A Semana Acadêmica de Relações Internacionais - SARI consolidou-se como um dos principais eventos do calendário dos estudantes de Relações Internacionais da Região Norte. Organizado pelos estudantes de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Pará - UEPA, sua primeira edição foi realizada em 2024, na cidade de Belém do Pará, no Campus I (CCSE) da Universidade do Estado do Pará.
Em 2025, nosso tema central é a "Justiça climática e os povos tradicionais: A Amazônia como protagonista da COP 30".
Com a COP 30 se aproximando, a Amazônia se torna o palco de um debate global crucial sobre o futuro do planeta. A floresta amazônica enfrenta desafios sem precedentes devido às mudanças climáticas e à exploração desenfreada.
A SARI 2025 busca promover um espaço de reflexão e discussão sobre:
O papel dos povos tradicionais na conservação da Amazônia e na luta por justiça climática;
As interconexões entre as mudanças climáticas, a desigualdade social e a segurança internacional;
As perspectivas e desafios da COP 30 para a Amazônia e para o mundo;
As contribuições das Relações Internacionais para a construção de um futuro mais justo e sustentável.
A Semana Acadêmica será realizada no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia, Campus V da Universidade do Estado do Pará - UEPA, localizado na Tv. Dr. Enéas Pinheiro, 2626 - Marco, Belém - PA, 66095-015, e ocorrerá ao longo de quatro dias: 22, 23, 24 e 25 de abril, com programações de 17h ás 21hs, dívidas em:
Painéis Discentes, Mesas Redondas, Palestras Magnas e Oficina.