A 3ª Semana do Conhecimento (3ª SECON) chega à sua terceira edição com a finalidade de compartilhar para toda a comunidade os saberes desenvolvidos no âmbito acadêmico nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O evento, que ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, também tem o intuito de receber pesquisadores de todo o país, assim como qualquer pessoa interessada em promover diálogos e reflexões que fortaleçam o debate sobre a ciência em suas mais variadas facetas: saberes sociais, tecnológicos e tradicionais.
Com base nessa proposta, o evento irá discutir as potencialidades dos biomas do estado da Bahia em relação à pesquisa científica e tecnológica gerada tanto pela comunidade interna quanto externa. Essa iniciativa é extremamente relevante, pois proporciona um espaço de interação entre a comunidade e diferentes abordagens, técnicas e métodos de investigação, valorizando a prática técnica-científica. Além disso, espera-se que seja uma oportunidade para a troca de conhecimentos entre profissionais, pesquisadores e estudantes de outras instituições, promovendo a socialização do saber e incentivando a criação de novos conhecimentos.
A 3ª SECON do IFBA, campus Valença, está inserida na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, que acontece anualmente em todo o Brasil. O objetivo do evento é socializar os conhecimentos construídos pela comunidade acadêmica nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, bem como acolher pesquisadores(as) de todas as localidades do país e demais pessoas interessadas nos diálogos e reflexões para o fortalecimento do debate sobre a ciência nas suas múltiplas dimensões: saberes sociais, tecnológicos e tradicionais.
De maneira excepcional, devido ao contexto atípico do ano letivo de 2024, que não foi encerrado dentro do ano civil, o evento ocorrerá pela primeira vez no ano subsequente, ou seja, em 2025. Durante esses dias, estão programadas as mais diversas atividades: palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, minicursos, oficinas, mostras, apresentações culturais, entre muitas outras.
Se inscreva e faça parte dessa tão relevante troca de saberes acerca dos tão ricos biomas da Bahia!