Manaus - Amazonas - Brasil
A arte de denunciar
O Congresso Internacional José Saramago, organizado especialmente pelo Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com outras distintas Instituições de Ensino e Pesquisa, visa a levar todos os conhecimentos das Ciências Humanas e outras áreas. Lembrando a efeméride, terão lugar diversas iniciativas que constituirão também uma oportunidade privilegiada para se reler e estudar a obra saramaguiana, bem como a trajetória cívica e cultural do seu autor.
Entende-se, por isso, ser pertinente organizar uma reunião científica com a projeção que as circunstâncias justificam. Assim, terá lugar remotamente, de 24 a 28 de maio do corrente ano.
O congresso incluirá conferências, mesas-redondas e apresentações de resumos expandidos nos respectivos Grupos de Trabalho e discussão.
** Haverá emissão de certificado para ouvintes e/ou participantes 30h evento; 5h por cada resumo apresentado.
O Congresso destina-se a estudantes de Graduação e Pós Graduação; Pedagogos; Antropólogos; Filósofos; Juristas e quaisquer pessoas interessadas em um debate sadio e enriquecedor.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.nome}}
{{item.nome}}
Poderão ser submetidos resumos expandidos, de no mínimo 03 e máximo de 07 folhas. O autor deverá selecionar o GT pertinente no momento de submissão.
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}
*Haverá emissão de certificado por trabalho apresentado*
Os Grupos de Trabalho (GTs) do Congresso Internacional José Saramago são amplos e multidisciplinares e não se limitam exclusivamente ao pensamento e obras de José Saramago. Os autores que submeterem resumos expandidos podem se utilizar de obras de outros escritores que defendem as ideias trabalhadas em cada GT;
GT 01: A Filosofia e José Saramago: criticar é preciso;
José Saramago afirmou que diariamente é encenada uma comédia vergonhosa que chamamos de democracia. Nessa comédia, se debate tudo, menos a própria democracia. A falsidade central deste modelo reside no fato de que o poder econômico é o mesmo que o poder político. O único antídoto para reverter esse mau funcionamento da democracia é construir uma sociedade crítica que não se limite a aceitar as coisas pelo que elas parecem ser e depois não são, mas se faça perguntas e diga não sempre que for preciso dizer não. Para isso, é urgente voltar à filosofia e à reflexão. Dizer não, ser combativo faz parte de toda reflexão filosófica da humanidade, existe a diferença entre história e ficção. Assim, o presente Grupo de Trabalho objetiva apontar a filosofia como um todo, por meio de questões políticas, éticas, marxistas, e demais correntes filosóficas.
GT 02: José Saramago e a dignidade da pessoa humana
José Saramago, crítico e céptico, sempre instigou o debate e o aprofundamento no estudo quando ao ser humano.
No livro Memorial do Convento (2011, p. 107), Saramago diz que "se o negócio é bom ou mau, isso depende, que o dinheiro não tem sempre o mesmo valor, ao contrário dos homens, que sempre valem o mesmo, tudo e coisa nenhuma". Sob a ótica o autor, nesta e em diversas obras, o ser humano deve ser visto em sua essência, e que independente do contexto histórico o ser humano continua tendo seu valor.
Assim, o propósito desse GT é de trazer à baila discussões latentes e atuais sobre como a dignidade humana tem sido relativizada em prol da globalização, bem como em um modelo político criminal marcado pelo expansionismo penal e baseado em um discurso irracional que flexibiliza, cada vez mais, garantias individuais, inclusive no sistema prisional brasileiro e em outros eventos disruptivos na atualidade, em que o ser humano figura apenas como um instrumento e não como problemática principal.
GT 03: O Direito e Arte e José Saramago: uma relação de amor
A proposta do GT é refletir a interseccionalidade do Direito e Arte, em todas as suas expressões, para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Em suas obras, José Saramago aborda temas como democracia, capitalismo, cidadania, religião, ressaltando a necessidade do protagonismo do ser humano para a concreção da justiça social. O grupo de trabalho não se restringe às abordagens direito da arte, direito através da arte, direito como arte e direito à arte. São bem-vindas reflexões a partir das perspectivas de outras Ciências.
GT 04: José Saramago: defensor da preservação do meio ambiente e proteção aos animais
Este GT propõe-se a refletir acerca da necessidade da preservação do meio ambiente para as gerações presentes e futuras, sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável, tomando-se por base a sensibilidade inerente ao escritor português José Saramago, que em muitas de suas obras repudiou a postura humana de degradação da natureza e maus-tratos aos animais em prol da aquisição de fortuna e poder. Para tanto, podemos realizar esta reflexão com o estudo de temas envolvendo: o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente, os maus-tratos aos animais, políticas públicas, princípios constitucionais, dentre outros.
GT 05: Padrões Sociais e suas Ditaduras: a visão de Saramago na atualidade
A discussão acerca dos padrões sociais impostos a todos integrantes de uma sociedade acarreta inúmeras consequências sociais e pessoais, criando dicotomias e dificuldades de autoaceitação. A obra de Saramago em “o homem duplicado” retrata a perda da identidade de uma sociedade que fomenta a individualidade e o estabelecimento de padrões a serem seguidos (de aparência, moda, comportamento, profissões, identidade sexual, etc.).
Neste sentido, as “ditaduras” dos padrões sociais e suas denúncias visam a aprofundar a temática acerca de uma discussão sobre valores em uma sociedade cada vez mais precificada, sempre sob a ótica dos direitos coletivos e cidadania.
GT 06: Educar é experienciar: a vivência de Saramago nos dias de hoje
A visão de Saramago sobre a educação é vasta. No 1º Congresso Internacional de Educação, o autor defendeu a educação como uma experiência pessoal, lembrando sua tortuosa convivência com o ensino formal. Em Saramago encontramos, mesmo que nas entrelinhas, a vivência da pesquisa e a dicotomia entre educar/instruir. O poeta demonstra a necessidade de inclusão na educação o que, no atual cenário global, diante da pandemia do COVID-19, é um desafio para professores e alunos. Assim, o presente Grupo de Trabalho visa a oportunizar a professores e alunos a dissertar sobre as mais diversas temáticas educacionais, abordando desafios e/ou soluções da educação no século XXI.
Os grupos de trabalho ocorrerão no período da tarde, a partir do dia 25/05/2021. A ordem dos trabalhos será afixada na parte de "Avisos" da página.
ATENÇÃO
TERÇA-FEIRA 24 DE MAIO DE 2021
GT 03: José Saramago: defensor da preservação do meio ambiente e proteção aos animais como fonte de equilíbrio social.
Link de Acesso: https://meet.google.
Coordenadora de GT: Ângela Soncin e Felipe Alves
Trabalhos que serão expostos:
1) Princípio da solidariedade intergeracional e o risco de discronia: o que diria Saramago;
2) Regulação e regionalização do saneamento básico como fomento da dignidade da pessoa humana e universalização ao acesso;
3) Proteção aos animais;
4) Crimes ambientais praticados pela pessoa jurídica e suas penalidades;
5) Progresso, a quem interessa? Um encontro de José Saramago com Walter Benjamin permeado para uma leitura eco socialista;
6) Conscientização ambiental;
7) manipulação ambiental utilizada pela China e suas implicações legais em decorrência de crimes ambientais à países fronteiriços.
QUARTA-FEIRA 26 DE MAIO DE 2021
GT 06: Educar é experenciar: a vivência de Saramago nos dias de hoje
Link de Acesso: https://meet.google.com/sgj-fjkd-bke
Coordenadora de GT: Celi Langhi e Marilia Azevedo
Trabalhos que serão expostos:
1) Currículo de margens: novos olhares para o ensino da saúde;
2) A instrução e os direitos humanos em José Saramago: pandemia e cegueira social no Brasil;
3) A estratégias colaborativas de aprendizagem em tempo de pandemia: uso das mídias educacionais na mediação escola-família;
4) (Re)construção da educação: desafios presentes na sociedade contemporânea;
5) A Educação em uma escola regular em Manaus: Instrumentos de ensino e alguns relatos de experiências em tempos de pandemia – COVID-19.
QUINTA-FEIRA 27 DE MAIO DE 2021
GT 02: José Saramago e a dignidade da pessoa humana
Link de Acesso: https://teams.live.
Coordenadores de GT: Alexandre Contin e Oliviê Paião
Trabalhos que serão expostos
1) A proteção da dignidade da pessoa humana em meio a pandemia da covid-19: uma análise à luz da Obra “Ensaio Sobre a Cegueira” de José Saramago;
2) A Igualdade e a dignidade das minorias por meio da democracia participativa;
3) A inteligência artificial na tomada de decisão: uma análise sob o enfoque de Saramago e a obra Ensaio sobre a cegueira;
4) Justiça buscada por José Saramago- A carta a justiça, a democracia e os sinos – apresentada no II Fórum Social Mundial de 2002;
5) A ação predatória do capital materializada na privatização do sistema prisional do Estado do Amazonas;
6) A antonímia do direito à privacidade frente às liberdades de expressão e imprensa;
7) Preservação dos direitos da personalidade, o mundo on-line e seus desafios;
8) José Saramago na obra Ensaio sobre a cegueira em paralelo à crise sanitária ocasionada pela COVID 19 no sistema único de saúde (SUS) no âmbito dos direitos humanos.
SEXTA-FEIRA 28 DE MAIO DE 2021
GT 01: A Filosofia e José Saramago: criticar é preciso;
GT 04: o Direito, Arte e José Saramago: uma relação de amor;
GT 05: Padrões Sociais e suas Ditaduras: a visão de Saramago na atualidade
Coordenadores de GT: Felipe Alves, Ana Patrícia Approbato e Hayanna Bussoletti.
Trabalhos que serão expostos
1) Uma proposta de leitura crítica da narrativa político – midiática em ensaio sobre a lucidez de José Saramago;
2) O “não” como indício do passado em José Saramago;
3) A última história (inacabada) de José Saramago: os entraves burocráticos do direito;
4) o medo e a constituição do sujeito discursivo Tertuliano máximo Afonso em o homem duplicado de José Saramago;
5) Ser único numa sociedade padronizada;
ATENÇÃO
a) As apresentações começam às 14:00;
b) Os autores terão no máximo 10 min para exposição do seu resumo;
c) A ordem apresentada abaixo é meramente sistêmica; tendo o Coordenador do GT autonomia sobre a ordem dos trabalhos para melhor proveito do grupo;
d) Ficará a critério do Coordenador do GT se as considerações serão feitas ao final de cada apresentação ou ao término de todas as apresentações;
e) Professores e autores deverão manter a câmera ligada em sinal de respeito e solidariedade aos demais participantes;
f) Os autores devem estar atentos aos comentários críticos dos Professores sobre os trabalhos (após a apresentação ou após todas as apresentações) para envio do texto definitivo, sob pena de terem seus textos indeferidos para publicação em anais ou livro;
g) O indeferimento acima não retira dos autores seu direito a certificado de apresentação;
h) Após as considerações dos professores os autores terão até 01/07/2021 para enviarem seus textos corrigidos para os Coordenadores do GT.
Informações gerais
Todos os autores devem estar devidamente inscritos no evento quando da submissão do respectivo resumo expandido;
A taxa de inscrição é única para participação integral no evento, incluindo as submissões, palestras, mesa-redonda e discussões;
Os Coordenadores de cada GT serão anunciados após a avaliação e devolutiva de todos os resumos submetidos ao evento;
*Casos excepcionais, problemas e dúvidas não constantes na página deverão ser dirimidos diretamente com a Comissão Organizadora;
Prazos
Submissão dos Resumos Expandidos | do dia 05/03 a 10/05/2021; |
Resultado Preliminar (aprovados e aprovados com ressalva) | dia 20/05/2021; |
Submissão dos Resumos com ressalva para nova apreciação | dia 20/05/2021 a 21/05/2021; |
Resultado definitivo dos aprovados | dia 23/05/2021; |
Apresentação oral dos resumos | do dia 25/05 a 28/05/2021. (14:00 às 17:00). |
GT 03 - José Saramago: defensor da preservação do meio ambiente e proteção aos animais como fonte de equilíbrio social | 25/05/2021 - 14:00 às 17:00 |
GT 06 - Educar é experienciar: a vivência de Saramago nos dias de hoje | 26/05/2021 - 14:00 às 17:00 |
GT 02 - José Saramago e a dignidade da pessoa humana | 27/05/2021 - 14:00 às 17:00 |
GT 01 - A filosofia e José Saramago GT 04 - O Direito, Arte e José Saramago: uma relação de amor GT 05 - Padrões Sociais e suas Ditaduras: a visão de Saramago na atualidade | 28/05/2021 - 14:00 às 17:00 |
OBS: Os links de acesso aos Grupos de Trabalhos estarão disponíveis no dia anterior aos mesmos. É obrigatória a apresentação do trabalho por pelo menos 1 dos autores, bem como é obrigatório a permanência no GT até as considerações dos Professores Coordenadores. Os trabalhos aprovados deverão realizar as adequações propostas sob pena de não serem publicados. OBS 2: Durante as apresentações dos resumos, em respeito aos Professores e colegas, gentileza, manter a câmera ligada. |
Presidente
Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (UFAM)
Vice-Presidente
Prof. Me. Felipe Freitas de Araújo Alves (UFAM)
Demais membros
Profª. Dra. Fabiane Maia Garcia (UFAM)
Prof. Dr. Pedro Demo (UnB)
Prof.ª Dra. Mercedes Arriaga Flórez (Universidad de Sevilla)
Prof. Dr. Guy Patrick Charles Thomson ( University of Warwick)
Prof. Dr. D. Miguel Clemente Díaz (Universidade da Coruña)
Profª. Dra. Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ)
Profª. Dra. Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega (UFG)
Profª. Dra. Marina Feldmann (PUC/SP)
Prof. Dr. Lúcio Jorge Hammes (UNIPAMPA)
Profª. Dra. Celi Langhi (Centro Paula Souza)
Profª. Dra. Helena Gemignani Peterossi (Centro Paula Souza)
Profª. Dra. Tatiana Platzer do Amaral
Profª. Dra. Egeslaine de Nez
Profª. Dra. Jaqueline Moll (UFRGS)
Prof. Dr. Giovanni Alves Pinto
Prof. Dr. Luís Felipe Ramos Cirino (USP)
Prof. Dr. Daniel Vecchio Alves (UFRJ)
Prof. Me. Oliviê Samuel Paião (UFAM)
Prof. Me. Sérgio Eugênio Menino
Profª. Ma. Angela Carolina Soncin
Profª. Ma. Hayanna Bussoletti Neves
Profª. Ma. Ana Patrícia Ribeiro Aprobbato
Prof. Me. Alexandre Celioto Contin
Profª. Ma. Heloísa Chubaci Bezerra de Menezes
Profª. Ma. Marilda Tregues de Souza Sabbatine
Profª. Ma. Rafaela Rabelo Daun
Prof. Me. Diego Kenji Marihama
Prof. Esp. Gustavo Giani
Profa. Esp. Marlene Neves Furlan Lozano
Letícia Amarílis Vasconcellos Prudêncio
João Paulo Soncin Marques Pereira