png

AVISO XV SECT/2020

ALTERAÇÕES EM ATIVIDADES


A Comissão Organizadora da XV SECT/2020 informa a ocorrência das seguintes alterações: 


A apresentação cultural "Sarau Reconectando-se às imagens poéticas" e o Minicurso "Empreendedorismo:  superando adversidades da pandemia", previstos para ocorrerem no dia 19/11, no YouTube, foram migrados para a Plataforma Google Meet. 


Informamos que as Salas do Google Meet já foram criadas e os convites já foram enviados para os e-mails dos participantes inscritos. 


Para participar da atividade, basta clicar no respectivo link de acesso. 


Para evitar problemas, a atividade será registrada no Google Agenda dos participantes. 


Comissão Organizadora

XV SECT 2020

A T E N Ç Ã O - COMUNICADO 1

A T E N Ç Ã O


A Comissão Organizadora informa que as inscrições da XV SECT/2020 foram prorrogadas e poderão ser realizadas até as 12h do dia 18.11.2020.


Para ter acesso às atividades e acompanhar a programação do evento, os convidados e participantes receberão os links do Google Meet diretamente nos endereços de e-mail cadastrados no Even3.


Além do acesso pelo Meet, todos serão alertados sobre os dias e horários das respectivas atividades pelo Google Agenda. Nem precisa se preocupar.


Ao receber o link, basta clicar e acompanhar as atividades para as quais você se inscreveu.


Durante o evento, se surgir alguma dúvida ou problema, não deixe de procurar os nossos tutores, que estarão todos prontos para te ajudar.


Comissão Organizadora

sectjp@ifpb.edu.br

XV Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia - SECT/2020

Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos - DIPPED

A Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia (SECT) é um evento cultural, acadêmico e técnico-científico realizado todos os anos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus João Pessoa.

 

Desde a sua gênese, a SECT tem se apresentado como um espaço de diálogo e troca de saberes, pois, durante a sua realização a comunidade acadêmica é convidada a celebrar a dádiva do aprender-ensinar e a compartilhar os saberes acadêmico-científicos, fruto das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, com a sociedade em geral, que retribui com o conhecimento e a sabedoria de seus “mestres” e “doutores”.

 

Esse entrelaçamento de saberes permite ao IFPB-Campus João Pessoa olhar para dentro de si e conhecer mais de perto a sua produção cultural, técnica e acadêmico-científica, e, ao mesmo tempo, olhar para além de seus muros e conhecer a multiplicidade de formas de saber, de aprender e de ensinar.

 

Aberta à comunidade em geral, a XV SECT/2020 representa a oportunidade do IFPB-Campus João Pessoa avançar rumo à sua missão institucional, que é “promover a educação profissional, tecnológica e humanística, em todos os níveis e modalidades, por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação, de forma inclusiva e sustentável”. Ela permite que o Instituto Federal se efetive como um espaço de referência em educação científica e tecnológica na Paraíba e contribua para o desenvolvimento e fortalecimento econômico e social da região.

 

Este ano, a XV SECT abordará o seguinte tema: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A NOVA FRONTEIRA DA CIÊNCIA BRASILEIRA.  


Como ocorre todos os anos, os debates, diálogos, ciranda de palestras e a troca de ideias entre os participantes serão mediadas por dois subtemas: a) artifícios da inteligência e as habilidades do futuro; b) [DES]conexão e conectivid@des.


Com o primeiro subtema, esperamos discutir não apenas elementos relacionados à inteligência artificial e/ou o surgimento da indústria 4.0, mas debater questões ligadas aos afetos, à engenhosidade, os artifícios e habilidades inerentes à nossa condição humana.


Com o segundo subtema, esperamos, é claro, discutir questões ligadas à nossa relação com os meios digitais, com a internet e a internet das coisas. Mas também vamos falar sobre as agruras das conexões que manipulam, aprisionam e afastam pessoas umas das outras.


A criação dos subtemas foi a maneira que encontramos para deixarmos as discussões menos sisudas e aproximá-las da comunidade externa. Os subtemas permitem aos palestrantes e ouvintes brincarem com os sentidos das palavras e tecerem discussões mais amplas sobre os problemas no nosso tempo.



O evento terá oito eixos temáticos: 


1) Educação; 

2) Arte e Cultura; 

3) Qualidade de Vida; 

4) Integração Escola Comunidade; 

5) Design; 

6) Arquitetura e Construção Civil; 

7) Inovação e Tecnologia; 

8) Gestão e Sustentabilidade.


Tendo em vista que ainda estamos enfrentando um momento de incertezas, provocadas pela pandemia da COVID-19, este ano o evento será diferente, ele será completamente virtual. Haverá transmissões ao vivo, através do canal do IFPB-Campus João Pessoa no YOUTUBE: https://www.youtube.com/ifpbcampusjoaopessoa, além de atividades síncronas e assíncronas através do Google Meet.


A ideia é que consigamos realizar um evento mais enxuto, com o pé no chão, respeitando as particularidades e limites de cada um. Sabemos que o desafio será enorme, pois tudo será novo. Mas também estamos certos que a XV SECT/2020 será leve, pois contaremos com a ajuda de todos vocês para que isso aconteça.


Lilian Ferreira Cardoso da Silva

Presidente da XV SECT/2020

CONVIDADOS(AS)

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Programação da XV SECT 2020

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

V Workshop de Inovação

O V Workshop de Inovação do IFPB-Campus João Pessoa tem como objetivo aproximar a sociedade e a academia, através da cultura da inovação. O evento divulga e fomenta atividades correlatas à inovação, empreendedorismo inovador, propriedade intelectual e transferência de tecnologia junto à comunidade acadêmica e o público em geral.


Outro importante papel do Workshop de Inovação é tornar público os resultados de projetos de pesquisa e extensão aplicados que resultaram em produtos e/ou processos com potencial inovador, que foram ou podem tornar-se objeto de proteção de propriedade intelectual com patente registrada através do IFPB.


A programação do evento conta com palestras, oficinas, minicursos, desafios acadêmicos, como a Olimpíada de Redes de Computadores, a Maratona POP e a Hackathon, além de uma mostra de produtos e processos.


Participe da 6ª edição da Olimpíada de Redes de Computadores, no XV SECT. Esta competição de TI acontecerá no dia 19/11/2020, das 08:00 às 17:30, remotamente pelo Google Meet.

 

A Olimpíada de Redes de Computadores do IFPB-Campus João Pessoa é um desafio acadêmico que visa analisar o nível de conhecimento adquirido pelos estudantes da área de redes de computadores e capacidade de aplicarem este conhecimento na resolução de problemas, em cenários que simulem um ambiente real.


Poderão participar deste desafio equipes formadas por estudantes regularmente matriculados nos seguintes cursos do IFPB: Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, Curso Superior de Tecnologia em Telecomunicações, Bacharelado em Engenharia Elétrica, Curso FIC em Redes de Computadores, Curso Técnico em Informática.


Para inscrições e demais informações, acesse o site: Clique aqui! 

 


Maratona POP

 

A Maratona POP é um desafio acadêmico que promove a criatividade, o espírito de coletividade e a resistência ao trabalho sob pressão, habilidades que representam um diferencial importante para o profissional de TI. O desafio é voltado para estudantes com interesse em programação e acontecerá em duas modalidades: Ensino Médio e Ensino Superior.

 

Poderão participar deste desafio nas modalidades Ensino Médio, equipes de estudantes regularmente matriculados no ano letivo de 2020, em um curso de nível médio de qualquer instituição de ensino localizada no estado da Paraíba. Na modalidade ensino superior, poderão participar equipes de estudantes regularmente matriculados no ano corrente, em um curso de nível superior de instituições de ensino localizadas no estado da Paraíba.


Mostra de Processos e Produtos


Objetiva estimular e promover a apresentação de trabalhos oriundos de atividades de pesquisa, extensão, inovação e/ou desenvolvimento tecnológico, desenvolvidas em projetos IFPB-Campus João Pessoa entre os anos de 2013 a 2020, e que tenham resultado na criação de processos e/ou produtos, com o devido pedido de registo junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Os trabalhos selecionados vão com compor a Mostra de Processos e Produtos do IFPB-Campus João Pessoa e serão inseridos na programação V Workshop de Inovação.

Para maiores informações, acesse a Chamada: Clique Aqui

Desafios Acadêmicos XV SECT/2020

CHAMADAS E REGULAMENTOS


II CONCURSO LITERÁRIO DO NEABI/IFPB-CAMPUS JOÃO PESSOA - GÊNERO CRÔNICA

ENCERRADO

O II Concurso Literário do NEABI é voltado aos alunos, matriculados ou egressos do IFPB–Campus João Pessoa. O objetivo é estimular a produção literária em língua portuguesa no Campus e incentivar o debate sobre temas que abordam as questões indígenas brasileiras, além de promover os 10 melhores textos selecionados pela banca avaliadora serão publicados em e-book pela editora do IFPB.

Tema desse ano: "DEPOIS DE EXTERMINADA A ÚLTIMA NAÇÃO INDÍGENA"

Para maiores informações, acesse a Chamada: Clique aqui!

Siga-nos no Instagram: @neabiifpbjp



II QUIZ AMBIENTAL DO IFPB-CAMPUS JOÃO PESSOA


 O II Quizz Ambiental do IFPB-Campus João Pessoa tem por objetivo desafiar os conhecimentos dos estudantes do Campus acerca de questões ambientais gerais e específicas.


As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 15 a 26 de outubro.

Para maiores informações, acesse a Chamada: Clique Aqui!

Resultado dos Habilitados no II Quizz Ambiental IFPB: Clique aqui!

RESUTLTADO FINAL COM OS VENCEDORES DO II QUIZZ AMBIENTAL, ACESSE O LINK: Clique aqui!

 


II CONCURSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL DE LÍNGUAS – CARTA ARGUMENTATIVA DA CLCT/NUCLI


II Concurso de Produção Textual da CLCT/NucLi é voltado aos alunos do ensino técnico integrado e objetiva estimular a produção escrita na Língua Espanhola, Francesa, Inglesa e Portuguesa no Campus João Pessoa.

Para maiores informações, acesse a Chamada: Clique Aqui!

RESUTLTADO FINAL, ACESSE O LINK: Clique aqui!



II OLIMPÍADA INTERNA DE MATEMÁTICA DO IFPB-CAMPUS JOÃO PESSOA


A II Olimpíada Interna de Matemática do IFPB é voltada aos alunos regularmente matriculados nos Cursos Técnicos Integrados do IFPB-Campus João Pessoa. O objetivo é estimular e promover o estudo da Matemática no Campus.

Para maiores informações, acesse a Chamada: Clique Aqui!

RESULTADA DA II OLIMPÍADA INTERNA DE MATEMÁTICA DO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA :

POSIÇÃOALUNOPONTUAÇÃOMEDALHA
João Pereira de Lacerda Neto76Ouro
Aline Ventura de Melo58Prata
Joyce Ribeiro G. da Silva Xavier56Bronze
Gabrielly Figueiredo A. de Melo55Bronze


II DESAFIO DE FOGUETES DO IFPB-CAMPUS JOÃO PESSOA


O II Desafio de Foguetes do IFPB-Campus João Pessoa é voltado aos alunos regularmente matriculados nos Cursos Técnicos Integrados e Superiores do Campus. O objetivo é estimular e promover o estudo da Física e da Química no Campus.


As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 20 a 26 de outubro de 2020, até as 23h59min.

Para maiores informações acesse a Chamada: Clique Aqui!

III EMPIF – Empreender é possível


O EMPIF Empreender é possível – é um evento que acontece durante a Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do IFPB-Campus João Pessoa. Este ano, o EMPIF realiza a sua 3ª edição e objetiva disseminar a cultura do empreendedorismo no universo acadêmico.


O III EMPIF ocorrerá no dia 18 de Novembro de 2020. O objetivo do evento é proporcionar um ambiente de encontro para a obtenção de novos conhecimentos e trocas de experiências que possam contribuir com o mindset empreendedor dos participantes.


Durante o III EMPIF será possível ao participante despertar vocações e discutir novos modelos de negócios no ambiente acadêmico, de maneira que a tenha acesso à cultura do empreendedorismo. Criaremos um ambiente onde professores, alunos, pesquisadores, empresários juniores, empresários do mundo produtivo e consultores, possam estar juntos para incentivar  comportamentos empreendedores.

Tutores e Monitores da XV SECT/2020




INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Processo Seletivo Simplificado para Seleção de Tutores para atuarem na XV Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia (XV SECT/2020) do IFPB-Campus João Pessoa.


A SECT é um evento cultural, acadêmico e técnico-científico realizado todos os anos pela comunidade acadêmica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus João Pessoa. Na XV SECT/2020, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de novembro de 2020, a comunidade acadêmica será convidada a celebrar a dádiva do ensinar-aprender-ensinar e a compartilhar os saberes acadêmicos com a comunidade externa.

A XV SECT/2020 abordará o tema: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A NOVA FRONTEIRA DA CIÊNCIA BRASILEIRA, que será discutido em oito eixos temáticos: i) Educação; ii) Arte e Cultura; iii) Qualidade de Vida; iv) Integração Escola Comunidade; v) Design; vi) Arquitetura e Construção Civil; vii) Inovação e Tecnologia; viii) Gestão e Sustentabilidade.

DO OBJETO E OBJETIVOS

Tutor é discente regularmente matriculado em cursos do IFPB/Campus João Pessoa, que desenvolve atividades de apoio à comissão geral e subcomissões nas atividades que compõem a XV SECT/2020, V Workshop de Inovação e III EMPIF do IFPB-Campus João Pessoa, além de atuar como agente de mediação e atendimento aos participantes do evento.

A presente Chamada visa selecionar discentes regularmente matriculados nos cursos do IFPB/Campus João Pessoa, para o desenvolvimento de atividades de tutoria durante o período de organização, realização e finalização da XV SECT/2020, V Workshop de Inovação e III EMPIF.

Os tutores selecionados exercerão atividade de apoio às comissões e atendimento aos participantes da XV SECT/2020 nas atividades síncronas e assíncronas.

Dada a emergência de saúde pública de importância internacional e nacional, provocada pela pandemia do Coronavírus, as atividades da XV SECT/2020 deverão ser realizadas de forma remota, através da utilização de ferramentas digitais.

Os tutores selecionados exercerão as suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com o IFPB.

DAS INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

Para maiores informações, Clique aqui!

Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão

ATENÇÃO



ORIENTAÇÕES AOS AUTORES(AS) INCRITOS(AS)


Segue a lista de trabalhos inscritos na Chamada para apresentação de trabalhos na Mostra de pesquisa e Extensão da XV SECT/2020 e as orientações que deverão ser observadas pelos autores(as).


Os trabalhos inscritos na XV SECT/2020 deverão ser apresentados no dia 20/11/2020. As apresentações ocorrerão em sessão única, entre as 14:30h e 17:30h, em salas do Google Meet.


Cada sala terá um número máximo de 7 (sete) trabalhos. Os(as) autores(as) terão um tempo máximo de 10 (dez) minutos para realizar a apresentação.


Após a exposição, o(a) mediador(a) terá 5 (cinco) minutos para tecer as considerações que achar pertinente, podendo ou não fazer perguntas aos participantes.


Os(as) autores(as) deverão acessar as salas através do endereço eletrônico do Google Meet, que será encaminhado para os respectivos e-mails.


As apresentações de trabalho são abertas para a participação de ouvintes. Para se inscrever, acesse as atividades da XV SECT/2020 e escolha uma das salas referentes a Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão. Clique aqui e confira a lista de trabalhos por sala.


Os trabalhos de pesquisa e extensão estão distribuídos da seguinte forma: 


Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão - SALA 1

Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão - SALA 2

Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão - SALA 3

Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão - SALA 4

Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão - SALA 5

Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão - SALA 6

Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão - SALA 7


Os(as) autores(as) deverão utilizar o template criado  pela comissão organizadora do evento. Além da utilização do Power Point, o template pode ser adaptado a outras plataformas de apresentação como Prezi ou similares. Pode-se eliminar ou acrescentar páginas ao template, desde que sejam mantidos os elementos gráficos presentes no cabeçalho e rodapé dos slides. Contudo, os autores precisam estar atentos ao tempo máximo de 10 minutos para a sua apresentação.


Clique aqui, para acessar o template.


Aos autores que optarem por não utilizar apresentações formais, sugere-se utilizar apenas a primeira página do template, com as informações básicas sobre o projeto (título, autores, edital de fomento).


XV SECT/2020

Comissão Organizadora



MOSTRA DE TRABALHOS DE PESQUISA E EXTENSÃO:

DATA: 20/11/2020, DAS 14:30 ÀS 17:30

TÍTULO DO TRABALHO

COORDENADOR

DISCENTES

MOSTRA DE TRABALHOS DE PESQUISA E EXTENSÃO SALA 1

Acessibilidade digital no portal IFPB: produção de vídeo-tutoriais para alunos surdos

Josali do Amaral

João Batista da Silva Neto; Thais Galdino dos Santos; Nemuel Gonçalves de Lima

Formação continuada de professores: acessibilidade ao material didático em ambientes virtuais de aprendizagem

Andréa de Lucena Lira

Júlia Maria Soares Ferraz; José Ricardo Mota

Ferramentas de acessibilidade para materiais didáticos

Andréa de Lucena Lira

Gabriel Ribeiro Barbosa da Silva; Ana Luísa Diniz Ávila Paz; Gabriele Targino Eugênio Soares Chaves; José Ricardo Mota

Laboratório móvel didático de Química

Andrea de Lucena Lira

José Diêgo Silva Nunes; Lucas Moura de Souza; Laura Jamilly Alves Moisés; Anderson Savio de Medeiros Simoes; Andrea de Lucena Lira

Aulas virtuais auxiliares, no ensino de Química, em turmas inclusivas

Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo

Márcio Jean Fernandes Tavares; Bruno Galdino Lopes; José Leonardo Alves Ferreira

B3HAVIOR: um software para identificação de desvios comportamentais em escolas públicass

Marcio Emanuel Ugulino de Araujo Junior

Nicoly Figueredo Pessoa de Almeida; Laís Maria Paz Nóbrega de Lima; Ícaro Luan Santos de Lira; Ricardo França Soares; Rafael Noronha Dantas

Falando de música e bem-estar na pandemia: série de programas de audição musical

Teresa Cristina Rodrigues Silva

Luan Araújo Firmino; Hugo Batista Porto

MOSTRA DE TRABALHOS DE PESQUISA E EXTENSÃO SALA 2

Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPB/JP: compreendendo os processos de apreciação musical

Italan Carneiro Bezerra

Emily Emanuely Carlos Targino; Amanda Alice Cavalcante Carvalho; Mayara da Silva Santos

História e memória em tempos de coronavírus: a utilização das redes sociais pelos idosos do Bairro de Jaguaribe durante a pandemia do novo coronavírus

Jivago Correia Barbosa

Enzo Cabral Fernandes Vieira; Juliana Oliveira Galdino dos Santos

A objetificação do sujeito na modernidade: como 'cidadãos' de bem puderam contribuir para o holocausto?

Emmanoel de Almeida Rufino

Rebeca dos Santos Bezerra; Rodrigo Alves Mariano; Isabel dos Santos Alves

Sobre o conceito de inteligência, a caracterização gardneriana de sua multiplicidade e a busca por critérios definidores de sua dotação por parte de indivíduos: um estudo teórico de base à construção do “Projeto Pathos”

Adriano Caçula Mendes

Nicoly Figueredo Pessoa de Almeida; Enzo Cabral Fernandes Vieira; Joyce Ribeiro Gomes da Silva Xavier

Desenvolvimento de uma plataforma digital para visualização de dados sobre a violência contra a mulher no Brasil

Alana Marques de Morais

Felipe da Silva Rodrigues; Dynnah Hanna Max Pereira Generino da Silva

O contrabaixo acústico enquanto possibilidade de desenvolvimento sócio-estético-cultural

Danilo Cardoso de Andrade

Willian França Martins;Italo Artur Viana de Melo

 

 

 

MOSTRA DE TRABALHOS DE PESQUISA E EXTENSÃO SALA 3

Imprimindo Saberes

Marcela Fernandes Sarmento

João Pedro Romagnoli Franco Araujo; Gislayne Pontes Amorim; Juliana Dias da Silva Bezerra

Sol e Luz: sistema de iluminação para salas de aula com orientação leste do IFPB - Campus João Pessoa

Rafael Ponce de Leon Amorim

Yuri Monteiro Pinheiro; Ádisson Matheus Paiva Ribeiro Téjo; João Rafael de Souza Nogueira Rodrigues

Materiais, componentes e sistemas construtivos: as inovações que surgiram a partir do advento da norma de desempenho

Alexsandra Rocha Meira

Giovanni Lopes Gonzaga; Ludmilla Medeiros de Souza; Katia Kelly Mendes

Proposta para criação do museu de mineralogia do Campus João pessoa

Luciano Schaefer Pereira

Paulo Eduardo de Lima Lourenço; Petrus Pierre Ormesino Bento; Raquel Patrício Moraes

Proposta de um metamodelo de gestão da arquitetura empresarial em hospitais universitários: um estudo de caso no hospital das clínicas da UFPE

Francisco Petrônio Alencar de Medeiros

Silvano Herculano da Luz Júnior; Francisco Ícaro Cipriano Silva; Gustavo Sousa Galisa Albuquerque

IDUBO: aplicativo e lixeira inteligente para o gerenciamento de resíduos orgânicos

Heremita Brasileiro Lira

Nicoly Figueredo Pessoa de Almeida; Laís Maria Paz Nóbrega de Lima; Petrus Pierre Ormesino Bento; Alexandre Rodrigues Batista

MOSTRA DE TRABALHOS DE PESQUISA E EXTENSÃO SALA 4

Plataforma para acompanhamento de métricas de qualidade e produtividade de projetos de software

Juliana Dantas Ribeiro Viana de Medeiros

Helder Jerônimo Leite Rangel; Rafael Anderson de Lima Ramos

Uma arquitetura de integração entre ambientes virtuais de aprendizagem e sistemas de gestão acadêmica

Francisco Petrônio Alencar de Medeiros

Anderson Lima

Guia interativo de busca e aprendizagem de boas práticas em engenharia de software

Heremita Brasileiro Lira

Max Mendonça da Nobrega; Samuel Deschamps Cabral; Helder Jerônimo Leite Rangel; Sandoellyton Jhonatha de Sousa

Propriedades eletromagnéticas de meios metamateriais: aplicações em telecomunicações

Fábio Gomes Ribeiro

Raimundo Nonato Batista Neto

Chatbot como assistente virtual em ambientes de aprendizagem remoto

Francisco Petronio Alencar de Medeiros

Victon Malcolm Rodrigues dos Santos;Thiago da Silva Lima

Adicionando indexação e busca ao sistema dossiê digital

Fausto Véras Maranhão Ayres

Guilherme da Silva Gomes

Otimização de sistema de comunicação por luz visível e sua aplicação em internet das coisas

Rossana Moreno Santa Cruz

Bryan Lucas Gonçalves dos Santos; Lívia de Carvalho Campos Lins

MOSTRA DE TRABALHOS DE PESQUISA E EXTENSÃO SALA 5

Café Com Desenho

Marcela Fernandes Sarmento

João Pedro Romagnoli Franco Araujo; Valderedo de Souza Mata; Juliana Dias da Silva Bezerra; Gislayne Pontes Amorim

Ebook Café Com Desenho

Marcela Fernandes Sarmento

Stephany Jamili da Silva Moura; Giovanni Silvestre do Nascimento Júnior; João Pedro Romagnoli Franco Araujo; Gislayne Pontes Amorim; Juliana Dias da Silva Bezerra; Valderedo de Souza Mata

Gamificação através de apps para o ensino de língua portuguesa: construção de diretrizes para o engajamento em sala de aula

Lafayette Batista Melo

Tatiana Melbe da Costa

Gamificação no ensino superior para aprendizagem colaborativa: testes, aplicação, validação e uso regular

Lafayette Batista Melo

Laura Alves Oliveira Macaíba de Sousa; Mateus Gomes Correia

Compreendendo a realidade do Curso Técnico Subsequente em Instrumento Musical do IFPB/JP: um estudo de caso

Italan Carneiro Bezerra

Luca Béchade; Carlos Eduardo dos Santos Ferreira; Gabriel Filipe Daher Areño

Proposta de criação de site com roteiros geoturísticos no Centro Histórico de João Pessoa, Paraíba

Luciano Schaefer Pereira

Enrique Pedrosa Sousa; Mateus Costa dos Santos

MOSTRA DE TRABALHOS DE PESQUISA E EXTENSÃO SALA 6

ModAmb - modelos demonstrativos de medições ambientais com materiais de baixo custo

Mirella Leôncio Motta e Costa

Alanny Mikaely Soares de Araújo; Lívia Freitas de Carvalho

Conhecendo a flora da Paraíba (Nordeste do Brasil) diversidade florística da restinga

Hermes de Oliveira Machado Filho

Ryan Bezerra de oliveira

Diversidade florística e métodos de pesquisa em zonas costeiras continentais

Hermes de Oliveira Machado Filho

Rita Braga Soares da Silva; Maria Clara Gomes da Silva

Flora do Parque Estadual de Cabedelo - Paraíba (NE-BR)

Hermes de Oliveira Machado-Filho

Maria Clara Gomes da Silva; Rita Braga Soares da Silva

Diagnóstico da sucessão vegetal de áreas perturbadas na restinga do Parque Natural Municipal de Cabedelo

Mauricio Camargo Zorro

Gabriel Rodrigo Marques Mota; Juliana Porfirio Guimarães da Cruz; Marya Eduarda Muniz Albuquerque e Lima; Manoel Pedro da Silva Neto; Rayane Rafaelle da Silva; Ana Beatriz Marques

Indicadores do estágio sucessional da floresta de restinga do Parque Natural Municipal de Cabedelo

Ruth Amanda Estupiñan

Bruna Moreira Antonichen; Rayane Rafaelle da Silva

Simulação do sistema hídrico do canal das vertentes litorâneas (Acauã-Araçagi): cenários e respostas

Mirella Leoncio Motta e Costa

Emanuelle Macêdo Viana; Iasmin Rocha e Silva; Luan Cardoso de Oliveira Pereira

MOSTRA DE TRABALHOS DE PESQUISA E EXTENSÃO SALA 7

Implantação do Grupo de Percussão do IFPB/JP

Italan Carneiro Bezerra

Carlos Eduardo dos Santos Ferreira; Luca Béchade

Mapeamento dos Cursos Técnicos em Instrumento Musical da Rede Federal

Italan Carneiro Bezerra

Emanuellen Vieira Toscano da Silva; Rebeca Rany Santos Ferreira.

Processo seletivo para ingresso nos Cursos Técnicos em Instrumento Musical: reflexões acerca da prova de habilidade específica

Italan Carneiro Bezerra

Liriel da Costa Fonseca; Carlos Eduardo dos Santos Ferreira; Ester Calaça Coutinho

Curso de extensão em instrumento musical do IFPB/JP: diagnosticando a realidade extensionista

Italan Carneiro Bezerra

Ester Calaça Coutinho; Emanuellen Vieira Toscano da Silva; Rebeca Rany Santos Ferreira

OCIFPB Homenageia Sivuca

Marina Tavares Zenaide Marinho

Ariel Queiroz Almeida; Jarom Alexandre de Morais Nascimento; Lucas da Rocha Domingos; Maxwell Nascimento da Silva Xavier; Tatiane Cristina Gomes Costa; Rosany Menezes Nogueira do Nascimento; João Pedro Leiros da Silva; Natan Augusto da Silva Figueiredo; Mateus França dos Santos

Mostra Virtual de Música do Campus João Pessoa

Italan Carneiro Bezerra

Gabriel Filipe Daher Areño; Davi de Souza Oliveira; Liriel da Costa Fonseca

Escolas Livres de Música de João Pessoa: desafios em tempos de distanciamento social

Italan Carneiro Bezerra

Glacyelly Lais da Silva; João Vitor Luis da Silva





























































































































































INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Esta chamada objetiva estimular e promover a apresentação de trabalhos oriundos de atividades de pesquisa, extensão, inovação e/ou desenvolvimento de tecnológico que tenham sido desenvolvidos em projetos submetidos aos editais da PRPIPG, PROEXC ou DIPPED/DG/IFPB-Campus João Pessoa nos anos de 2019 e 2020.

 

Tendo em vista a política de distanciamento social e a suspensão das atividades acadêmicas no âmbito do IFPB, provocados pela pandemia da COVID-19, os trabalhos inscritos na XV SECT/2020 serão apresentados em ambiente virtual, através da plataforma Google Meet.

 

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO


Visando otimizar a estrutura do evento e organizar as atividades, só poderão se inscrever, como apresentadores de trabalho, os servidores e alunos matriculados no IFPB-Campus João Pessoa, que tiveram projetos avaliados em editais publicados pela PRPIPG, PROEXC ou DIPPED/IFPB-Campus João Pessoa, nos anos de 2019 e 2020.


Obedecendo ao disposto nos editais do IFPB, os trabalhos deverão incluir os nomes de todos os membros da equipe, especialmente os nomes do Coordenador e do(s) discente(s) bolsista(as) e/ou voluntário(os). Os autores devem estar inseridos na aba Equipe do projeto cadastrado no SUAP.


Para fins de avaliação e comprovação de participação na XV Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do IFPB–Campus João Pessoa, os autores devem inscrever as suas propostas com o mesmo título do respectivo projeto aprovado no SUAP.

 

A data e horário das apresentações serão divulgados no dia 20/10/2020, na pagina do DIPPED e na Plataforma Even3, no seguinte endereço: https://www.even3.com.br/sect2020/

 

Para fins de comprovação de participação na XV SECT/2020, aos autores será emitido Certificado de Participação e Apresentação de Trabalho, não havendo, portanto, publicação de nenhum caderno de resumos e/ou anais do evento.


Para validar a sua participação e garantir a emissão dos certificados, os autores também deverão realizar a inscrição na XV SECT/2020, no endereço https://www.even3.com.br/sect2020/. As inscrições na XV SECT/2020, estarão abertas no período de 20 de outubro de 2020 a 17 de novembro de 2020.

 

DAS INSCRIÇÕES E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

 

As inscrições foram realizadas através de formulário eletrônico entre os dias 02 a 19 de outubro de 2020. 


A avaliação dos trabalhos vai ocorrer de forma simplificada, através de consulta direta à aba Dados da Seleção, dos projetos já registrados e submetidos a editais nos Módulos Pesquisa e Extensão, presentes no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

 

Estarão aptos a serem apresentados na XV SECT/2020 os trabalhos resultantes de projetos de pesquisa, extensão e/ou inovação, que tenham sido submetidos à apreciação de consultores ad hoc, em editais publicados pela PRPIPG, PROEXC ou DIPPED/IFPB-Campus João Pessoa nos anos letivos de 2019 e 2020, e que tenham obtido nota igual ou superior a 100 na avaliação do mérito (avaliação do projeto), independente de terem sido contemplados com bolsas ou aprovados na condição de voluntários.

 

Conforme critérios da Comissão Organizadora da XV SECT/2020, os trabalhos serão alocados nos seguintes eixos temáticos:


1) Educação; 

2) Arte e Cultura; 

3) Qualidade de Vida; 

4) Integração Escola Comunidade; 

5) Design; 

6) Arquitetura e Construção Civil; 

7) Inovação e Tecnologia; 

8) Gestão e Sustentabilidade.

Comissão Organizadora

Comissão Organizadora nomeada pela Portaria 219/2020/DG.

Para acessar a portaria, clique aqui.


COMISSÃO ORGANIZADORA GERAL

Lilian Ferreira Cardoso da Silva - Presidente

Leandro José Medeiros Amorim Santos - Vice-presidente 

Nadja da Nóbrega Rodrigues

Nemuel Gonçalves de Lima 

Mariana Camilo Medeiros Rosa

Elias de Souza Santana

Jéssica Mayara Vieira de Araújo

Syndhy da Silva 


COMISSÃO: GESTÃO DE SISTEMA, SECRETARIA E LOGÍSTICA

Elias de Souza Santana - Presidente 

Nadja da Nóbrega Rodrigues - Vice-presidente

Jéssica Mayara Vieira de Araújo

Syndhy da Silva Inácio 

Clarineide Batista da Silva Lucena

Alison Lins de lima

Ricardo Jose Ferreira

Almir da Silva Santos

Petrus Pierre Ormesino Bento

Nicoly Figueiredo Pessoa de Almeida

Joyce Rieiro Gomes da Silva Xavier

Matheus Barbosa de Farias 


COMISSÃO: COMUNICAÇÃO E REGISTRO

Adilson Luiz Silva - Presidente

Marcos Vasconcelos Paiva - Vice-presidente

Josineide Castro Lima

Walber Barbosa da Silva

Rodrigo Henrique Franco Diniz

Thiago José Pessoa de Andrade 

Hugo Fernando Vasconcelos de Melo


COMISSÃO: ARTICULAÇÃO DO VOLUNTARIADO

Marcela Fernandes Sarmento - Presidente

Alisson de Lima Xavier - Vice-presidente

Luiza Regis Dias de Araújo

Valderedo de Souza Mata 


COMISSÃO: DESIGN

Flora Alexandre Meira Costa - Presidente

Raphaela Cristhina Claudino Moreira - Vice-presidente

Roberta Xavier da Costa

Karinna Ugulino de Araujo Maranhão

   

COMISSÃO: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Nadja da Nóbrega Rodrigues - Presidente

Heremita Brasileiro Lira - Vice-presidente

Luiz Carlos Rodrigues Chaves

Diego Ernesto Rosa Pessoa

Maxwell Anderson Ielpo do Amaral  

Valeria Maria Bezerra Cavalcanti Maciel

Thiago Gouveia da Silva

Marcio Emanuel Ugulino de Araújo Júnior

Pedro Batista de Carvalho Filho 

Matheus Barbosa de Farias

Calebe Oliveira de Figueirêdo 

Mateus de Lima Melo 

Kerven Maciel Monteiro de Albuquerque 


COMISSÃO: ARTE E CULTURA

Italan Carneiro Bezerra  - Presidente

Radamir Lira de Sousa - Vice-presidente

Olga Maria do Nascimento Lopes Cabral

Danilo Cardoso Andrade

Marina Tavares Zenaide Marinho

Draylton Siqueira Silva

Rosa Samara Silveira Xavier

Mayara da Silva Santos


COMISSÃO: QUALIDADE DE VIDA

Ricardo de Oliveira Gomes - Presidente

Tarcisio Duarte da Costa - Vice-presidente

Iolivalda Lima Estrela 

Camila Dayze Pereira Santos 


COMISSÃO: ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO CÍVIL

Nelma Mirian Chagas de Araujo Meira - Presidente

Alexsandra Rocha Meira Nobrega - Vice-presidente

Cícero Marciano da Silva Santos 

Manoel Brito de Farias Segundo

Renata Paiva da Nóbrega Costa

Niara Fernandes Barbosa Formiga Dantas 

Walter Ladislau de Barros Ribeiro


COMISSÃO: EDUCAÇÃO

Emmanoel de Almeida Rufino - Presidente

Josali do Amaral - Vice-presidente

Fabrício de Sousa Morais

Ericka Anulina Cunha de Oliveira

Jocileide Bido Carvalho Leite

Sergio Araujo de Mendonça Filho 

Vanessa Pamella Correia de Souza


COMISSÃO: INTEGRAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE

Roberta Paiva Cavalcante - Presidente

Nemuel Gonçalves de Lima - Vice-presidente

Juliana Dias da Silva Bezerra 

Italan Carneiro Bezerra

Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueiredo 

Maria de Fatima Silva Oliveira 


COMISSÃO: GESTÃO E SUSTENTABILIDADE

Valdith Lopes Jerônimo - Presidente

Ana Caroline Aires Gomes de Lima - Vice-presidente

Keliana Dantas Santos 


COMISSÃO: III EMPIF

Fernanda de Araujo Nobrega - Presidente

Cibele de Albuquerque Tome - Vice-presidente

Cristiano Lourenço Elias


COMISSÃO: DESAFIOS ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS

Nemuel Gonçalves de Lima - Presidente

Mariana Camilo Medeiros Rosa - Vice-presidente

Elias de Souza Santana

Jéssica Mayara Vieira de Araújo 

Syndhy da Silva Inácio

Thalita Lacerda Bailao  - BIOLOGIA

Alexandre Ribeiro Andrade -  FOGUETES 

Stenio Farias D Avila Lins - HISTÓRIA

Evandislau da Silva Moura - LÍNGUAS 

Maria Analice Pereira da Silva - LITERATURA

Valeria Maria Bezerra Cavalcanti Maciel - MARATONA POP

Pedro Alfredo Eugenio - MATEMÁTICA

Mirella Leoncio Motta e Costa - MEIO AMBIENTE

Marcio Emanuel Ugulino de Araujo Junior - REDES

###########################################################


Perguntas Frequentes

{{item.resposta}}

Contatos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Desafios Acadêmicos - DIPPED - Campus João Pessoa

83 3612.1329

sectjp@ifpb.edu.br

dippec@ifpb.edu.br

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}