A modalidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos) voltada à educação profissional (PROEJA) se dá através da oferta de uma formação básica acrescida de uma qualificação ou uma formação técnica para a sua inclusão no mundo do trabalho. Levando em consideração a especificidade do público EJA-EPT (PROEJA), observa-se a necessidade de ampliar e aprofundar as discussões em torno da demanda de jovens e adultos para, a partir dos diálogos provocados durante evento, fazer necessários diagnósticos e traçar caminhos futuros para a instituição no que se refere a práticas pedagógicas, oferta de cursos e vagas em todo estado.
É importante explicar que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivo principal dar acesso à educação e à capacitação a pessoas que não concluíram a Educação Básica na idade certa. No caso do PROEJA, programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica, consiste em uma modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que combina a formação básica com uma qualificação ou formação técnica, integrando os conhecimentos da educação geral com a formação profissional por meio de metodologias adequadas à realidade dos alunos. O programa busca resgatar e reinserir jovens e adultos no sistema escolar brasileiro, possibilitando-lhes acesso à educação e à formação profissional de modo concomitante.
O público alvo para participar do seminário abrange os docentes do IFPB e demais escolas que atuam na EJA no estado da Paraíba, além de alunos de licenciaturas e pedagogia que queiram conhecer melhor o que vem a ser EJA-EPT (PROEJA) e pretendam trabalhar com esse público.