Este é um evento online
O Natal de Cristo foi anúnciado pelo mistério da Imaculada Conceição
No sábado, dia 27 de Novembro, teremos o primeiro encontro reflexivo em preparação ao Natal do Senhor. Esta data é um marco na devoção mariana, onde, a partir de 1830, desponta na Igreja uma devoção mariana que foi o pré-anúncio da proclamação dogmática de 1854, a Imaculada Conceição.
A aparição da Virgem Maria a Catarina Labourè acontece justamente no sábado, 27 de novembro de 1830, vésperas do I Domingo do Advento, tal qual acontece este ano de 2021. Liturgia e mistério mariano se encontram para revelar o mistério de Cristo. Ora, esta pontualização nunca foi estudada e aqui queremos oferecer este caminho de compreensão da misteriosa aparição da Rue du Bac, ao qual deu origem a devoção à Medalaha Milagrosa.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
O mistério mariano é por antonomásia um anúncio de Cristo
Neste sábado, 04 de dezembro, a nossa atenção estará voltada à figura de Maria como a «Filha de Sião» e por sua vez se torna a «Nova Mulher» com todas as prerrogativas do pré-anúncio da vinda de Cristo.
Todas as profecias referentes à vinda de Cristo antes do seu nascimento e na sua futura vinda, envolve a figura da «Mulher» de Gn 3, 15; Is 7,14; Mq 4,5; Ap 12. Ora, a centralidade não é a mãe, mas, sim, o Filho Redentor. Maria é nas profecias aquela que fica como referência para a Igreja peregrinante hoje. Aderindo a sua exemplaridade, chegasse a uma preparação digna às núpcias do Cordeiro.
«Sou morena , mas sou formosa». A mariologia de Guadalupe que anúncia uma nova comunidade em Cristo!
Neste 11 de dezembro, vésperas da padroeira da América Latina e, dentro do ciclo do Advento, celebramos a Virgem Maria na aparição de Guadalupe. Nada mais é que, o anúncio de uma nova comunidade em Cristo.
Além dos mistérios iconográficos contidos na aparição de Guadalupe, esta, evoca o mistério da Imaculada Conceição. Neste mistério mais uma vez nos aponta um caminho, onde as simbologias contidas nesta mariofania e que nos aponta a influência bíblica, patristica e litúrgica. É também no tempo litúrgico do Advento que esta aparição se insere e nos propõe um caminho, onde refletiremos e estudaremos suas propostas.
A festa de Nossa Senhora do Ó celebrada em 18 de dezembro.
A festa de Nossa Senhora do Ó, iniciada no séc. VII na Espanha, fruto do X Concílio de Toledo, olha a Mãe do Salvador como a mais atuante na obra salvífica.
É nas antifonas mariores cantadas a partir de 17 até 23 de dezembro que a Liturgia se paroxima do Natal com suma reverencia e aspirações espirituais.
Nos títulos cristológicos das Antifonas, iremos contemplar uma versão mariológica. A Igreja espanhola, do aspecto devocional olhou para a Virgem Maria e nela quis celebra-la unida ao mistério do Filho.