A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma ferramenta teórico-metodológica que fornece subsídios para a consolidação da Prática Avançada de Enfermagem, a qual pressupõe que os Enfermeiros incluam na sua formação conhecimento especializado, habilidades e competências para a tomada de decisão em situações complexas em diversos cenários de prática. Um dos grandes pilares da SAE é o processo de enfermagem que se caracteriza por uma metodologia profissional própria e pressupõe uma série de ações dinâmicas e inter-relacionadas à sua realização. A SAE foi institucionalizada como instrumento norteador para planejar, estruturar, otimizar e organizar o ambiente de trabalho, além de definir atribuições aos membros da equipe de enfermagem. Constitui-se em ferramenta que fornece subsídios para a organização da assistência e a gerência do cuidado. Assim, a SAE se fundamenta em um sistema de valores e crenças, além de um conhecimento técnico-científico específico da área. A compreensão acerca do significado desse processo e a sua adoção deliberada na prática profissional, no entanto, ainda não são unanimidade entre os profissionais, embora se tenha observado sensível mudança ao longo dos últimos anos.
Embora a maior parte dos Enfermeiros já tenha ciência e a percepção da necessidade da implementação da SAE, com base na Resolução COFEN 358/2009, o processo de implantação, assim como a escolha de um referencial teórico adequado e condizente às diversas realidades, ainda se constitui em desafio para a maioria dos profissionais de Enfermagem. Reconhece-se que SAE, a partir de um conhecimento específico e de uma reflexão crítica acerca da organização, da gestão e da filosofia do trabalho de Enfermagem, se constitui em instrumento altamente eficaz e efetivo para o gerenciamento, a otimização e a qualificação da assistência de Enfermagem nos diferentes espaços de atuação do Enfermeiro. Nessa perspectiva, o presente evento se propõem contribuir, por meio da socialização de vivências teórico-práticas, para a capacitação e a implementação da SAE nas diversas regiões e cenários, a fim de proporcionar a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem ao usuário e a valorização da profissão como ciência do cuidado.
OBJETIVO GERAL:
- Socializar vivências teórico-práticas sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, com vistas à consolidação da Prática Avançada de Enfermagem.