Simpósio Estadual em Ambiente e Saúde

Simpósio Estadual em Ambiente e Saúde

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Programação



Para saber mais sobre a programação dos Grupos de trabalho e acesso as salas, clique no link abaixo:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ePB606uU-99k42_f-L9QssICy9pAyNFT/edit#gid=2140881558

Sobre o Evento

O Simpósio Estadual sobre os desafios e perspectivas em ambiente e saúde se insere dentro da proposta do Planejamento estratégico e do Plano de desenvolvimento institucional da UFSC, onde consta como um dos objetivos a serem alcançados pela instituição o de "Gerar e disseminar conhecimento formando profissionais e contribuindo para atendimento de demandas regionais e o desenvolvimento da sociedade.” (Planejamento estratégico, 2010). 

A Atividade pode ser entendida dentro do processo de amadurecimento do próprio Campus de Curitibanos, que hoje conta com quatro cursos de graduação e dois de Mestrado e que neste ano comemora 11 anos de atividades. Neste sentido, o evento busca fomentar a produção de conhecimento e gerar impacto positivo na região através da divulgação de pesquisas interdisciplinares que coloquem em evidência as relações complexas entre ambiente, saúde e sociedade, pensando a multifatorialidade e ambiguidade que permeia os processos de desenvolvimento e suas consequências sócio-ambientais para as populações envolvidas. Por estas razões o caráter interdisciplinar é fundamental ao alcance dos nossos objetivos. Seria leviano pensar o desenvolvimento territorial, sem considerar o meio-ambiente, ou tentar pensar o meio-ambiente sem considerar os impactos na saúde, ou ainda pensar a saúde sem levar em conta a educação como um determinante social fundamental. 

A proposta do evento vem ao encontro do fortalecimento da produção intelectual interdisciplinar em temáticas sobre saúde, ambiente e desenvolvimento, buscando através do acolhimento de pesquisadores de diferentes áreas colocar a luz sobre problemáticas que podem se replicar em diferentes regiões do Brasil e do mundo. A atividade terá duração de dois dias com duas mesas redondas e apresentação em grupos de trabalho. 

Inscrições

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Atividades

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Palestrantes

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Chamada de trabalhos em Saúde e Ambiente

Inscrição de trabalhos: de 15/04 até 30/05/2021



I) Ambiente, Saúde e Desenvolvimento 

Problemas ambientais; agrotóxicos e saúde; desigualdades sociais e seus impactos na saúde; Determinantes sociais de saúde; Desenvolvimento sustentável; Poluição, saúde e ambiente; Mobilidade Humana saúde e ambiente; Gênero, saúde e políticas públicas; Pandemia, sindemia, saúde e ambiente; Impactos sociais da covid 19; Avaliação e gestão em saúde e ambiente; relatos de experiências locais de enfrentamento à pandemia; Alimentos, saúde e ambiente; Sociedade, saúde e ambiente; Estudos sobre a qualidade do solo e da água e seus impactos na saúde; experiências e relatos de caso sobre formas sustentáveis de produção e comercialização, agricultura urbana, consumo responsável,  manejo agroflorestal sustentável e tecnologias sociais.


II) Ambiente, Saúde e Educação

Educação no campo; educação em saúde; identidades sociais e históricas e suas relações com o ambiente; Movimentos sociais e ambiente; Educação em saúde; Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em saúde e ambiente; experiências em práticas educativas inovadoras em saúde e ambiente; Saúde coletiva saúde e ambiente; Formação de estudantes em ambiente e saúde; Relatos de prática em saúde e ambiente; Educação ambiental; Educação em saúde; Sistemas culturais de saúde; Medicinas tradicionais; Experiências de práticas integrativas em saúde e ambiente.



Submissões

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Normas para apresentação de trabalhos

 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO


ATENÇÃO:  Todos os trabalhos serão apresentados na modalidade à distância, cabendo aos participantes disporem dos meios tecnológicos e conexão à internet para a participação e apresentação dos trabalhos. As salas virtuais serão enviadas com antecedência aos participantes.

Prazos
O prazo para a submissão de trabalhos no GT está prorrogado até 10 de junho de 2021 para o envio dos trabalhos aprovados em formato "Word"  (artigos, resumo expandido ou relato de experiência) é  22/06, temos assim o seguinte cronograma:

Cronograma  

Inscrições no evento e  apresentação de trabalho nos GT

Prorrogado para 10 de  junho de 2021

Divulgação dos resultados

18 de junho de 2021

Envio dos trabalhos aprovados para a para publicação em Anais

22 de junho de 2021


ATENÇÃO: Todos os trabalhos devem ser enviados inicialmente através do site do evento, após aprovados, informaremos o local para a submissão.

Instrução aos autores

Existem 3 formas de participação: resumo expandido, relato de experiência e artigo. As três formas estão vinculadas aos GTs 

  • Entre todos os autores com trabalhos e resumos expandidos aprovados poderão modificar o texto anteriormente enviado. Revise e faça as alterações que julgar necessárias respeitando este prazo.
  • Lembrem-se de que todos os trabalhos completos estarão disponíveis online.
  • O arquivo deverá conter folha de rosto com identificação do Encontro, título e autores do trabalho (modelo disponível no arquivo do campo "Submissão" desta página.
  • Os debates ocorrerão sempre ao final da sessão temática, após todos os trabalhos já terem sido expostos. Cada sala estará equipada com um computador e um projetor.

Normas para apresentação em Sessão Temática

  • A apresentação deve ser feita no máximo em 15 minutos;
  • Os moderadores serão orientados a cumprir rigorosamente esse tempo, para garantir que todos tenham igual oportunidade de exposição e de espaço para o debate com o público presente. Os debates ocorrerão sempre ao final da sessão temática, após todos os trabalhos terem sido apresentados. 
  • Cada sala estará equipada com um computador e um projetor.
  • Preferencialmente, utilize “Apresentação em Power Point” (considere ter sempre uma cópia de segurança seja em pendrives diferentes, salvando uma versão alternativa em pdf ou enviando seu arquivo Power Point para o seu próprio e-mail)
  • Tendo em vista o tempo da apresentação, seguem algumas dicas;
  1. Avalie a quantidade de slides para realizar uma boa apresentação para o tempo estipulado (acima de 15 pode ser excessivo);
  2. Fique atento ao tipo de fonte e tamanho utilizados (recomenda-se tamanho igual ou superior a 20 para uma melhor nitidez);
  3. Dê preferência a ressaltar pontos específicos e centrais do estudo do que textos longos.

Regras: Resumo Expandido ou Relato de Experiência

  • Máximo de 4 páginas, excluindo folha de rosto
  • Fonte Arial
  • Tamanho 12
  • Espaçamento 1,5
  • Margens 2,5 cm
  • Arquivos em formato "Word"
  • Conteúdo: Resumo, Introdução, Métodos, Resultado e Discussão se houver e Referências bibliográficas
  • As notas de rodapé devem ser separadas do texto por um traço contínuo de, aproximadamente, 5 cm a partir da margem esquerda. Os textos devem ter espaçamento de 1,0 (simples) com caracteres de tamanho da fonte 10.

Regras: Artigos

  • Máximo de 12 páginas, excluindo folha de rosto
  • Fonte Arial
  • Tamanho 12
  • Espaçamento 1,5
  • Margens 2,5 cm
  • Arquivos em formato "Word"
  • Conteúdo: Resumo, Introdução, Métodos, Resultado e Discussão se houver e Referências bibliográficas
  • As notas de rodapé devem ser separadas do texto por um traço contínuo de, aproximadamente, 5 cm a partir da margem esquerda. Os textos devem ter espaçamento de 1,0 (simples) com caracteres de tamanho da fonte 10

  • Proposta de Capa para as três modalidades, com as devidas substituições das informções em "XXX"
                                                                 

Organização

Este evento é uma iniciativa da ASAM Grupo de Pesquisa Análise Socioambiental no Planalto Catarinense -  

Financiado pela FAPESC

Produzido por Béatrice Labaig
Design por André Nogueira

patrocinadores


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