A XV edição da Semana Acadêmica de História da Universidade Federal do Paraná será realizada em modalidade híbrida, entre os dias 03 e 07 de outubro de 2022.
O evento, que acontece anualmente, tem o intuito de promover espaços de discussão a respeito de temáticas sociais latentes à contemporaneidade, de forma a contribuir para a difusão de reflexões críticas em torno de problemáticas do presente e para a percepção de seus enraizamentos históricos e conexões a conjunturas internacionais.
Para o ano de 2022, selecionamos como tema-chave da Semana as formas de manifestação cultural e política que desafiam sistemáticas de violência, controle e normatização nos Estados nacionais, definindo como título a expressão “Contracondutas e estéticas revolucionárias: horizontes transformativos do passado e do presente”.
Serão frentes do evento o campo da história indígena; as revoltas latino-americanas; os artivismos; as políticas de ação afirmativa; e as disputas por produção de discursos históricos, no que tange a comunidades quilombolas e ao pensar das sistemáticas de gênero e sexualidade; entre outras.
As atividades do evento estarão organizadas em três modalidades: oficinas/minicursos (presencial/remoto); simpósios de comunicação (presencial); e mesas redondas (online).