Desde o início do século XX o UNASP tem ampliado sua estrutura de Ensino através da expansão de suas dependências, ampliação de seu quadro de funcionários – técnicos e docentes – ou ainda diversificação dos cursos oferecidos no Ensino Superior nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, escrevendo na História da Educação brasileira uma página de destaque, coroada com o padrão institucional “cinco estrelas” na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Sua inserção na categoria de Centro Universitário com seus três campi estabelecidos nas cidades de São Paulo (UNASP-SP), Engenheiro Coelho (UNASP-EC) e Hortolândia (UNASP-HT) inaugura uma nova fase na trajetória da Instituição, permitindo verificar na mesma um crescimento contínuo das áreas de Ciências Naturais, Exatas e Humanas, gerando uma significativa massa de estudiosos – professores e alunos – dedicados ao estudo das ciências das origens, estabelecendo condições para que seja incrementada a programação de eventos dessa Academia, sobretudo naquilo que tange ao universo que vai sendo paulatinamente estabelecido nas áreas mencionadas. Atualmente a Instituição oferece cursos nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas que possuem concreta interface com filosofia institucional e com a temática do evento, o que corrobora a relevância de ações dessa natureza. As mais recentes avaliações realizadas pelo INEP/MEC indicam que os cursos oferecidos pelo UNASP estão caminhando com solidez e maturidade, sendo que alguns já são referência de excelência acadêmica.
Em face do conjunto de conquistas obtidas até o presente momento, essa comunidade acadêmica segue sua trajetória ascendente lançando-se na empreitada de realizar o I Simpósio de Ciências das Origens, para consolidar sua posição de referência como uma instituição que preza pela pesquisa, ensino e extensão e que sustenta uma filosofia alinhada com uma cosmovisão criacionista bíblica das Origens.O I Simpósio de Ciências das Origens do UNASP tem como tema “Ensino e Divulgação da Cosmovisão Teísta das Origens” e procura discutir os desafios que se apresentam ao exercício profissional dos pesquisadores que estão alinhados com a Teoria do Design Inteligente (TDI) ou com o Criacionismo.