A
temática da VIII Semana de Atualização Pedagógica- SAPIENS tem o intuito de
trazer à tona a reflexão do SER
professor enquanto pessoa, voltando o olhar para sua identidade, história de
vida, profissional e suas relações, para então adentrar no FAZER do professor que remete ao ensino de conhecimentos, seus
métodos, modos, técnicas, práticas e processos de aplicá-lo.
A
concepção do evento é ir ao princípio da aprendizagem no ambiente acadêmico,
que embora tenha como ator principal o discente, é estimulada e enriquecida
pelo docente, ou na dodiscência, já que Paulo Freire (1996) deixa claro que não
existe docência sem discência e que os dois estão entrelaçados no ser e no
fazer da prática pedagógica.
Nas
últimas décadas, em decorrência das aceleradas e múltiplas mudanças de
diferentes áreas, a docência tem se tornado mais exigente e de enorme
responsabilidade. É uma atuação que exige constante equilíbrio entre orientação
formativa/humanista e procedimentos pedagógicos eficientes para desenvolver as
quatro aprendizagens fundamentais de Delors, que serão para cada indivíduo os
pilares do conhecimento:
1. Aprender a conhecer: que indica o
interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta o
indivíduo da ignorância;
2. Aprender a fazer: que mostra a coragem
de executar, de correr riscos, de inovar, de reinventar, de errar mesmo na
busca de acertar;
3. Aprender a conviver: que traz o desafio
da convivência que atualmente tem se tornado algo bastante difícil e apresenta
o respeito a todos e o exercício de ética e solidariedade como caminho do
entendimento e de boas relações; e, finalmente,
4. Aprender a ser: que, talvez, seja o mais importante por
explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.
Se para Delors (2001, p.99) “a educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa — espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade”, para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios valores, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida. Nosso questionamento é como anda o ”APRENDER A SER” do mediador deste processo tão complexo, na sociedade contemporânea, para “APRENDER A FAZER” uma educação integral?
A
perspectiva é entender o docente como ser
biopsicossocial, que precisa conhecer a si mesmo para se abrir e, em seguida, à
relação com o outro; que, ao se autorefletir continuadamente frente às
constantes mudanças desenvolve melhor a sua personalidade e atua com maior
autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal, aprimorando a sua
profissionalização para favorecer a aprendizagem.
O
evento, consolidado já alguns anos, terá, nesta edição uma duração de seis dias
e envolverá palestras, oficinas de trabalho, apresentação de boas práticas, no
modelo TED, e encontros de professores e
coordenadores, caracterizando sua organização de sucesso na Instituição.
Período: 15 a 19 de Julho de 2019.
Local: Espaço Cultural do UNIPÊ e salas de aula do Bloco de
Medicina
Estimativa de participação: 300 docentes.